Carolina Ribeiro
May 11, 2018 · 5 min read

Nossas evidências de campo mostram que empreender é uma jornada que começa a partir de diferentes motivações. Há situações em que os donos e donas de negócio com os quais conversamos expressam que abriram empresas por pura necessidade; já outros dizem que fazê-lo é a realização de um antigo sonho.

E é a partir dessas nuances e percepções que nós, como designers, sensibilizamos nossos pares. Ao sermos porta-vozes dessas informações, auxiliamos na priorização dos roadmaps (cronogramas) dos produtos, serviços ou processos que desenvolvemos. Considerando o cenário de alta complexidade em que o ContaAzul está inserido, temos de antever e atender a uma extensa gama de casos de uso — e, sobretudo, de expectativas de uso.

No dia a dia da ContaAzul, dentro do time de Pesquisa & Desenvolvimento, atuo como a UX Designer responsável pela jornada do assinante, numa perspectiva cross-experience. Contamos com o auxílio das demais tribos para delimitar estratégias de autenticação, acesso, onboarding e ciclo de vida que sejam fáceis de usar, provejam segurança ao usuário e sejam transparentes entre as partes.

Neste artigo, compartilharei o problema, processo e produto do nosso projeto mais recente: a ampliação dos perfis de acesso do ContaAzul, demanda classificada como a ideia mais pedida pelos clientes no nosso Portal de Ideias (entenda melhor aqui).

Entendendo como era a funcionalidade

Como comentei, empreender às vezes é sinônimo de "equilibrar pratos". Mesmo em pequenas empresas, que são nosso público-alvo, entendemos a importância de dividir a carga de trabalho quando o momento chega. Isso permite, à medida que nossos clientes crescem e contratam novos colaboradores, que eles consigam garantir que X informação do ContaAzul só seja acessada por quem realmente tem permissão.

Por conta disso, o ContaAzul permite convidar outros usuários para acessar uma única conta, a partir de seis perfis:

  • Administrador
  • Comprador
  • Financeiro Júnior
  • Financeiro Sênior
  • Vendedor Júnior
  • Vendedor Sênior

A imagem abaixo exibe a interface de seleção de perfil, na sua disposição anterior:

Visualização de permissões para cada perfil

Nem tudo são flores…

Apesar de nos dedicarmos na delimitação dos perfis que apresentei acima, isso ainda não se mostrava o suficiente. O quadro atual falhava em refletir a diversidade de papéis que cada pessoa em uma pequena empresa pode possuir.

Delimitando o roteiro de investigação

Tínhamos um problema macro em mãos, mas ainda precisávamos responder várias questões micro antes de resolvê-lo: “o que os clientes gostariam de personalizar?”, “eles querem bloquear o acesso a alguma funcionalidade?", "é importante liberar certas funções para os perfis?”… Esses foram alguns dos questionamentos que surgiram ao longo do processo de análise.

Para entender melhor as dores dos nossos clientes, utilizamos os seguintes métodos de estudo:

  • Pesquisa exploratória (por e-mail e telefone);
  • Leitura de chamados de dúvidas de Suporte;
  • Análise de fluxo de uso do ContaAzul;
  • Montagem da Value Proposition Canvas (painel de proposta de valor) com a equipe de Suporte;
  • Prototipação em alta fidelidade da hipótese de solução para a validação;
  • Testes de usabilidade;
  • Design Review entre todas as pessoas de design da ContaAzul.
Dinâmica realizada entre time de Pesquisa & Desenvolvimento e Suporte

Hipóteses de solução

Assim que concluímos a aplicação desses métodos, conectamos os pontos e percebemos: o primeiro e mais sensato passo era aprimorar a maneira como as informações de perfil de acesso eram exibidas no ContaAzul.

Em relação a componente de interface, a utilização da tabela permitia uma comparação entre os diferentes perfis, mas não possibilitava a visualização dos detalhes das permissões. Tivemos insumos de campo que expressavam que os clientes esperavam um detalhamento mais extenso, pois é essencial, na visão deles e delas, sentirem-se no real controle das informações que são liberadas para cada tipo de perfil.

Sendo assim, substituímos a tabela por uma sanfona:

Nova visualização dos perfis de acesso

Mas estávamos cientes que apenas a modificação visual não era suficiente para prover o ganho de experiência necessário. Precisávamos ir além, e nesse aspecto o apoio da equipe de Engenharia foi essencial, numa perspectiva transdisciplinar.

Como complemento dessa entrega, disponibilizamos a possibilidade do "Administrador" personalizar as permissões de cada um dos perfis. Os estudos nos fizeram entender, ao menos numa visão geral, as tarefas realizadas pelos colaboradores dentro das pequenas empresas. Isso permitiu que listássemos e priorizássemos as funcionalidades que "Administradores" mais comumente modificam.

Nova versão: cliente pode escolher se o perfil pode ou não gerenciar aquela funcionalidade

Foram priorizadas cerca de dez customizações, de acordo com o valor que elas entregam aos nossos usuários. Cada nova permissão exige um novo estudo de campo e validações, etapas sempre presentes no nosso processo de design/produto/engenharia.

Próximos passos

Até o momento, lançamos a possibilidade de gerenciar as permissões de cinco áreas do produto, e planejamos ampliar esse cenário.

Mesmo que o time em que eu atuo seja o responsável por cross-experience, conto com o apoio das demais pessoas de design das tribos para que elas reflitam sobre o impacto das suas soluções nos perfis de acesso. Atuo como mentora nessa temática sempre que necessário. Além disso, também temos o auxílio dos nossos Patronos (leia mais neste artigo), promovendo debates e testes a cada demanda.

Acreditamos que a experiência UAU está em todas as pontas, de forma holística, sendo os perfis de acesso um dos seus principais catalisadores.


Você já passou por alguma situação parecida? Quer bater um papo comigo sobre esse assunto? Envia um e-mail para carolina.ribeiro@contaazul.com :)

E caso tenha interesse, temos vagas! Acesse a nossa página de Carreiras e saiba mais.

Agradecimentos: Squad de Cosmos, Lumos Guilda de Design, Equipe de Suporte e nossos Patronos.

Conta Azul Design

Conectando donos de negócio e contadores por meio do Design. Somos o chapter de Design da Conta Azul.

Carolina Ribeiro

Written by

Product Designer @ Conta Azul, viajante e louca dos gatos

Conta Azul Design

Conectando donos de negócio e contadores por meio do Design. Somos o chapter de Design da Conta Azul.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade