Especial Rabanete

Coma como uma garota
Cozinha do Clube
Published in
3 min readSep 7, 2017

Os rabanetes — esses pequenos notáveis — dão muito o que falar (sabia que, na roça, eles são chamado de "mata fome"? Entenda!). De sabor ardido, são itens frequentes na nossa cesta e são muito mais versáteis do que se imagina.

Normalmente vamos com o básico: rabanete fatiado com uma pitada de sal na salada, mas aqui mostramos que essa raiz pode te surpreender com 3 receitas supersimples. Confira abaixo e aproveite ao máximo:

#1 Rabanetes grelhados

Foto: Rodrigo Cavassoni

Essa preparação tem bastante personalidade e o sabor difere muito do rabanete ao natural. Use como acompanhamento para carnes, cuscus marroquino, grãos e cogumelos para uma refeição inesquecível! O preparo é simples: fatie os rabanetes em rodelas grossas e depois em quartos. Refogue em uma panela quente com um fio de azeite. Tempere com sal, pimenta do reino e alecrim. Deixe dourar até que fique ligeiramente macio, mas ainda crocante por dentro.

#2 Chips de rabanete

Foto: Rodrigo Cavassoni

É isso mesmo que você leu: chips de rabanete. Esses chips têm sabor marcante e são um ótimo snack low-carb. Fatie os rabanetes finamente e coloque-os em uma peneira com um recipiente por baixo. Salpique um pouco de sal e deixe descansar por 15 minutos, para que liberem um pouco de água. Em seguida seque o restante da umidade com um pano limpo e leve ao forno com um fio de azeite por aproximadamente 10 minutos para que fiquem crocantes.

#3 Canapé de rabanete

Foto: Rodrigo Cavassoni

Essa preparação é tão simples que não tem nem receita. A ideia aqui é oferecer para os convidados um canapé leve, fresco e supercrocante. O rabanete substitui as tradicionais torradinhas de canapé e o topping fica a seu critério. Corte fatias de rabanete de aproximadamente 2 cm de altura, acrescente uma pastinha não muito mole em cima e enfeite como quiser. Aqui usamos uma pasta de ricota fresca com salsa. A combinação ficou perfeita.

Gostou? Então que tal olhar com outros olhos para essa raiz? Com criatividade podemos dar cara nova a velhos ingredientes, além de aproveitá-los melhor. Inclusive, as folhas e talos do rabanete são deliciosas. Já experimentou em um refogado? :)

Seja um associado: clubeorganico.com | Facebook | Instagram | Blog

--

--