A vírgula

Ansiedade palpável como uma vírgula que entra duas palavras antes

Julia Latorre
Blog da Julia
2 min readMar 15, 2023

--

Tem um fenômeno estranho que anda acontecendo. Eu vejo a minha ansiedade materializada na escrita.

Voltar a escrever e assim me propus. Meu compromisso é com o fluxo impublicável, hálito de essência. Só isso.

Não é que eu gostaria que saísse algo decente, mas se a vastidão vocabular e a coesão, que já foram mais colegas, dessem uma olhadinha aqui, não estaria.

Tem um fenômeno estranho que anda acontecendo. Eu vejo a minha ansiedade materializada na escrita. Palpável como uma vírgula que entra duas palavras antes. A vírgula sorrateira que me faz esquecer que existem pontos finais, parágrafos e até ponto e vírgula.

A vírgula. Tudo é sobre ela. E também sobre todas as vezes que troquei 06h por 18h. Vivendo lá na frente, engasgada, sempre a ponto de vomitar.

Uma vez eu chamei de processo estrambólico. A Ferrante chama de desmarginalização.

A falsa esperança de escrever os textos impublicáveis e encontrar uma obra do acaso dia antes ou depois. Relendo ao relento.

A mesma vírgula interrompe o fluxo de pensamentos e me faz ser a mais incompreensível das comunicadoras. Nada com nada. Ninguém entende e eu me agarro ao meu título.

A vírgula entra onde não deve. Me proponho a ignorá-la e fazer como nos tempos de oitava série, salpicá-la aleatoriamente no fluxo da respiração.

A vírgula anda comendo uma série de palavras e não para de se preocupar com o contador de caracteres. A vírgula me obriga a olhar para o relógio e a intersecionalizar com a longitude do texto. Malditas 3 páginas matinais.

Nunca mais escrevi até ter vontade de parar. Escrevo reparando no tamanho, na falta de cadência e em toda a sua aparência. Não tem nada de extensa, coisas que a gente dispensa.

--

--

Julia Latorre
Blog da Julia

Comunicadora especializada em gênero.♀ Escrevo aqui sobre o que dá vontade. linkedin.com/in/julialatorre