Novo “O Exorcista” gera muita expectativa, mas fica na superficialidade

Confira minha crítica sem spoilers do novo filme, lançado em outubro de 2023. Publicação original no Instagram

Gabriela Prado
caixadesaturno
3 min readOct 12, 2023

--

Finalmente fui assistir ao O Exorcista — O Devoto no dia da estreia aqui nos cinemas brasileiros e confesso que saí levemente decepcionada da sessão.

Atrizes Lidya Jewett (esquerda) e Olivia O’Neil (direita) | Imagem: divulgação

O longa gerou altas expectativas nos fãs de terror, principalmente para quem ama o original, assim como eu, mas infelizmente entregou pouquíssimo.

História

Você já conhece a história, né?

Uma mãe percebe sua filha esquisita, agindo estranho e tudo mais, até que decide chamar um padre (super normal) pra dar uma analisada.

E é aí que tudo fica esquisito mesmo…

O livro

Antes de falar sobre o novo longa, te convido a conferir minha resenha do livro O Exorcista, de William Peter Blatty, que publiquei aqui no Medium há um tempinho.

Na resenha eu falo mais sobre a história em si e da minha visão sobre a forma que tudo é narrado.

O novo filme

Sobre O Devoto, vamos lá…

A intenção da nova produção é boa e tem premissas realmente interessantes, mas infelizmente fica na superficialidade dos fatos.

Aborda bastante a questão religiosa, obviamente, e o que achei legal é que não vemos apenas o catolicismo como chance de salvar as demoninhas, mas sim outras religiões sendo incluídas, mesmo que não devidamente aprofundadas.

No entanto, não passa de uma pincelada bem mixuruca de representatividade. :(

Eu esperava mais, mas não acho que seja o pior filme de terror do ano.

Obviamente o primeiro é incomparável e imbatível, mas esse tem seus encantos — como a sonoplastia inquietante e bagunçada, a direção de arte bem nostálgica e característica do filme original e as atuações surpreendentes.

Se tivesse mais sustos, talvez a minha percepção teria mudado um pouco, já que eu adoro jumpscare. No entanto, nem isso tivemos tanto assim.

Nota: 3 de 5

E você, vai assistir?

Me conta se já viu o antigo e diz o que achou nos comentários — aqui ou lá no Instagram!

Carrossel publicado no Instagram

Obrigada por ler o blog caixa de saturno! Ele retornou depois de muitas idas e vindas e precisa do seu apoio — compartilhe, divulgue e interaja através dos comentários! ❤ Quer escrever conosco? Envie um e-mail para caixadesaturno@gmail.com com seus dados e temas de maior interesse!

--

--