Ser um designer mais completo hoje é vital no mercado

Filipe Fernandes
Choco la Design
Published in
3 min readMay 17, 2014

Acho que esse foi o post mais difícil que fiz nos últimos anos por aqui. No meio das pesquisas pela pauta certa vi que eu tinha uma série de conceitos embaralhados na minha cabeça nos mais diversos assuntos. E no meio de toda essa confusão e uma pitada de falta de foco, percebi uma coisa: ser especialista em algo não é mais um diferencial no mercado.

Vamos trazer pra nossa realidade aqui no design: trabalhamos em um mercado onde tudo tem que ser criativo e inovador, não distante disso, trabalhamos também com tecnologia, que por sua vez muda a cada dia. Fique uma semana sem saber das notícias e ploft! Você está atrasado em relação aos outros profissionais.

Várias habilidades para um bem comum

Ser um bom designer é muito mais do que desenvolver bons projetos, é você desenvolver outras habilidades complementares à sua especialidade. Pra ficar mais fácil de explicar, vou trazer para a minha realidade de UI Developer, ou Front-end Developer, é quase a mesma coisa, explico já já.

No meio das pesquisas eu li um post no Tableless sobre como se tornar um Front-end Dev. e o Diego Eis foi bem preciso nas colocações e vou tentar complementar algumas coisas.

O que acho que tem que ser absorvido nesse post é que não devemos pegar uma lista de habilidades e sair aprendendo tudo aleatoriamente. Precisamos de foco! É extremamente importante saber quais atividades complementares que vão te dar um background diferente dos outros profissionais.

Um exemplo prático: um Visual Designer tem que ter noção do que é desenvolver um front-end. Assim quando ele desenhar uma tela, vai poder passar para um doc, por exemplo, o comportamento de cada elemento, quando terá uma transição, fade, hover, etc. E pra ficar ainda mais explícito, um Arquiteto de Informação que tenha conhecimentos de Visual Design é coisa rara de se ver e um baita diferencial no mercado hoje, já que ele vai trabalhar com muito mais facilidade com os designers envolvidos no projeto.

Mas afinal, o que um UI Designer e um Front-end Developer fazem?

Quando falei acima que UI Developer é quase a mesma coisa que Front-end Developer é porque temos, basicamente, a fusão de duas especialidades: UI Designer e Front-end Developer.

O UI Designer é responsável por tornar a interação do usuário o mais simples e eficiente possível, em termos de realização dos objetivos do usuário, ele deve equilibrar funcionalidade técnica e elementos visuais para criar um sistema que não é apenas operacional mas também útil e adaptável para alterar as necessidades do usuário. A grosso modo, é o designer responsável por produzir os layouts.

Já o Front-end Developer é o responsável por traduzir a interface produzida pelo UI Designer em elementos funcionais como botões, textos, links, etc, através de linguagens como HTML, CSS, JavaScript entre outras. Ele também é quem faz a interação do usuário com as funcionalidades do projeto feitas pelo Back-end Developer, como gravar dados no banco de dados, por exemplo.

Depois de entender bem essas duas definições e ler esse texto no Medium do Winston Huxley, então podemos definir que o UI Developer é o profissional que não só cria o visual do projeto, mas também transforma em algo funcional para o usuário como faz o Front-end Dev.

Apesar de bater na tecla de se tornar um profissional mais completo não esqueça nunca de manter a sua identidade e o foco. Não adianta ter mil habilidades e não ter foco na hora de aplicá-las.

--

--

Filipe Fernandes
Choco la Design

Dad. Husband. Designer. Developer. Founder and Editor at @chocoladesign.