O alarme toca, você desperta. Faz o café, mas já pensa no almoço. Liga o computador, reunião diária com a equipe, depois com o cliente e assim surgem algumas inesperadas na sua agenda (que antes estava livre). E quando seu corpo descansa?
“O tema que gostariam de abordar precisa mesmo de uma reunião?” Essa é uma pergunta que você poderia fazer antes de aceitar qualquer convite inesperado. É preciso aprender a falar NÃO, porque qualquer tipo de videocall, mesmo com promessas de ocupar apenas “1 minutinho” do seu tempo, podem atrapalhar seu raciocínio, que leva em torno de 23 minutos para retomar o foco (de acordo com o estudo The Cost of Interruped Work da Universidade Irvine da Califórnia).
Esses minutos de conversas que poderiam ser resumidos em um e-mail ou em um chat corporativo, acabam afastando e acumulando as tarefas que você precisaria fazer naquele momento, podendo ocasionar ansiedade e vontade de fazer tudo ao menos tempo. Vá com calma.
Não é só café e música boa que ajudam nas tarefas diárias ou motivam o ser humano. Pausas são necessárias, reservar horários na agenda para conseguir focar ou marcar uma consulta no médico, mesmo que não precise, é essencial para fazer um check-up da sua saúde.
Lembre-se: ninguém trabalha doente e caso você fizer isso, procure conversar com os seus colegas, muitas vezes temos a mania da Síndrome do Impostor, achando que precisamos sempre fazer mais e mais e nunca o que entregamos está bom o suficiente. Mas não é necessário esperar o corpo adoecer ou dar algum sinal que não está bem para você se atentar. Se prevenir é melhor que esperar algo acontecer e isso vale para tudo na vida (Analistas de Testes vão concordar, rs).
Deixe espaços livres em sua agenda durante todo o ano, independentemente da cor do mês, que serve de alerta para conscientizar e te perguntar: Já se amou e se cuidou hoje? Você é o projeto que merece mais atenção.
Esse conteúdo agregou valor para o seu dia? Deixe 50 palminhas e compartilhe com quem precisa!
Ouça o segundo episódio da nossa Roda de Conversa sobre o Outubro Rosa e a importância da prevenção nos 365 dias do ano: