A diferença de um business designer, um administrador e um engenheiro

Quando as pessoas tem problemas a serem resolvidos, elas podem chamar diferentes profissionais para resolver estas questões da empresa. Um administrador por exemplo, quando trabalha em uma empresa, pela sua formação, é treinado par trazer as formas mais eficientes de resolver o problema, ele faz pesquisa de Mercado, busca técnicas, metodologias, ferramentas já consgagradas para resolver um determinado problema e daí ele pode configurar, desenhar uma solução que atenda às metas que aquela empresa precisa alcançar. Por outro lado, um engenheiro — e muitas empresas tem profissionais da engenharia atuando em funções executivas. Hoje, o engenheiro tem sempre a vocação de fazer os calculus, de fazer o dimensionamento de recursos para ver como é possível resolver determinado problema. Então ele vai avaliar medidas, fazer calculus, referências de média, de frequência, e apurar quais são as soluções que podem ter melhor resultado para aquela empresa, e então desenvolê-la.

Já o designer, ele tem uma abordagem completamente diferente, ele não parte nem de ferramentas e melhores práticas existentes e nem dos melhores custos racionais e calculus para desenvolver, ele vai identificar aquilo que o consumidor, cliente, público deseja. E a partir daí ele vai traçar alguma coisa, mesmo que ela inicialmente não exista, ou não seja uma pática tão difundida e encontrar em seguida os fundamentos para poder viabilizar esse desenho que foi feito. É muito semelhante à estrutura de uma reforma ou construção de de residência: você pode ter a figura de um arquiteto, de um engenheiro ou de qualquer outro professional que faça o projeto da casa. O engenheiro, pela própria natureza da formação, vai buscar as melhores estruturas, os melhores caminhos para tornar aquela edificação eficiente e com um custo razoável, já o mestre-de-obras, o especialista na obra, ele vai se dedicar à executar a obra corretamente, com uso de materiais, cronograma, etc. Já o arquiteto, ele não parte da obra, ele parte da necessidade do usuário, ele vai conversar e entrevistar a família ou quem quer que for morar na casa, identificar quais são seus valores, percepção de uso do espaço e a partir daí desenhar e validar esse desenho e trazer referências de imagens do uso de espaço para inspirer o projeto que ele está fazendo, e, em seguida, irá chamar um engenheiro, mestre de obras e toda equipe referente à obra, como eletricista e por aí vai, para poder colocar aquele projeto de pé.

Portanto, o que diferencia o business designer é essa abordagem de partir do fim pro início, de ver a usabilidade, o resultado que se pretende, como que o consumidor ou cliente vai lidar com aquela situação para depois fazer todos os desenhos pra trás.

Like what you read? Give Business Design a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.