Um relato sobre financiamento coletivo [Parte 2/3]

Essa é a segunda parte de um texto sobre financiamento coletivo. Para ver a primeira, só clicar aqui.

E chega o dia que nossa campanha de matchfunding vai ao ar! Recebemos a dica de que, antes de ir ao ar, é uma bela ideia enviar para os amigos próximos e parentes. Porque, dessa forma, ela já vai para o mundo com contribuições. E contribuição influencia em mais contribuição!

Para começar com o pé direito, lançamos um evento de inauguração, junto com a galera do Clube Orgânico, que também estava participando da campanha. Montamos um evento de happy hour no Templo Gávea, para trazer para perto amigos queridos, interessados no projeto. Quando todos estávamos juntos, passamos o vídeo de campanha. Contamos um pouco da nossa jornada, e assim foi o nosso start oficial.

Mas não se engane: Quando começamos, pouco estava traçado sobre a divulgação e o marketing. A maioria das ideias foram surgindo ao longo da campanha. O ideal é que isso já seja minimamente pensado de antemão, para que tudo não seja feito no mais absoluto estresse. Vamos contar, então, o que fizemos para ter o máximo de engajamento na nossa campanha, e ultrapassar a primeira meta.

IDENTIDADE VISUAL

É fundamental que a sua campanha tenha uma identidade visual coesa, em todos os aspectos. Crie algo que seja um pouco diferente de como é a sua marca. Utilizamos bastante rosa na nossa campanha, e criamos todas as artes para ficarem bem parecidas. Veja os exemplos:

EVENTOS

Durante os meses de campanha, participamos de diferentes eventos. Isso nos possibilitou falar um pouco sobre nós para novas pessoas, contando a elas da campanha. É importante não só participar de eventos, mas como fotografá-los e colocar na mídia. Foto e vídeo chamam muita atenção! No facebook, foto do instagram e stories do instagram: Tudo vale. Abuse dessas ferramentas! 
Movimentamos nossa rede participando do Park(ing) Day 2016 — PIC Troca na Vaga, montamos um Pulsos e um Cineclube para a época, motamos uma trama de barbantes no LivMundi e participamos de um evento da GOMA, o GomaConvida.

Pulsos

VALORIZAÇÃO DE QUEM CONTRIBUIU

É importante estar atento ao que está acontecendo pela cidade durante a época, para te servir de inspiração para a criação de possíveis virais. No nosso caso, nos inspiramos na campanha do Marcelo Freixo, com as artes estilo “Fecho com Freixo”. Então, criamos a maravilhosa campanha “___ é Trameiro”. Foi um dos maiores aliados, porque isso permitiu que as pessoas compartilhassem as suas artes, criando uma viralização do Trama. Também permitiu um sentimento de pertencimento muito grande e importante. Se você acreditou na gente e contribuiu, você agora é um de nós. Simples assim. E, no final, tivemos mais de 200 contribuintes! Pense em algo que tenha capacidade de viralizar.

VÍDEOS DE BENFEITORES

Pedimos para alguns de nossos benfeitores para gravar um vídeo, explicando o motivo pelo o qual a pessoa decidiu contribuir para a campanha. 
Isso possibilitou a própria pessoa que gravou compartilhar, e acabamos nos surpreendendo com a quantidade de pessoas que não estavam na nossa rede primária (amigos e família) que viram o vídeo e também compartilharam!

Ficamos muito emocionados com o resultado e com as respostas. O vídeo ao lado é um dos 3 criados.

VÍDEOS EXPLICATIVOS

Já tivemos nossas dificuldades em expressar o que somos. Fazemos muita coisa diferente, e conseguir sintetizar é bem difícil. Sentimos que ainda não estava claro para pessoas novas quem é o Trama, e isso é um grande problema. Então, pensamos em criar alguns vídeos curtos, falando sobre nós e o que fazemos. E deu certíssimo! Criamos um vídeo sobre: Como gastaremos o dinheiro, o Hackatrama e o Pulsos. Foram mais de duas mil visualizações.

MANTER AS MÍDIAS VIVAS

Mesmo que não seja sobre a campanha em si. Mostre outros conteúdos: Matérias interessantes, notícias, textos já escritos por vocês. Deixe claro os seus valores sempre. Marque presença e seja inesquecível!

E assim terminamos mais uma etapa. No último texto, falaremos sobre o pós matchfunding.

Gostou? Quer se envolver? Fala com a gente!

Facebook: www.facebook.com/colet.trama
Instagram: @ColetivoTrama
E-mail:
contato@trama.net.br
Github: www.github.com/tramalabs
Slack: hackatrama.slack.com