Imagem retirada do Mangu, escrito por Bruna Marques https://www.mangu.com.br/o-que-e-ui-ux-design/

O que é UX e UI Design: um guia introdutório nessa área

Você sabe como funciona o UI e o UX Design? Venha descobrir com a gente!

Anna Beatriz
Creative Bee
Published in
4 min readSep 17, 2021

--

UX e UI são áreas do design que trabalham o contato que usuários têm com um produto, serviço ou projeto, no que diz respeito à experiência prática e visual.

Quando falamos de Design, a primeira coisa que pode vir à sua cabeça é a ideia de uma imagem, um desenho ou a projeção de algo. Pode-se dizer que essa visão não é tão errada. O design possui várias especializações e funções. Inclusive já falamos sobre algumas dessas funções em um outro texto, mas neste falaremos especificamente sobre UI e o UX Design.

Afinal, porque existem esses dois termos? E o que é UI e UX Design? Quais são as suas diferenças? Vamos lá!

A sigla UI, tem como significado User Interface (Interface do Usuário), onde o profissional terá de se preocupar com a aparência e com a fluidez da navegação de seu projeto (desde apps até sites). É a primeira impressão que o usuário terá ao entrar em contato com o design, pois, irá interagir com os botões criados, as cores, a tipografia, a distribuição de cada informação, entre outros elementos visuais que compõem a interface.

Já o UX é a sigla para User Experience (Experiência do usuário — A sigla é com “x” pois, em inglês, a pronúncia de “experience” soa como se a escrita fosse “xperience”), onde o profissional fica encarregado de entender o comportamento de seu cliente durante o uso do sistema, produto ou serviço. Ou seja, essa etapa do design é responsável pela vivência do usuário em contato com o protótipo ou produto, pois trabalha a experiência que se tem em relação ao que o produto oferece.

Ficou perdido ou confuso? Veja um exemplo:

Alguma vez já usou ou pediu para que um amigo chamasse um uber para você? Provável que sim! Mas como o UX e UI Design se encaixam nisso? Vamos ao exemplo:

A jornada que você fará no uso do aplicativo começa, em realidade, um pouco antes dessa situação, já que ela é motivada por um problema. Ou seja: o indivíduo vê a necessidade de um serviço que tenha à disposição um veículo, com um motorista que o leve, em segurança, de um ponto A para um ponto B. Sendo assim, todas as etapas componentes do processo (a tomada de decisão de usar o aplicativo, entrar no carro, fazer a viagem e chegar ao local estimado) são UX (User Journey ou Jornada do Usuário). Enquanto o UI seria todo o contato visual que este usuário teria com o app, desde encontrar o símbolo dele, abrí-lo, usar o campo de escrita dos pontos A para o B (tipografias), o uso de botões, o posicionamento das informações, ícones, até as cores utilizadas, entre outros elementos visuais contidos no software.

Ilustração em vetor de um computador dividido ao meio. No topo da imagem, levemente à direita, a escrita “UI”, tendo abaixo uma representação de interface bem trabalhada; e, no topo da imagem, levemente à esquerda, a escrita “UX”, tendo abaixo uma representação de desenho em rascunho.

Afinal, valem a pena essas duas áreas do Design?

Agora você pode estar pensando “no final, ambos acabam fazendo a mesma coisa”, qual é essa grande diferença? E talvez você esteja procurando artigos e sites no Google que lhe esclareçam isso. Em realidade, ambos trabalham em conjunto, mas possuem funções diferentes, resultando no bom funcionamento de seu projeto.

De forma geral, a “diferença” é que em UI Design você terá a preocupação da interação do usuário com a parte visual da interface e, em UX, de como essas interações irão funcionar de forma positiva, correspondendo às expectativas do usuário e permitindo que ele realize as funções propostas. Afinal, o objetivo em um todo é, nada mais e nada menos, que o usuário e sua satisfação.

Sendo assim, é possível trabalhar com UI e UX separadamente? Sim, é possível. Porém, não é eficaz, e podemos dizer que ambos fazem parte de uma área abrangente chamada Product Design! Então, ao utilizar ambas as áreas em conjunto, tem-se como resultado um ótimo, assertivo e promissor produto ou serviço.

E aí? Ajudamos você a dar um passo em busca do estudo dessas técnicas? Caso tenha alguma pergunta, não deixe para depois, estaremos felizes em responder! Não se esqueça de seguir o perfil da Creative Bee no Medium para mais assuntos atuais sobre tecnologia e comunicação.

--

--

Anna Beatriz
Creative Bee

Estudo Publicidade & Propaganda, faço estágio como mídia digital. Tenho 20 anos e adoro me aventurar em novos aprendizados na área de comunicação.