Vai faltar mesmo comida no futuro?

11% da população ainda passa fome e você tem um papel nisso.

Menos 1 Lixo
Jun 14, 2018 · 4 min read
Image for post
Image for post

A gente já falou por aqui sobre o desperdício dos alimentos e como isso afeta os números da fome no mundo. O assunto é sério e nós contribuímos diariamente pra esse cenário (muitas vezes por desatenção), jogando comida fora, ignorando a compostagem, comprando mais do que consumimos… Enfim, de muitas maneiras diferentes. A medicina evoluiu, nós estamos vivendo cada vez mais (oba!), mas muitos fantasmas assombram o que nos espera com a superpopulação — e a comida é um deles.

Vamos falar sobre isso?

Image for post
Image for post

É unânime que hoje não falta comida pra ninguém. Mas, também segundo a FAO, 1 em cada 9 pessoas sofrem com a fome. É importante entender que o significado de fome é um estado de subnutrição crônica que dura por mais de 12 meses.

É verdade que o cenário já melhorou muito e, com toda a informação e o combate mundial ao problema, nos últimos 30 anos, quase 220 milhões de pessoas saíram dessa condição. Mas falta muito! A pior parte disso tudo é que a fome atinge especialmente os países menos desenvolvidos: de cada 100 pessoas que passam fome, 98 estão em países em desenvolvimento.

"Por definição, fome é um estado de subnutrição crônica que dura por mais de 12 meses."

Image for post
Image for post
Gráfico retirado do Jornal Nexo

E são 21 mil que morrem no mundo por dia! Mas o que a gente pode fazer dentro de casa pra mudar isso?

Se você já está alinhadx com o propósito da sustentabilidade hoje e com o do Menos 1 Lixo e do Clube Orgânico, sabe que somos empoderados! E que a solução para quase todos os problemas que impactam negativamente o planeta é a redução do consumo. E isso também se implica pra fome. Entre 30% e 50% de todo o alimento produzido no mundo vai fora anualmente, isso significa entre 1 e 2 bilhões de toneladas que não são ingeridas.

A gente não quer fazer parte dessa estatística, certo?

Dicas legais pra você fazer a sua parte.

Image for post
Image for post

1. Faça a sua lista

2. Use o vencimento a seu favor

3. Aprenda a armazenar

Image for post
Image for post

4. Aproveitamento é tudo

5. Tudo que vai, volta…

Ou procure algum serviço na sua cidade que faça isso por você, como o Ciclo Orgânico, no Rio.

Não parece tãããão difícil, né? A gente garante que, se você seguir todo esse checklist (que nada mais é do que mudar alguns pequenos hábitos e planejar alguns outros), podemos mudar o cenário da fome, nem que seja a passos de formiguinha: uma casa de vez. Vamos juntxs?

O Menos 1 Lixo é um movimento de educação ambiental idealizado pela Fe Cortez que se propôs a ficar 1 ano sem consumir copos descartáveis. Foi assim que surgiu a criação do copo do movimento, retrátil, prático, de silicone e 100% fabricado no Brasil. O copo do Menos 1 Lixo é um agente de transformação pra estimular a mudança de hábitos através de um único gesto.

Image for post
Image for post

Clube Orgânico

Comida de verdade para todo mundo: #OrgânicoImporta

Medium is an open platform where 170 million readers come to find insightful and dynamic thinking. Here, expert and undiscovered voices alike dive into the heart of any topic and bring new ideas to the surface. Learn more

Follow the writers, publications, and topics that matter to you, and you’ll see them on your homepage and in your inbox. Explore

If you have a story to tell, knowledge to share, or a perspective to offer — welcome home. It’s easy and free to post your thinking on any topic. Write on Medium

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store