A importância da diversidade no sucesso do produto

Joca Torres
Conta Azul Design
Published in
5 min readSep 26, 2017

Tenho visto, cada vez com mais frequência, manifestações sobre diversidade. Outro dia assisti a uma matéria no Jornal Nacional sobre a inauguração de banheiros unissex na PUC de São Paulo. Na sequência, na novela das nove, apareceu uma personagem contando aos familiares que era transgênero.

Ainda na novela, durante o intervalo, foi exibido um vídeo de uma campanha intitulada “Tudo Começa Pelo Respeito”, sobre respeito à identidade de gênero (vídeo disponível abaixo). Fiquei satisfeito com o que vi. Aceitar e respeitar as diferenças é a base para evoluirmos como sociedade e para construirmos um futuro melhor. E isso tem tudo a ver em construir produtos em escala.

Respeito e aceitação

Sem respeito à diversidade, podem acontecer situações incomuns, como, por exemplo, pais e mães rejeitando os próprios filhos(as). Fiquei impressionado quando li, há alguns meses, o relato da Daniela Andrade, consultora sênior da consultoria de tecnologia da informação ThoughtWorks:

“Como fui expulsa da casa dos meus pais, por ser transexual — e aqui eu digo que a primeira grande violência que sofremos é dentro de casa — há muitos anos não tenho parentes com quem contar em momentos de necessidade, todos deram as costas para mim.”

E foi conversando com a minha esposa sobre as dificuldades das pessoas em aceitarem as diferenças, que ela disse uma frase que me marcou: “Em última instância, todas as pessoas são diferentes”.

Somos uma sociedade diversa, composta por pessoas transgênero, cisgênero, heterossexuais, bissexuais, negros, brancos, jovens ou adultos. Até mesmo nossas origens — brasileiros, canadenses, mineiros, paulistas — ou as nossas atividades — nadadores, engenheiros, designers — são diversas. Mesmo os gêmeos idênticos, são, na essência, pessoas diferentes.

Mas o que diversidade tem a ver com gestão de produtos de software?

Além auxiliar na formação de uma sociedade mais harmônica e sustentável, a diversidade ajuda a criar produtos de software cada vez melhores, por dois motivos:

  1. Diversidade traz novos pontos de vista. Ter um time de desenvolvimento de produtos diverso possibilita novas maneiras de pensar. Não à toa, os times de desenvolvimento são compostos por engenheiros(as) de software, designers de experiência do usuário e gestores(as). Cada um(a) desses(as) profissionais têm visões diferentes do que é um bom produto. E essas diferenças, quando bem trabalhadas, ajudam a criar um produto superior.
  2. Assim como os clientes são diversos, os times também devem ser. Normalmente, os times de desenvolvimento de produtos de softwares são compostos, em sua maioria, por homens. De acordo com uma empresa americana de recrutamento de Los Angeles, apenas 7% das pessoas contratadas para trabalharem em desenvolvimento de software são mulheres. Aqui no Brasil não é diferente, tanto na ContaAzul quanto na Locaweb, mais de 80% dos times são formados por homens.

Acontece que esse percentual vai na contramão de dados populacionais no Brasil, já que há mais mulheres do que homens no nosso país (acompanhe nos gráficos logo abaixo).

Para ilustrar melhor a necessidade de diversidade no ambiente corporativo, imagine um produto comumente ligado ao espectro do feminino, por exemplo, um vestido de festa, sendo desenvolvido só por homens. Ficaria enviesado, com características mais importantes para os homens.

Agora imagine se ele fosse feito só por mulheres. Também ficaria enviesado, somente com o ponto de vista de mulheres. Até mesmo produtos feitos para um público menos diverso, como nesse exemplo, se beneficiam com um time composto por pessoas diferentes.

Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 2015
Fonte: Pesquisa interna Locaweb, 2016
Fonte: Pesquisa interna ContaAzul, 2016
Fonte: Pesquisa interna ContaAzul, 2018

Por isso é tão importante, para o sucesso de um produto, refletir e conversar sobre diversidade. Só assim é possível pensar em questões essenciais, por exemplo, como melhorar a diversidade do seu time de desenvolvimento de produtos? Como fomentar discussões que ajudam a enxergar o seu produto sob novos ângulos, e a resolver problemas?

Na prática

O primeiro passo é conscientização. Colocamos luz nesse tema na Locaweb e na ContaAzul.

Na ContaAzul, alinhamos com o time de Recursos Humanos, o Smurf Care, e com os líderes, sobre a necessidade de contratar mais pessoas com perfis diversos, de diferentes gêneros e com distintas bagagens culturais, para enriquecermos os times de produto.

Na ContaAzul percebemos evolução, indo de 6,8% de mulheres, em 2016, para 12,9%, em 2018, além das demais representatividades e comunidades, como LGBTQI+ e diferentes etnias. E tenho certeza que nosso produto está melhor graças a essa diversidade no time que o desenvolve.

Já na Locaweb, não consegui medir o antes e o depois do processo de conscientização sobre a importância da diversidade nos times de desenvolvimento de produto.

Sugestão de leitura

Você gosta do tema gestão de produtos de software? Quer se aprofundar mais no assunto? Escrevi um livro sobre isso, dividido em cinco grandes áreas:

  • Definições e requisitos;
  • Ciclo de vida de um produto de software;
  • Relacionamento com as outras funções;
  • Gestão de portfólio de produtos;
  • Onde usar gestão de produtos de software.

Esse livro é indicado não só para empresas que têm software como seu core business (coração do negócio). Abrange, também, as que desenvolvem softwares sob demanda, e as que não tem software como seu core, mas usam softwares para se comunicarem com clientes como, por exemplo, escolas, bancos e laboratórios clínicos. Caso tenha interesse, ele está disponível na Casa do Código.

Além disso, temos vagas para todas as áreas na ContaAzul. Acesse nosso portal de Carreiras e encontre a oportunidade com seu perfil.

--

--

Joca Torres
Conta Azul Design

Workshops, coaching, and advisory services on product management and digital transformation. Also an open water swimmer and ukulelist.