Carta 2030 para o Saneamento Básico na Maré

Gilberto Vieira
cocozap
Published in
Nov 9, 2020

O ano de 2020 trouxe muitos desafios relacionados aos serviços de saneamento básico nas favelas do Complexo da Maré. Fica cada vez mais evidente que o acesso à água potável, esgotamento sanitário e coleta de lixo são medidas básicas eficazes na garantia de saúde e qualidade de vida para os moradores.

Vila dos Pescadores da Maré, às margens da Baía de Guanabara. Foto: Patrick Mendes

A Maré é historicamente um lugar onde as moradoras e moradores lutam pelo acesso a direitos. Em 2020 a articulação em tornos das pautas de saneamento ganha um novo capítulo com a atualização da Carta de Saneamento, que chega a 2ª versão em meio à pandemia.

A Carta traz recomendações coletivamente construídas entre moradores, ativistas ambientais e especialistas, com objetivo alcançar as mãos das candidatas e candidatos à prefeitura da cidade nas eleições municipais de 2020. A carta faz parte da Agenda Rio 2030 da Casa Fluminense e é um elaboração do Cocôzap.

ACESSE A CARTA AQUI!

Compartilhe com mais pessoas, somente a luta e o engajamento de toda sociedade é capaz de chamar atenção para as injustiças ambientais em territórios favelados. Vem com a gente!

--

--

Gilberto Vieira
cocozap

Co-fundador do @data_labe, organização de mídia e pesquisa sobre favelas e periferias.