Construindo um roadmap para o time de Design Ops

Conforme abordamos no artigo Design Ops: os desafios da escalabilidade de UX na Conta Azul, o time de Design Ops surgiu para facilitar processos e ajudar a nossa equipe de Design, a Lumos, a ter uma visão sistêmica em relação à plataforma Conta Azul. Com papéis e processos definidos, chegou o momento de pensarmos no futuro e em como ajudar ainda mais nossos(as) clientes a resolverem suas dores e a alcançarem seus objetivos.

Para planejarmos ações escaláveis em curto e médio prazos, decidimos construir um roadmap (mapa estratégico), como outras equipes de produto da Conta Azul. O roadmap também atende a outra necessidade: dar visibilidade às nossas iniciativas, de modo que pessoas interessadas nelas dentro da empresa possam fazer sugestões e acompanhá-las.

Os três especialistas do time de DesOps participaram da confecção desse documento: Customer Experience Designer, Design System Ops e UX Writer. Mas como cada profissional contribuiu?

Customer Experience Designer

Como este profissional lida diretamente com demandas relacionadas às experiências de uso dos(as) clientes da Conta Azul, um dos indicadores utilizados na sua parte do roadmap no curto prazo — para o Q3, ou terceiro trimestre de 2018 — foram os chamados recebidos pela equipe de Suporte.

Entre esses chamados, um recorrente — e que também foi sugerido por clientes no Portal de Ideias Conta Azul — é a sugestão de impostos para emitir notas fiscais. Outro, é o processo de onboarding ou uso da Conta Azul nos primeiros dias após a aquisição da plataforma.

Com essas demandas, percebemos a necessidade de revisitar e de reavaliar os fluxos atuais de entrada de novos(as) usuários(as). Tendo em mente o impacto e a multidisciplinaridade desses projetos, definimos que eles deveriam ser estudados e desenvolvidos ao longo dos meses de julho, agosto e setembro de 2018.

Já na visão de 12 meses ou de médio prazo da parte de Customer no roadmap, foram consideradas intervenções a serem feitas por meio de um papel mais consultivo desse profissional junto aos(às) designers, e na facilitação do contato dos(as) UXs com stakeholders (pessoas interessadas no negócio, como clientes ou investidores).

Uma das ações consultivas a serem desenvolvidas pelo Customer será a capacitação dos(as) designers para aplicarem pequenas melhorias de usabilidade na plataforma. Outra, é a identificação de padrões de problemas e a proposição de melhorias para atendimentos.

UX Writing

Os focos da atuação da writer no Q2 (março, abril e maio) e início do Q3 de 2018 (junho) foram a confecção e a validação do Guia de Estilo da Conta Azul — que compreende boas práticas de redação para toda a empresa — junto aos(às) designers da Lumos. Essa especialista também verificou legados de conteúdo dos formulários das landing pages da Conta Azul e validou textos dos(as) UXs de todas as squads para diferentes projetos.

O guia era uma requisição antiga das pessoas da Conta Azul, para permitir escalabilidade na confecção de conteúdos e criar padrões de escrita. No Q4 (outubro, novembro e dezembro), após essa validação inicial dos(as) designers, o manual será disponibilizado para todas as pessoas da empresa e, num terceiro momento, para profissionais de Design e de produto do Brasil e do mundo.

O nosso guia será aberto, pois queremos disseminar conhecimentos, retribuindo, assim, os benefícios que tivemos ao utilizar materiais de terceiros durante a confecção do nosso manual.

No início deste Q3, a especialista em Writing está ministrando mini workshops com base em cada capítulo do guia. A ideia é reforçar junto às pessoas da empresa as melhores práticas de escrita segundo o manual, fazendo-as revisitar e memorizar os conteúdos por meio de palestras, exemplos e atividades práticas.

Na sequência, profissionais de outras áreas, especialmente os(as) que também produzem conteúdo em larga escala, como redatores(as) do Marketing e Encantadores(as) que escrevem artigos para a Central de Ajuda, receberão essas mesmas capacitações.

Os trabalhos de melhoria e de validação do guia são contínuos e seguirão como prioridade da equipe de DesOps durante todo o ano de 2019. Em breve lançaremos um artigo contando sobre o processo de criação do Guia de Estilo.

No fim deste ano e primeiro trimestre de 2019, o refinamento do Guia dividirá espaço com trabalhos progressivos de correção de legados de conteúdo na plataforma, como a análise e melhoria de mensagens de erro e a validação de conteúdos específicos junto a usuários(as).

Esta validação nos ajudará a entender se estamos sendo compreendidos pelos nossos(as) usuários(as) e o que precisamos ajustar para sermos mais efetivos na nossa comunicação.

Design System Ops

Nos últimos meses, o profissional de Design System Ops mapeou e identificou todos os componentes de interface utilizados na Conta Azul. Esse trabalho foi importante para compreendermos a maturidade da plataforma em relação aos componentes, além dos próximos passos para a atualização e o desenvolvimento de novos elementos. Junto a isso, foram identificadas dores dos(as) designers na criação de protótipos de alta fidelidade com a ferramenta Bootstrap Studio, que é a nossa ferramenta de prototipagem.

Um passo importante foi o consenso de que deveríamos compreender o Magi.CA, nosso Design System, como um produto — conceito repetido no tratamento ao Guia de Estilo da Conta Azul. Isso contribuiu para um engajamento maior de todos(as) os(as) designers nas melhorias propostas para o Magi.CA.

Assim, foram definidos um roadmap e um plano de release, como em qualquer outra funcionalidade ou produto desenvolvidos na Conta Azul. Priorizamos no plano de release a documentação e o refinamento de componentes que os(as) designers têm mais dificuldade em utilizar. Cada novo release do Magi.CA é lançado ao fim de uma sprint (fase do projeto) de duas semanas, com atualizações, criação de novos componentes e resoluções de issues (demandas) prioritárias.

No roadmap também incluímos espaços para capacitar os(as) designers a prototiparem no Bootstrap Studio.

Apresentação dos roadmaps aos(às) designers e ao CPO

Reunião de apresentação do roadmap de Design Ops (Imagem: arquivo)

Depois de absorvermos demandas e sugestões dos(as) colegas designers para a confecção do nosso roadmap, apresentamos a versão final do planejamento a eles(as), e ao então Chief Product Officer (CPO) ou Diretor de Produto da Conta Azul, Joaquim Torres (Joca), no início de agosto. Com a apresentação, pretendíamos alinhar expectativas com essas pessoas e colher seus feedbacks.

Entendemos que se as pessoas da Lumos estiverem capacitadas, naturalmente construirão produtos UAU para os Micro e Pequenos Empreendedores (MPEs) e contadores(as) brasileiros(as), nossos principais públicos.

O CPO foi convidado para contribuir com percepções e ideias baseadas em suas experiências e em sua visão macro de negócio. Ele sabe como a nossa atuação impacta em todo o time de produto e, também, como pessoas de outras áreas podem nos ajudar a aprimorar nossas atividades.

As novas contribuições dadas nesse momento de apresentação, tanto pelos(as) designers quanto pelo Joca, estão sendo acolhidas progressivamente pelo time de DesOps e têm ajudado a nossa equipe a manter-se com nível mundial.

Contribuíram com esta publicação: Bruno Cruz, Harry Porto Schroeter e Ludmila Rocha