Adobe XD: porque você deveria ter aprendido ontem?

Num mercado que se atualiza constantemente e é extremamente específico, a Adobe lança uma ferramenta que em pouco tempo ganha grande relevância

Bianca Silva
Creative Bee

--

Eu devo começar esse texto com um mea-culpa e dizer que sou extremamente suspeita para falar sobre programas da Adobe e, além disso, sou ainda mais suspeita para falar do Adobe XD, que se tornou meu queridinho e protegido ao longo dos últimos meses!

O que é o Adobe XD e para que serve?

O Adobe XD (Sigla para “Experience Design”) é uma plataforma para criação de interfaces, voltada especialmente para UI e UX Design (Conceito que explicamos aqui) com ferramentas simples, porém extremamente úteis, que nenhum outro programa da Adobe possui. Ele possibilita desde a criação de wireframes, até protótipos de alta fidelidade e responsivos, com grande facilidade dos recursos de animação nativos do programa.

Para desenhar telas de aplicativos, sites e outras interfaces gráficas, muitos ainda utilizam o Illustrator (AI) e o Photoshop (PS), mas quem se rende ao Adobe XD, sabe que ele possui recursos que tornam a vida de qualquer UI designer muito mais simples, e que os outros programas não permitem uma experiência realista de como deveria funcionar a aplicação que está sendo feita.

Além das vantagens já citadas, o XD permite interações extremamente práticas entre os programas da Adobe. Por exemplo:

  • Está com um projeto aberto e precisa editar no Photoshop? Em um clique você faz isso!
  • Quer abrir um vetor do Illustrator no XD e trocar cores e fazer modificações? Ele faz isso também!
  • Quer criar seu próprio vetor e passar do AI para o XD? Pois é. E tudo isso com o mínimo de burocracia possível!
Imagem com wireframes de média fidelidade em tons de rosa e o logo do Adobe XD.

As evoluções e atualizações no Adobe XD

Apesar de termos no mercado programas consolidados como Sketch e Figma, todos têm consciência do peso que o nome da Adobe tem no ramo do design e o quanto a mesma investe para se manter como referência neste.

Mas, como nem tudo são flores, o Adobe XD ainda tem um longo caminho de melhoras a serem feitas no quesito de plugins, e tenho acompanhado esse caminho de perto, vendo surgir novas atualizações para eles com uma boa constância, e a adição também de novos plugins. A atualização do próprio programa tem acontecido de maneira regular, o que mostra a preocupação em ouvir os usuários e tornar a aplicação cada vez melhor.

Por que aprender e utilizar o Adobe XD?

É importante dizer que a própria Adobe tem investido muito para que as pessoas passem a usar o XD, e sempre lança tutoriais de como utilizar seus recursos. Inclusive, é possível encontrar desafios de UI design feitos pela empresa para executar pequenos projetos utilizando uma aplicação, sendo que os desafios também contam com tutoriais para auxiliar quem deseja concluí-los.

Ou seja, o potencial de crescimento do programa homenageado nesse texto é gigantesco, e todo o ensino tem sido muito democratizado. Se você for um entusiasta como eu, pode inclusive trocar os efeitos de transição do Microsoft Power Point, pelo dinamismo dos protótipos do XD. Eu já fiz apresentações para faculdade utilizando o programa, sem precisar passar pelo famoso "ppt" e tendo a possibilidade de enviar o arquivo em PDF com a apresentação para garantir a boa nota.

Portanto, se você tem interesse em se tornar um UI / UX designer, já deveria estar aprendendo sobre o programa, ou minimamente sabendo manuseá-lo, visto que várias empresas passaram a pedir experiência prévia na aplicação (além dos nomes citados anteriormente da concorrência). Algumas dessas empresas, inclusive, chegaram a estabelecer a ferramenta como a principal entre suas equipes.

Se você é um aspirante a designer, mas ainda não sabe bem em que quer se especializar, vale a pena conhecer o programa, seus recursos, e fazer algumas aulas para aprender um pouco de conceitos da criação de interface do usuário. E alguns meios interessantes para ir mergulhando no aprendizado, são:

  • O próprio site da Adobe, onde existem inúmeros tutoriais;
  • O YouTube, onde já contamos com canais que ensinam sobre o programa (em português);
  • Projetos de interação no Behance, para analisar o que outras pessoas já criaram utilizando a ferramenta.

Já conhecia o Adobe XD e como ele funciona? Conta para nós aqui! E se você gostou deste texto, não deixe de dar seu "aplauso" e seguir o Creative Bee para ver mais matérias sobre design, comunicação, ferramentas que ajudam nessas áreas e novidades sobre elas.

--

--

Bianca Silva
Creative Bee

I'm a UI/UX designer student, working as designer and communications intern at IBM. I'm 25, and I really love design world, and I am always studying about it.