Lumos Experience: a escola de Design da Conta Azul ✨

Conheça as motivações para criarmos este programa de capacitação de novos talentos de UX Design

Com o crescimento da Conta Azul cresce também a necessidade de atrairmos mais talentos de nível mundial para o nosso time. Acima de tudo, buscamos pessoas que compartilhem dos nossos propósitos (você pode ler sobre a Lumos, nossa equipe de Design, aqui), movidas pela crença de que todo(a) dono(a) de negócio merece o sucesso.

Compartilhamos há alguns meses um artigo sobre o nosso processo de onboarding (boas-vindas) a novos talentos, no qual falamos brevemente sobre o nosso recrutamento (disponível neste link). A recepção foi muito positiva, atraindo pessoas em migração de carreira, em fases finais de faculdade e entusiastas de experiência do usuário.

Entretanto, o mercado passa uma mensagem clara: ainda faltam profissionais plenamente capacitados, que “entrem jogando”. No fim, o que as empresas realmente procuram são profissionais de trajetória extensa, que dominem os processos.

Refletindo sobre como poderíamos contribuir com esse amadurecimento dos(as) profissionais para o mercado em nível mundial, fomentando oportunidades de trabalho, surgiu a ideia: “E se trouxermos pessoas em fase de descoberta de suas carreiras para o nosso time, as capacitarmos e, eventualmente, as contratarmos?” (Tivemos uma experiência similar com a Academia Dev, com resultados positivos).

Foi assim que nasceu a nossa escola. :) É a nossa resposta para o amadurecimento e desenvolvimento do mercado de UX no Brasil.


Mais que uma escola, uma experiência em Design

Nossa intenção é que o Lumos Experience — lançado na última sexta-feira, 10 de agosto — seja mais que uma simples escola. Isso quer dizer que os(as) profissionais que farão parte dele passarão por uma experiência de aprendizagem sobre nosso processo de Design e sairão capacitados(as) para atuar e liderar projetos reais.

Essas pessoas participarão de um programa de 64h, ao longo de oito sábados, uma verdadeira imersão no nosso jeito de fazer Design. A abordagem será prática, embasada por conhecimentos teóricos.

Nosso desejo é elevar esses(as) participantes a um patamar profissional reconhecido pelo mercado. E o fio condutor de todo esse programa será um desafio real para a Conta Azul.

A estrutura

Em relação à etapa de capacitação, há a divisão do conteúdo programática em três pilares de conhecimento:

1. Imersão

O primeiro bloco será para nivelar o conhecimento básico sobre Design, desenvolver habilidades sobre o entendimento de problemas e de síntese. Trabalharemos na desconstrução de um problema, pesquisa, imersão em dados, busca por padrões e fechamento em um ponto de vista.

2. Ideação

No segundo bloco, desenvolveremos o pensamento abdutivo (aquele que é provido de liberdade), para que a partir do que foi coletado anteriormente possamos identificar oportunidades e trazer uma hipótese de solução para o problema. Nesta etapa os(as) participantes serão provocados(as) a repensar padrões preestabelecidos (característica de projetos em produto) e como utilizá-los a seu favor para solucionar problemas complexos.

3. Implantação

Por último, teremos o momento de tangibilizar, ou seja, sair do conceitual e transformar o projeto em algo real. Desenvolveremos um protótipo de alta fidelidade de uma solução e a testaremos com usuários(as).

No fim de cada etapa do programa, teremos uma Design Review, na qual uma banca avaliará a entrega dos projetos dos(as) participantes até aquele momento. Essa banca trará considerações para que, na próxima etapa, o trabalho possa ser iterado e melhorado.

Por fim, teremos uma noite de formação, confraternização e encerramento do ciclo. Haverá apresentação dos projetos finais em uma cerimônia (secreta por enquanto!).


Professores(as) e facilitadores(as)

Tão fundamentais quanto a estrutura do programa, são os(as) professores(as) e facilitadores(as). Essas pessoas são responsáveis por trazer à tona o conhecimento e colaborar na realização de uma grande experiência às pessoas participantes. Para tal, convidamos as referências em UX no Brasil para participarem disto conosco.

Mais que professores(as), esses(as) profissionais são parceiros(as) nossos, tão comprometidos quanto nós em desenvolver e evoluir o mercado, que em breve receberá uma nova leva de profissionais especializados.

Parte do time durante o desenvolvimento do programa

De Joinville para o mundo

Temos um papel a desempenhar com a comunidade local, portanto, o Lumos Experience inicialmente tem foco em profissionais de Joinville (SC) e região. Apesar disso, estamos estudando maneiras de expandir o programa nacionalmente.

Nossa proposta inicial com o Lumos Experience era atender uma necessidade do negócio. No entanto, quando começamos a desenvolvê-lo vimos que vai muito além.

Não somente nossas ideias estão construindo a experiência, mas também as aspirações dos(as) participantes. Nosso desejo é que o programa seja um marco nas suas vidas, até mesmo a concretização de um sonho.

O Lumos Experience é uma construção coletiva, todos designers de uma forma ou outra (especialmente nosso excelente time de Talent/RH!), pois em prol de um propósito único, com uma intenção muito clara, juntaram conhecimento, habilidades, e suor para torná-lo realidade.

Dia de lançamento do programa

Quer participar disto, gratuitamente? Para se inscrever, acesse o site: https://contaazul.design/lumos-experience