A manteiga voltou com tudo. Sabe por quê?

clubeorganico.com
Clube Orgânico
Published in
4 min readApr 22, 2016

“Prefiro manteiga à margarina, porque confio mais em vacas do que em químicos.” Joan Gussow

Crédito da foto

Mas afinal, como surgiu a margarina?

O imperador francês Napoleão III, no final do século XIX, ofereceu uma recompensa a quem conseguisse encontrar um substituto mais barato para a manteiga. Eram tempos de crise e ele queria uma solução para alimentar as classes sociais baixas e o exército. E foi assim que, em 1869, o químico Hippolyte Mège-Mouriés inventou uma substância chamada de oleomargarina — que mais tarde viria a ser a margarina.

Esta substância era preparada com gordura de vaca. Ele extraía uma porção líquida, sob pressão, e a deixava solidificar. Combinava com um composto químico, água e voilà… temos um substituto à manteiga, mais barato, com sabor similar.

No começo do século XX, com o surgimento da hidrogenação, o produto passa a ser fabricado em larga escala. Mas tem história (e política) à mistura…

Em tradução livre: “Margarina Stork. Tem um sabor delicioso, e ainda é nutritiva!”

Assim como a grande maioria das tendências alimentares, dois grandes momentos históricos contribuíram para que a margarina ganhasse o seu lugar à mesa: a Grande Depressão e a Segunda Guerra Mundial.

As pessoas enfrentavam uma grave crise econômica que as fazia optar por alimentos mais baratos. As taxas que eram aplicadas à margarina foram retiradas, os corantes artificiais foram permitidos, e… talvez o mais decisivo de todos: a indústria alimentícia conseguiu eliminar a Lei da Imitação.

A Lei da Imitação exigia que se um alimento fosse muito similar a um tradicional ele teria que ser rotulado de “imitação”. Assim, com a revogação da lei, desde que o novo alimento não fosse “nutricionalmente inferior” ao alimento natural que procurava personificar, poderia ser comercializado sem esse rótulo pejorativo.

E assim, abre-se espaço para…

“As gorduras em alimentos como creme azedo e iogurte podiam ser substituídas por óleos hidrogenados, goma guar ou carragena, pedaços de bacon poderiam ser substituídos por proteína de soja, o creme no “creme batido” e no “creme para café” poderia ser susbtituído por amido de milho e as gemas dos ovos liquefeitos poderiam ser substituídas por, bem… qualquer alimento que os cientistas pudessem imaginar, porque o céu era o limite.” Michael Pollan

Margarina, a “manteiga” boa

E assim, a margarina foi vista como a salvadora da nação. Os nutrientes “ruins”, como colesterol e gorduras saturadas, foram substituídos pelos “bons” — as gorduras poliinsaturadas e depois as vitaminas: vitamina D, vitamina A, ômega 3! Tudo podia ser acrescentado a este novo alimento revolucionário criado em laboratório.

O problema é que o método de hidrogenação, que solidifica os óleos vegetais, também produz perigosas gorduras trans — essas bem mais prejudiciais do que as gorduras saturadas que elas tentaram substituir.

E, na verdade, estudos feitos recentemente apontam que a gordura saturada, componente da manteiga, é boa para a nossa saúde, se consomida com moderação. Por isso que…

A manteiga voltou. Com tudo!

Afinal, a natureza é bem mais sábia do que qualquer químico.

Crédito da foto

Se ela nos deu vacas, por que comer um creme amarelado feito em máquinas? Felizmente, cada vez temos mais entusiastas que defendem a comida de verdade, feita com alimentos limpos, por pessoas, para pessoas. E graças a essas pessoas, a manteiga tem resgatado a sua popularidade.

O movimento do-campo-à-mesa tem contribuído muito para este retorno. O fato da manteiga ser pouquíssimo processada e de terem (re)surgido vários pequenos fazendeiros que se dedicam a fazer este alimento de forma artesanal, chamou a atenção de chefs e de apaixonados por comida de verdade (como nós aqui do Clube).

Comer é tão simples: escolha todos os alimentos que a natureza já escolheu para você.

Escrito por Francisca.

Gostou? Então clique no ❤ aí embaixo. Fazendo isso, você ajuda o
Clube Orgânico a ser encontrado por mais pessoas.

Não tem conta no Medium? Que tal fazer login? Leva só um segundo. Após fazer isso, você pode seguir o Clube e receber nossas atualizações orgânicas.

Seja um associado: clubeorganico.com | FacebookInstagram

Quer saber de tudo do Clube antes de todo mundo? Clique aqui e cadastre-se!

--

--

clubeorganico.com
Clube Orgânico

compre online e receba em casa alimentos naturais, 100% orgânicos, direto dos produtores.