Parte 01 — Criando Dashboards com Plotly Dash

Tiago Augusto Ferreira
Academia dos Bots
4 min readOct 5, 2019

--

Índice

Neste primeiro post, apresentarei a introdução sobre como configurar o ambiente para rodar o projeto, bem como os softwares que precisaremos ter instalados.

Introdução

Esta série de posts, apresentará como criar um Dashboard simples utilizando uma ferramenta que conheci por meio deste post do Paulo Vasconcellos, o Plotly Dash. Antes de começar por aqui, recomendo dar uma lida e testar os exemplos que ele apresenta, são bem legais.

Quando comecei a buscar sobre o Plotly, logo cai no Plotly Dash. Visitando a Dash Gallery fiquei muito empolgado com as possibilidades, e como estava em um momento onde buscava ferramentas para visualização de dados, logo me envolvi em como criar aqueles lindos dashboards apresentados. Mas, design não é minha praia, então não consegui chegar a resultados tão lindos, porém adquiri alguns conhecimentos que resolvi compartilhar com outras pessoas que queiram entender um pouco sobre o funcionamento da ferramenta. Encerrando a história, vamos aos trabalhos. :)

Configuração do ambiente

Requisitos:

  • Python — 3.7
  • Anaconda
  • Pandas
  • Numpy
  • Dremio — Build 3.3.2
  • Visual Studio Code

Python

Para iniciar, é importante ter o Python instalado em seu computador, caso ainda não tenha, dá um pulo em um destes links (de acordo com seu sistema operacional) e efetua a instalação:

Windows: https://python.org.br/instalacao-windows/

Mac: https://python.org.br/instalacao-mac/

Linux: https://python.org.br/instalacao-linux/

Importante — todo o tutorial será desenvolvido utilizando Mac Os, desta forma, quando for falado Terminal, migre para o Cmd do Windows. :)

Anaconda

Com o Python instalado, vamos para a instalação do Anaconda. Para quem não conhece, Anaconda é uma “distribuição gratuita e de código aberto das linguagens de programação Python e R para computação científica, que visa simplificar o gerenciamento e a implantação de pacotes. As versões do pacote são gerenciadas pelo sistema de gerenciamento de pacotes conda.” (Wikipédia na veia).

A instalação do Anaconda é bem simples. Acesse este LINK e seja feliz.

Dremio

Para falar sobre o Dremio, indicarei este post do Allan Sene que está super completo e que também me levou a conhecer a ferramenta. Para este tutorial, basicamente consumiremos os dados para o Dashboard a partir dele. Apesar de não ser um profundo conhecedor da ferramenta, ela tem me ajudado bastante. Para instalar recomendo seguir via Docker neste link.

Visual Studio Code

Para desenvolvimento estou usando a IDE Visual Studio Code, porém, fique à vontade para utilizar a que mais se sentir à vontade, sem guerra de IDEs, ok?

Com tudo isto feito, vamos para a configuração do ambiente em si. Para isto iremos:

  • Criar um ambiente virtual com o gerenciador de pacotes conda.
  • Instalar as bibliotecas que utilizaremos.
  • Testar o ambiente.

Criando o Ambiente Virtual

Com o Python, conseguimos trabalhar com a criação de ambientes virtuais para diferentes programas. Mas, afinal, o que seriam ambientes virtuais?

Vamos imaginar o seguinte cenário: você tem um trabalho de álgebra linear para entregar e precisa fazer algumas consultas, para isto você entra em uma biblioteca e se depara com uma infinidade de livros (eu sei que tem o Google, mas…), porém, para este momento, você precisará utilizar somente 3 livros para resolver o seu projeto, desta forma, você retira estes três livros e os utiliza em sua atividade, “isolando” todas as outras fontes existentes. Entendeu? Não? Voltando para o Python, você criar um ambiente virtual, é basicamente você isolar em seu projeto somente as bibliotecas (livros) que você irá utilizar. Desta forma, você garante que seu projeto terá exatamente o que precisa e não tudo o que está instalado em seu computador. Vamos para a prática?

Abra um terminal na pasta em que você irá desenvolver o projeto e digite o comando:

conda create -n plotly-dash python=3.7

Para ativar o ambiente criado

conda activate plotly-dash

Neste momento, repare que em seu terminal você verá o nome plotly-dash.

Com o ambiente virtual criado, vamos para as bibliotecas:

Pandas

conda install pandas

Dash

conda install dash

Feito isto, temos um ambiente básico já rodando. Vamos testar?

Crie um arquivo chamado parte01.py e adicione o seguinte código:

Para rodar basta digitar em seu terminal (estando na mesma pasta do arquivo)

python parte01.py

Estando tudo certo, você verá algo parecido como abaixo:

Esta foi a primeira parte desta série de tutoriais. Caso tenha ficado em dúvida ou queira sugerir algo, basta entrar em contato. Se ainda tem muitas dificuldades em Python, recomendo este curso (https://www.pycursos.com/python-para-zumbis/) que da uma boa introdução sobre a linguagem.

Na próxima etapa, criaremos o nosso primeiro Layout com Dash. :)

Até lá.

--

--