Quero parar de fumar. Por onde começar ?

Palhaço Diógenes
Deixe de Fuma agora!
3 min readJul 7, 2018

Começe pela Motivação!

Pode parecer uma palavra batida, contudo, ela é extremamente poderosa se vista da perspectiva correta. Motivação é a junção de motivo e ação, ou seja, algo que faça com que se mova, te tire da inércia. Na maioria das vezes que buscamos por motivos para nos movermos o fazemos de forma reativa e condicional, ou seja, nos propomos a tomar uma ação somente se algo ocorrer, assim, existe quem espere por uma doença, por um sinal divino, por um companheiro, por uma data, enfim, agir dessa forma, esperando, não está relacionado à motivação, mas sim, à acomodação e satisfação. Reflita sobre isso!

Caso tenha se identificado, não se ofenda, afinal, todos somos assim e nesse texto tentaremos colocar as coisas em outra perspectiva para podermos de fato nos motivarmos. Então, se chegou até este trecho do texto e se identificou como alguém que “Se motiva" da forma errada, saiba que o título do texto ainda lhe serve, afinal, chegar até aqui lhe ocorreu por vontade própria, sinal que de alguma forma você está motivado e só precisa administrar seus motivos e planejar suas ações.

Muitas vezes necessitamos de ferramentas para nos mantermos motivados ou mesmo para nos motivar ainda mais. Por exemplo, ter o hábito de planejar suas tarefas, desde as pequenas até as grandes ajuda e muito a gerir a expectativa, que é a maior causadora de ansiedade e frustração em nós, portanto, conseguindo gerir a ansiedade é possível dosar a expectativa e evitar as frustrações. Ou seja, um simples planejamento, seja em um quadro ou mesmo que mental do seu dia com suas pequenas tarefas pode te ajudar a chegar no fim de um dia cotidiano com o sentimento de missão cumprida ao invés do sentimento de inútil.

Outra atitude que nos motiva no decorrer do dia é concluir tarefas pequenas, isso por que nos satisfazemos com a conclusão de tarefas, independente de seu tamanho ou importância, por isso, ao terminar de arrumar sua cama no início do dia, pare e reflita: “Essa foi a primeira tarefa concluída do dia", sabendo quais são as próximas basta executa las conforme o planejado. Assim, ações pequenas te conduzirão à motivos maiores.

Conheça seus motivos, planeje suas ações, controle sua ansiedade, determine sua expectativa de sucesso e por fim, evite frustrações.

Portanto, quanto a estar motivado à largar o vício do cigarro, será necessário conhecer seus motivos para tal, não basta ser os da sociedade, mas sim os seus reais motivos. Pense e reflita sobre eles!. Em seguida, planeje suas ações, desde as pequenas até as grandes do seu dia com foco nos seus motivos, esse plano pode conter desde os horários dos cigarros como também ações que devem ser tomadas caso algo ocorra. Nessa hora ouse em te conhecer com ações que vão além do que pensa conseguir. A cada dia, dia a dia, refaça seus planos, trace metas e veja se seus resultados estão sempre de acordo com seus motivos. Olhe sempre para traz para sentir evolução. Comemore sempre suas conquistas e fique sempre motivado!

Quando sentir que está motivado, você poderá se preparar para a real batalha do vício podendo então uma das mais difíceis jornadas da sua vida, tão difícil e dolorosa quanto subir o monte Everest.

Se sente motivado? Conheça qual foi o meu método para subir o meu Everest e veja como deixei de fumar; inspire se para iniciar a sua própria jornada.

Curtiu o texto? Então de uma força aplaudindo e compartilhando com amigos nas redes sociais. Comente no texto sobre seus motivos, quem sabe assim outros não se motivam ;)

--

--

Palhaço Diógenes
Deixe de Fuma agora!

Não quero ser introjetado em outrem, não me importo para que outros não me importem. Prefiro ser único: sujo, devasso, errante, eloquente, vil, ímpar, negado.