Métodos de Lista Dart

Matheus Mota
Business Applications ITA
2 min readJun 12, 2021

Oi galera! Aqui eu vou mostrar alguns métodos de para trabalhar com listas no Dart. Estou me baseando na postagem: Useful List methods in Dart. Caso queiram ver os métodos completos recomendo a leitura.

Antes de começar a mostrar os métodos é importante saber que no Dart o List é um dos 4 métodos de coleções, muito semelhante ao Array, no qual você obtem seus elementos pelo índice e o primeiro elemento é o zero.

Um exemplo de uso para esse métodos é, por exemplo, você ter um vetor de preços de produtos, que você obteve de uma API, e querer uma forma rápida de obter a soma deles. No Dart dá obter em uma linha.

Se tenho uma lista:

products = [123, 12, 35, 34, 23, 45, 132, …]

Para fazer a soma desse vetor, seria usar:

final sum = products.reduce((i, j) => i + j);

Esse método reduce é um dos que mais gosto. Ele pega um elemento anterior e atual e faz uma operação com eles.

Tem muitos outros, como inverter a lista, fazer condições nelas e muito mais.

Estou deixando o código completo abaixo.

Caso queiram fazer um teste rápido do exemplo que mostrei, recomendo o uso do dartpad.

Ele é um compilador online de Dart. Eu uso ele para aprender a linguagem sem precisar abrir um arquivo de texto no computador.

Caso tenham alguma dúvida, podem deixar me mandar uma mensagem ou deixar nos comentários abaixo.

--

--