Slackin — O jeito mais fácil de promover a sua comunidade do Slack

Nos últimos anos, o Slack foi o grande responsável pela mudança na maneira como nos comunicamos pela internet. Para quem ainda não o conhece, em resumo, o Slack se trata de uma ferramenta gratuita de comunicação com suporte a:

  • Troca de mensagens por canais;
  • Troca de mensagens entre membros da equipe;
  • Upload de arquivos, documentos, imagens, etc;
  • Feed de atividade dos membros;
  • Mencionar membros em posts, arquivos, comentários e mensagens;
  • Visualização de membros online;
  • Notificações;
  • Conversas privadas;
  • Integrações com serviços externos (Drive, Spotify, Github, Trello…)
  • E muito mais coisas

O Slack é uma empresa fundada há mais de 6 anos e nasceu como uma produtora de video games. Como o sucesso na área não veio, a empresa resolveu mudar de rumo e reunir todos os seus esforços no lançamento de um único produto: o Slack. O lançamento oficial aconteceu há cerca de três anos e desde então a empresa vem vivendo um momento incrível.

O Slack funcionou tão bem nas empresas, que as comunidades de desenvolvedores e desenvolvedoras de todo o mundo começaram a adotar a ferramenta. Aqui no Brasil, grandes comunidades como o Training Center e o Open Sanca, a utilizam diariamente para promover a interação entre os seus membros.

Mas com o crescimento das comunidades, um problema se tornou muito comum: “como convidar as pessoas para os grupos do slack de um jeito prático?”. Para resolver este problema, foi criado o Slackin.

Vamos dar uma olhada em como ele funciona.

Conheça o Slackin

A ferramenta que utilizaremos é um pequeno servidor web que possibilita/facilita o acesso aos grupos públicos do Slack. A ideia é que ao invés do administrador convidar os seus usuários um a um através do e-mail, os próprios usuários conseguem se cadastrar nos grupos.

O Slackin nos possibilita:

  • Criar uma página de destino que você pode indicar aos usuários preencher seus e-mails e receber um convite (https://slack.yourdomain.com)
  • Gerenciar um <iframe> para incorporar em qualquer site que mostre usuários conectados em tempo real com socket.io.
  • Prevenção de abuso através do Google reCAPTCHA.

A sua instalação é bem simples.

Instalando o Slackin

Há várias maneiras de se utilizar o Slackin. A maneira que veremos hoje é a mais prática. Utilizaremos o Heroku como plataforma para subir o serviço preenchendo somente alguns campos. No entanto, fique ciente de que há várias instalações disponíveis para Azure, OpenShift e IBM Bluemix.

Para começar, vá até o repositório oficial do projeto e procure pelo link do Heroku.

Opções de deploy automatizado do Slackin

Ao clicá-lo, a tela do Heroku irá se abrir (e aqui estou assumindo que você já possui uma conta gratuita dentro da plataforma*) e pedirá que você complete alguns inputs:

Opções de configuração do Slackin no Heroku

O primeiro campo, SLACK_SUBDOMAIN, é o subdomínio do seu grupo. No caso da Code Prestige, por exemplo, é codeprestige. O segundo item é a SLACK_API_TOKEN. Esta é uma chave particular que é gerada para fazer a comunicação entre as aplicações e a API do Slack. Ela pode ser gerada nesta tela. Basta clicar no botão “Create Token”.

Geração de TOKEN para API do Slack

Os próximos tópicos correspondem ao Google reCaptcha. Precisamos gerar duas chaves para se comunicar com o serviço, a GOOGLE_CAPTCHA_SECRET e GOOGLE_CAPTCHA_SITEKEY. Ambas podem ser geradas neste link.

Tela de administração do Google reCAPTCHA

Selecione a opção reCAPTCHA V2 e preencha a informação de domínio que for solicitada com a URL que será criada pelo Heroku (ex: teste-artigo-heroku.herokuapp.com).

Estes são os parâmetros obrigatórios. Há a opção também de linkar um código de conduta no campo SLACK_COC e selecionar os canais no SLACK_CHANNELS, entretanto, esta última depende de funcionalidades premium do Slack.

Com tudo preenchido, clique no botão “Deploy App” e espere o Heroku subir a aplicação.

Convide as pessoas para o seu grupo no Slack

Se tudo funcionar como esperado, será criada uma página muito semelhante a esta.

Página do Slack da Code Prestige!

Nesta página, basta os usuários inserirem o e-mail, clicar no botão “Não sou um robô” e então clicar em “GET MY INVITE”. O serviço do Slackin se encarregará de enviar um convite do seu grupo para o e-mail dele, facilitando o ingresso dele na sua comunidade.

Aproveite e teste o funcionamento da ferramenta ingressando na comunidade da Code Prestige! ;)

Referências

** algumas pessoas relataram que é necessário cadastrar o cartão de crédito para poder criar uma conta, mesmo que utilizemos o plano gratuito.


Gostou? Recomende 👏 este artigo e acompanhe nossa publicação para não perder os próximos conteúdos!
Siga nossa publicação e não perca os próximos artigos! http://www.codeprestige.com.br — Facebook, Twitter, Youtube