Como escrever no Data Hackers

Entenda como você pode ter seus pensamentos, artigos e tutoriais expostos em nosso blog

Photo by Daria Nepriakhina on Unsplash

O Data Hackers se tornou a maior e mais engajada comunidade de Data Science no Brasil, e tudo isso graças a você. Estamos atingindo cada vez mais pessoas e alcançando nosso objetivo. E para continuarmos esse crescimento, precisamos de sua ajuda.

Algumas pessoas nos procuram querendo saber como contribuir para o Data Hackers, em especial ao escrever em nosso Medium. Para isso, decidimos escrever um post com o passo a passo para você contribuir. Vamos lá?

Por que escrever no Data Hackers?

Reconhecimento

Seção do blog do Data Hackers com destaque

Na seção Blog em nosso site, destacamos os Data Hackers que mais tem contribuido com posts em nosso blog. Através da quantidade de palmas que os leitores dão nos posts, identificamos os artigos mais relevantes para a comunidade e separamos esse espaço para destacar os autores.

Exposição e alcance

Você pode utilizar o Medium do Data Hackers para mostrar seu trabalho. Isso não significa que você poderá postar SPAM ou artigos sem relevância para a comunidade. A partir da relevância do seu post, iremos compartilhá-lo em nosso Slack, redes sociais como Linkedin e Twitter, e até em nossa newsletter, alcançando assim milhares de pessoas.

Vale lembrar que o Data Hackers não detém os direitos do seu post. Ou seja, ao escrever seu conteúdo, ele continua sendo seu e sempre será. Você pode compartilhar em seu Medium pessoal e até removê-lo quando quiser. É seu trabalho, e exclusivamente seu.

Vocês pagam por artigos escritos?

Não, e não pretendemos pagar. O Data Hackers é uma iniciativa da comunidade e para a comunidade. Não espere receber retorno financeiro dos artigos escritos aqui. Da mesma forma, não iremos utilizar seu trabalho para gerar monetização em benefício próprio.

Beleza, e sobre o que eu escrevo?

Em todo esse tempo que estamos aqui, identificamos quais tipos de conteúdos nossa comunidade mais gosta de consumir. Você não precisa escrever um artigo altamente complexo. Na verdade, artigos mais simples, de conteúdo introdutório são os que mais tem alcance. Dá uma olhada abaixo:

  • Tutoriais hands-on em geral. Exemplo: como criar um sistema de recomendação; como criar um classificador de imagem; como instalar Spark no computador; como instalar Python e R Studio, etc. Tutoriais são o tipo de conteúdo mais consumidos por nossos leitores.
  • Data Engineering. Exemplo: benchmark de ferramentas e bancos de dados; como usar AirFlow; como criar ETL; como usar Docker e Kubernetes. Existem muito poucos conteúdos de Engenharia de Dados no Brasil, principalmente introdutórios. É um verdadeiro oceano azul de oportunidades.
  • NLP. Exemplo: o que é NLP; quais técnicas existem; como criar um analisador de sentimentos, etc. É um dos tipos de artigos que mais tem engajamento do leitor.
  • Opiniões. Exemplo: como AutoML irá mudar o mercado; qual o futuro da área de Data Science. Tenha em mente que artigos do tipo opiniões são lidos em menor frequência — não só no Data Hackers, mas em qualquer tipo de blog. Contudo, são os artigos de maior autenticidade e fortalecem sua imagem no mercado.
  • Guias introdutórios. Exemplo: o que estudar em Data Science; quais os melhores livros; melhores canais de Youtube para Data Science; top 10 podcasts para ouvir, etc.

Não limite sua criatividade a esses tópicos, todos os artigos relevantes para a área são bem-vindos e todos passarão por uma avaliação antes de serem publicados.

Como submeter meu post?

Começar a escrever é fácil. Veja:

Se você estiver escrevendo pela primeira vez

Passo 1. Crie uma conta no site do Medium. Feito isso, clique no ícone de sua foto no canto superior direito e selecione New Story.

Comece uma história no Medium

Passo 2. Escreva seu artigo. Após terminá-lo, clique no ícone de reticências (…) ao lado do sino e selecione Share draft link. Um link será gerado para você. Copie-o.

Copie o link da sua história clicando em Share draft link

Passo 3. Envie um e-mail para falecom@datahackers.com.br, com o assunto Proposta de post: [TÍTULO DO SEU POST], no corpo do email, coloque o link do rascunho do post, que você copiou anteriormente.

Passo 4. Iremos avaliar o post e te dar feedbacks sobre ele, seja com correções ou sugestões de melhoria, caso sejam necessárias. Com o post pronto para ser publicado, colocaremos você como um Escritor do Data Hackers.

Passo 5. Após se tornar um Escritor do Data Hackers, você poderá finalmente submeter sua história, clicando novamente no ícone de reticências e selecionando a opção Add to publication. Por fim, selecione Data Hackers e clique em Add draft.

Passo 6. Pronto! Agora iremos fazer uma última revisão no seu post e logo em seguida ele será publicado! Fique a vontade para chamar o Paulo Vasconcellos, Allan Sene ou o Gabriel Lages no Slack do Data Hackers para saber como está o andamento do seu post, mas pedimos paciência até seu post ser aprovado.

Para quem já escreveu um artigo no blog

O processo se torna mais simples ainda quando você vai escrever mais de um post. Como você já é um Escritor do Data Hackers, basta seguir o passo 5 e 6 desse tutorial. Ou seja, basta escrever seu post e adicionar o rascunho a publicação do DH. :)

Por fim, dicas para uma boa escrita

  • Utilize um título objetivo;
  • Adicione um subtítulo com uma rápida descrição do post;
  • Divida seu post em tópicos;
  • Escolha uma boa imagem de destaque (dica: Unsplash, dê os créditos da imagem :D);
  • Inclua outras imagens ao longo do post, de preferência logo abaixo do título de um tópico (não esqueça da legenda. Elas ajudam a entender o contexto da imagem, além de ajudar pessoas com deficiência visual entender o que está passando);
  • No fim do post, inclua uma conclusão e uma chamada para suas redes sociais, como Linkedin e Twitter. Muita gente gosta de seguir o autor do post para receber mais conteúdos relevantes.
Venha fazer parte dessa comunidade que não para de crescer!