A melhor “fazedeira” de Pirogue de Virmond

Leila Lucas
Comida Caseira
Published in
2 min readNov 3, 2017

Através da cultura polonesa passa de geração em geração o modo especial de preparar o prato

Filha de mãe e pai poloneses Amilce Gergeli procura conservar a tradição polonesa com um carro chefe: o Pirogue. Virmond, é um pedaço da Polônia no Brasil e tem aproximadamente 80% da população descendente de poloneses. A Amilce é uma delas, conhecida na região de sua cidade como a melhor fazendeira de Pirogue.

“A massa do preparo, mesmo quando a gente faz na Braspol, tem que se eu pra perar se não, parece que não fica do mesmo jeito”, comenta. A Braspol é a Representação Central da Comunidade Brasileiro-Polonesa — e existem mais de 300 núcleos em todo o país, um deles, em Virmond.

Essa receita, ela aprendeu com a mãe, que aprendeu com a avó, e aperfeiçoou o modo de preparar através de cursos. “É um prato especial, sempre nas datas comemorativas e jantares é nosso prato principal. A minha filha também sabe fazer e os netos já estão se interessando também”, conta.

Hoje, ela cozinha em casa, vende porções do prato e é quem ajuda a conservar a tradição polonesa junto da Braspol no município. O Pirogue feito pela Amilce neste ano foi o prato campeão do Inverno gastronômico realizado em Laranjeiras do Sul.

Amilce ( de vermelho) com as amigas da Braspol fazendo o Pirogue

Além da gastronomia, Amilce também trabalha com grupos de dança polonesa e batalha para que as missas sejam rezadas, pelo menos uma vez por mês, em polonês. “Não tenho palavras. A tradição, os costumes, como recebi dos meus pais, quero deixar para os filhos. Procuro sempre manter”, completa.

Confira a receita completa aqui

--

--