Gato astronauta exibindo orgulhosamente sua bandeira, sua marca e seus planos de chegar até a lua. Miau! :D

Sobre marcas e bandeiras

--

Ser empreendedor é ser um otimista incurável. Mesmo com as dificuldades, superamos obstáculos, ganhando experiência e construímos novos caminhos. Carregamos nossas bandeiras e sempre seguimos em frente.

Roman Mars é o apresentador e criador de um show chamado 99% invisible. É um programa de rádio/podcast que fala sobre design. E ele é um aficionado por bandeiras — ou vexolologista — como se chamam (você já ouviu esse termo em The Big Bang Theory não?). E foi isso que o levou a fazer um TED Talk.

Um TED Talk para falar sobre design de bandeiras? Pois é. Você pode não ser um vexolologista (o nome não ajuda né?) mas acredite: você se importa com bandeiras.

Bandeiras de países costumam ser bem desenhadas, mas as bandeiras de nossas cidades nem tanto. Roman Mars defende que precisamos de boas bandeiras municipais pois elas são capazes de elevar o espírito cívico de uma população. Ele cita o exemplo da bandeira da cidade de Chicago, cidade onde morou por um tempo.

A bandeira de Chicago

A bandeira é simples, tem um forte significado com três estrelas relacionadas a eventos históricos da cidade. Tem cores distintas e é adaptável. Por isso seus elementos aparecem o tempo todo na cidade.

Se eu uso as estrelas de Chigago e vejo você usar também, eu sinto — mesmo sem te conhecer — que nós somos parte de um mesmo grupo. E esse tipo de conexão pode ser muito poderosa.

A bandeira é tão importante para os moradores da cidade que muitas vezes é ela, e não a bandeira americana, que cobre o caixão de oficiais de polícia ou bombeiros mortos em serviço, como forma de demonstrar respeito. Citando Roman Mars:

“Não é que as pessoas amem Chicago e por isso usam a bandeira. Eu acho que as pessoas de fato amam mais Chicago por causa da sua bandeira”.

Você pode dizer ter uma boa bandeira não faz uma boa cidade. E é verdade. Mas quando a cidade tem uma boa bandeira, ela se torna um ícone que a população pode abraçar para lutar por uma cidade melhor. Bandeiras bem desenhadas geram um ciclo virtuoso entre o orgulho cívico e o desenvolvimento da cidade. As pessoas usam a bandeira por que tem orgulho da cidade e amam a cidade pois tem orgulho em usar a bandeira. (um efeito tostines de branding)

A sua marca é a bandeira da sua empresa. E a força da marca pode ajudá-la a tornar-se cada vez mais, uma empresa melhor. Pode trazer exatamente o impulso que você precisa para superar algumas das dificuldades de empreender.

Uma boa marca se torna um ícone. Um ícone é a representação de um conceito. Um conceito é uma idéia complexa que pode ser representada em uma única imagem. Trocando em miúdos, a sua marca é a representação visual de tudo o que faz a sua empresa ser única e incrível — suas qualidades e seus diferenciais.

Você quer que as pessoas abracem a sua marca e percebam nela todas as idéias, todo o trabalho e cuidado que você colocou no seu negócio.

E as regras para uma boa bandeira são praticamente as mesmas para uma boa marca:

  • Ser simples — uma marca precisa ser reconhecida rapidamente.
  • Ter significado profundo — uma imagem com significado é muito mais poderosa
  • Usar de duas a três cores — usar cores de forma consciente é muito importante
  • Ser legível — Uma marca também precisa ser compreendida nas mais diversas situações
  • Ser distinta — a marca deve ser única, distinta de suas concorrentes.

O trabalho de construção de uma marca é um trabalho de longo prazo, mas os resultados são duradouros. Separe tempo e verba para isso, é um investimento para o futuro. Uma marca forte pode te ajudar a superar um momento de crise, pode aumentar a fidelidade dos seus clientes, pode até te ajudar a contratar melhores funcionários. A marca é um ativo da empresa tal como seu estoque, sua lista de clientes, seu maquinário.

E não pense que somente com investimentos muitos altos é possível construir uma marca. O elemento principal não é o quanto você gasta, mas o que e como você gasta. Se hoje você ainda não dispõe de verba para investir, invista seu tempo. Não ache que basta dar um nome, fazer um desenho e pronto. Construir sua marca é essencialmente ter clareza do significado que ela representa, clareza do propósito da sua empresa e clareza do que ela oferece. É agir e comunicar de acordo com seu plano de negócios. É trabalhar para que a imagem que o público tem da sua empresa e a identidade que você deseja criar sejam sempre muito parecidas.

O que você poderia fazer hoje para tornar a sua marca mais forte?

E enquanto pensa no assunto, dê uma olhada no TED Talk do Roman Mars. O vídeo tem 18 minutos e está legendado em português. Clica aí embaixo, você vai curtir:

Dani Lima é profissional independente, especialista em marcas e colaboradora na Abacomm. Carrega a bandeira do otimismo e queria muito ser astronauta como o gato da foto :).

E se você curtiu o texto acima, também vai curtir minha newsletter
“Cartas Criativas para Otimistas Incuráveis”.
Toda quinta, um artigo inédito sobre gestão de marcas para pequenos negócios.
Clique aqui para assinar.

Para meu portifólio, processo de trabalho, valores e crenças, visite:www.danilima.com.br

Se você gostou deste artigo, aperta o coração aí embaixo :)

E continue lendo:

Conversando com quem investe em design: Paola Bassani Arquitetura

Estudo de caso: identidade visual Time Anderson Souza

7 passos para projetos de marcas simples, fortes e relevantes

--

--

Dani Lima | Product Designer and Brand Designer
Chá com Design

Designer apaixonada por entender problemas complexos e criar soluções digitais simples, úteis e agradáveis | www.danilima.com.br