Você não é tão tímido quanto pensa

Samuel de Almeida
Desen
Published in
3 min readJan 25, 2018
Foto por Joshua Rawson-Harris

Sabe aquela pessoa que fala pouco, baixo e desviando o olhar? Muito prazer, esse cara sou eu!

Por mais que ao escrever eu tenha facilidade em expressar o que estou sentindo, sempre me considerei uma pessoa tímida para falar pessoalmente com alguém.

Alguns anos atrás isso já me causou situações complicadas, como não descer do ônibus do meu ponto por ter vergonha de pedir licença para as pessoas próximas à porta.

Felizmente essa fase extrema já passou, mas ainda hoje eu me considero uma pessoa tímida por evitar conversas com pessoas desconhecidas, tanto em situações formais quanto em espaços que servem exatamente para a socialização.

Eu cumpro o pacote completo: olhar para o celular de dois em dois minutos querendo parecer distraído, andar de um lado pro outro evitando ficar tempo suficiente em um lugar para que alguém pense em vir até mim, escapar de qualquer contato visual, e assim por diante.

Recentemente, graças à esse texto da Leca (gratidão eterna!), percebi que na verdade existem alguns momentos em que não tenho problemas para conversar por horas e horas, falando alto e olhando dentro da alma da outra pessoa, se possível.

Curiosamente, nesses momentos eu estou falando e ouvindo justamente sobre as coisas que costumo escrever.

É quando eu defendo o que acredito de verdade e a pessoa do outro lado faz o mesmo. Quando falo sobre os filmes, livros e músicas que amo — não só que li e gostei um pouquinho, mas os que realmente explodem minha mente.

Quando penso e discuto sobre o mundo em que eu gostaria de viver, tanto se a outra pessoa concorda e acrescenta novos elementos, quanto se ela discorda e defende o ponto de vista dela. Quando falamos sobre o que fizemos na vida, não para exibir, mas para trocar aprendizados.

Minha timidez, pelo que descobri, se limita aos assuntos que não vão à fundo nem nos meus pensamentos, nem nos da pessoa com quem estou falando.

Em resumo, não vejo o menor sentido quando alguém chegar com o bom e velho “tá calor hoje, né?” — mas não teria problemas em conversar sobre a formação do Sistema Solar, o efeito estufa, ou como o clima afeta a saúde.

Acredito que você lendo esse texto também se considera uma pessoa tímida. Bom, isso até pode ser verdade, mas será que você é assim o tempo inteiro, ou existem assuntos que te dão vontade de conversar o dia inteiro?

Pense bem sobre essa questão. Talvez sua dificuldade não seja realmente com as interações sociais, e você nem de longe seja algo como um anti-social; pode ser que o problema esteja apenas nos assuntos escolhidos.

Se esse for o caso, tudo que você precisa fazer é buscar pessoas e ambientes onde esses assuntos (sinônimo) sejam valorizados, e a timidez não terá mais espaço em suas conversas.

É algo que vale à pena, vai mudar a forma como você enxerga a si mesmo, e te dar mais presença e confiança até mesmo quando precisar ter uma conversa sobre um assunto fora da sua zona de interesse!

Clique nas palmas (👏) de uma até 50 vezes, para montrar o quanto gostou desse texto. Quanto mais você aplaudir, mais pessoas irão encontrar esse post . Isso também indica que eu devo escrever mais sobre o assunto, já que você se interessa por ele!

--

--

Samuel de Almeida
Desen
Editor for

Aquela bio com uma crise existencial por não saber me definir.