Capa para o Facebook da Paola para a virada do ano. Identidade e criatividade.

Conversando com quem investe em marca: Paola Bassani Arquitetura

--

Eu estou sempre escrevendo sobre como usar os recursos oferecidos pelo design e pela criatividade a favor de um negócio. Muitos destes artigos vêm da minha experiência profissional como designer de marcas. Mas tantos outros são fruto das minhas próprias reflexões pessoais e minhas tentativas em gerenciar e crescer meu negócio. Nenhuma fórmula infalível, nenhuma receita de bolo. Somente tentativa, erros, acertos e reflexão.

Muitos dos desafios que eu enfrento são semelhantes aos desafios enfrentados por meus clientes. Muitos deles também são autônomos. Tantos outros são pequenas empresas. Todos têm em comum tempo e recursos limitados para investir.

Mas limitações são oportunidades. Mesmo sendo mais difícil para um negócio pequeno investir, tempo,dinheiro ou ambos na construção de uma marca, vejo que muitos destes empreendedores continuam prosperando e consolidando uma imagem no mercado.

Então decidi conversar com meus clientes sobre como lidam com esses desafios.

Paola Bassani é uma arquiteta autônoma, atuante em Vitória e Vila Velha no Espírito Santo. O projetoda identidade visual da Paola, foi o projeto que acendeu a centelha que, depois de algum tempo, me fez querer me tornar uma designer especialista em marcas.

Este projeto já tem quatro anos. Com a minha ajuda, esta identidade está sempre em evolução e se adaptando às novas realidades da arquiteta. Todo o trabalho que fazemos juntas, é sempre direcionado ao momento em que ela está em sua atuação profissional. Como designer, eu adoro ter a possibilidade de trabalhar por tanto tempo em cima de uma identidade que eu criei. Mas e para a Paola? O que significa, em termos práticos, o investimento de tempo e dinheiro em sua marca?

Ninguém melhor do que a própria para responder.

Dani Lima: Por que você decidiu procurar por um designer para criar sua identidade?

Paola Bassani: Eu queria criar um desenho que pudesse me representar na hora de expor os meus trabalhos e, apesar das opções do tipo “faça você mesmo’ serem muitas na internet, um profissional é indispensável se queremos um produto de qualidade. Por esse motivo, decidi que o investimento valia muito a pena.

Dani Lima: Nós criamos sua identidade visual em 2013, logotipo, cartões, adesivos, assinatura de email, papel timbrado…. Após 4 anos usando esta identidade para te representar, como você enxerga seu papel nos seus negócios?

Paola Bassani: Acho que ter criado a identidade visual foi muito importante para que as pessoas pudessem me enxergar como uma profissional forte. E pra que eu pudesse me posicionar de uma forma mais marcante e mais profissional, principalmente nas redes sociais, onde a maior parte do trabalho de divulgação acontece. Não vejo relação direta entre a identidade visual e a captação de trabalhos, mas vejo resultado no fortalecimento do nome como uma profissional que tem uma estrutura de trabalho, que pensa na maneira como apresenta sua identidade.

Dani Lima: Criamos também capas para o facebook e imagens para o instagram, sempre escolhendo temas que estejam ligados ao momento da sua carreira e evoluindo sua identidade visual. Como você percebe o resultado deste trabalho no seu negócio?

Paola Bassani: Acho incrível ver essa evolução na identidade pois, afinal de contas, estamos em constante evolução, tanto pessoal quanto profissionalmente. Trabalhamos no mercado criativo, e é preciso evoluir e inovar sempre. Pensar nos temas pras capas sazonais se transforma em um momento de reflexão sobre a carreira e sobre a profissão, e levanta questionamentos sobre de que maneira é possível mostrar um talento e uma atribuição profissional que as pessoas não conhecem. Muito válido especialmente para um profissional autônomo como eu.

Dani Lima: Qual o principal desafio que você enxerga em ser um pequeno negócio e construir uma marca?

Paola Bassani: O maior desafio é investir tempo e dinheiro na divulgação da marca e dos trabalhos. Eu gostaria de poder me dedicar bem mais a conteúdos nas redes sociais mas, me dedicando aos projetos, não consigo conciliar.

Dani Lima: Quais esforços, além do investimento em design, você faz para construir a marca do seu negócio?

Paola Bassani:É preciso criar uma rede de apoio, não só de pessoas com quem você pode contar pra te ajudar a finalizar um projeto (um estagiário ou um freelancer) mas também de fornecedores parceiros, que não vão te deixar na mão quando um cliente solicitar um produto. Estabelecer essa relação de confiança entre arquiteto fornecedor e cliente, gera um ciclo muito produtivo de trabalho, benéfico para todas as partes. É difícil chegar a essa relação entre profissional e parceiros, mas é um esforço que vale a pena.

Se quiser saber mais sobre o trabalho da Paola Bassani e ver como ela usa as redes sociais, seguem abaixo seus links:

Facebook: https://www.facebook.com/paolabassaniarquitetura
Instagram: https://www.instagram.com/paolabassaniarquitetura/

Dani Lima é profissional independente, especialista em marcas e colaboradora na Abacomm. E adora conversar com gente que encara o desafio e segue em frente.

E que tal receber Cartas Criativas para Otimistas Incuráveis?
Toda quinta, um artigo inédito sobre gestão de marcas para pequenos negócios.
Clique aqui para assinar.

Para meu portifólio, processo de trabalho, valores e crenças, visite: www.danilima.com.br

Se você gostou deste artigo, aperta o coração aí embaixo :)

E continue lendo:
Estudo de caso: Identidade visual Paola Bassani Arquitetura e Interiores

4 perguntas que você deve ser capaz de responder antes de criar sua marca

Contrate criatividade

--

--

Dani Lima | Product Designer and Brand Designer
Chá com Design

Designer apaixonada por entender problemas complexos e criar soluções digitais simples, úteis e agradáveis | www.danilima.com.br