Ping Pong: a fonte exclusiva Conta Azul que dá vida a nossas palavras

Victor Zanini
Conta Azul Design
Published in
5 min readJul 13, 2021

--

Nos últimos dois artigos sobre o processo de branding, falamos sobre as nossas ilustrações e sobre a nossa identidade visual. Para fechar essa trilogia, escrevi este artigo contando o processo de criação da nossa tipografia, a Ping Pong.

Este é um projeto de que temos bastante orgulho, não só pelo desafio de fazer algo tão grande e autêntico, mas pelo resultado final em que conseguimos atingir nossos objetivos iniciais.

Esperamos que vocês gostem!

O início de tudo: a simplicidade

Como comentei no artigo sobre a identidade visual (leia aqui), no processo de revisão do branding, tudo que estávamos fazendo precisaria tomar um caminho que expressasse simplicidade – afinal, este é o principal atributo da nossa marca.

Cores, padrões gráficos, símbolos, ilustrações… e enfim, a tipografia, precisariam ter personalidade para conseguir expressar a simplicidade ao mesmo tempo em que trariam autenticidade.

Nossa identidade não poderia ser complexa, então usaríamos poucas cores e poucos elementos gráficos, porém isto não significa que ela seria “genérica” ou “pobre”. Com esse desafio, a tipografia assumiu um papel fundamental dentro da nossa identidade, afinal, todos os elementos somados formariam nosso universo visual.

Posters da fonte Conta Azul, a Ping Pong #ParaTodosVerem: são 8 posters abstratos nas cores azul e branco mostrando a fonte Ping Pong aplicada. Em um deles está escrito “Ping Pong”, em outro “gestão financeira” e os outros são imagens que representam o universo do jogo de ping-pong

Na época, também estávamos revisitando nosso design tokens e discutindo sobre os nossos padrões de interface, e entendemos que a tipografia também era um problema.

Sempre tínhamos usado duas fontes: uma para título e outra para parágrafo. O resultado disso era uma confusão sobre o propósito de cada uma –principalmente quando não eram designers que estavam criando algo. Além disso, em apresentações (Google Apresentações), as fontes que usávamos não estavam disponíveis e não ficava claro qual era a fonte alternativa. Sendo assim, cada pessoa usava a fonte que queria, deixando os materiais inconsistentes.

Com estes problemas, o desafio era encontrar uma tipografia que fosse única, autêntica e que funcionasse como título e parágrafo. Dessa forma, simplificaríamos ainda mais nossos estilos e deixaríamos o nosso sistema de type “à prova de erros”.

O desafio e a solução

Com esse desafio, nossos parceiros no projeto, o pessoal do Estúdio Firmorama, sugeriram que fizéssemos algo mais personalizado, pois só assim teríamos um controle maior sobre as nossas necessidades. Foi aí que o Fabio Haag Type estúdio tipográfico entrou no projeto.

Com a entrada do Fabio, os caminhos foram simplificados. Com clientes como Bradesco, Gol e Magalu no portfólio, o estúdio entendeu rapidamente do que precisávamos e, em poucas reuniões, já tínhamos uma direção para seguir.

“A ênfase foi em aumentar o reconhecimento da marca em todos os pontos de contato, mantendo a leitura fácil e com visual proprietário.”

A proposta foi de customizarmos, criarmos uma tipografia única que representasse toda a personalidade da Conta Azul. Ela foi projetada para aumentar o reconhecimento de marca em todos os pontos de contato, mantendo a leitura fácil, proprietária e altamente reconhecível. Como resultado final, temos uma fonte bastante funcional, exclusiva e aderente à nossa estratégia de marca.

Parte do processo criativo da construção da Type. #ParaTodosVerem: uma imagem em preto e branco com rascunhos do processo de criação da fonte. Na foto, há várias folhas com diversos caracteres. A folha principal está em destaque escrito "decisões inteligentes. Ofertas únicas". No texto, há riscos feitos a mão mostrando onde a fonte poderia ser trabalhada.

Nasce a Ping Pong, uma fonte exclusiva Conta Azul

A Conta Azul nasceu no Vale do Silício. Lá, nossos fundadores trabalhavam em uma mesa de ping-pong. Desde então, a mesa esteve presente na empresa e tornou-se um elemento da nossa cultura, lembrando que o caminho também pode ser divertido!

Início da Conta Azul: parte dos founders trabalhando em cima de uma mesa de ping-pong. #ParaTodosVerem: na foto há dois homens, um de camiseta preta e outro de camiseta branca. Os dois estão trabalhando em uma mesa de ping-pong que está bastante bagunçada. A foto mostra o início da Conta Azul.

O começo da Conta Azul foi em São Francisco – EUA, em um processo de aceleração. Foram meses a fio trabalhando duro, estudando e aprendendo com os melhores do mundo. A leveza da nossa cultura também começou nessa época, mesmo em um momento intenso e desafiador (como todos os nossos dias desde então). Lá, trabalhávamos em cima de uma mesa de ping-pong.

Desde o dia 1, os fundadores sabiam o que queriam com a Conta Azul, e a mesa de ping-pong estava lá para lembrar que o caminho também pode ser divertido. Por isso, decidimos homenagear e batizar a nossa fonte como Ping Pong Conta Azul, relembrando esse pedaço importante da nossa história!

Inovação, dedicação e leveza são a fonte da nossa cultura, e é como pensamos nossa tipografia da Conta Azul. Traços leves que trazem segurança e simplicidade para a nossa marca, que tentam atender a tudo que está em jogo.

O reconhecimento

Prêmio que recebemos em 2020. #ParaTodosVerem: a imagem é uma foto com alguns textos. Na foto, uma mão está segurando uma caixa rosa com uma medalha na cor bronze. Na medalha está escrito Bronze 2020. No texto da imagem está o logo da Conta Azul Design e o texto “Uma fonte exclusiva Conta Azul, pensada para funcionar em diversas situações.”

No Brasil Design Award de 2020, fomos premiados na categoria Tipografia. Este reconhecimento veio para fechar com chave de ouro o processo de construção da marca Conta Azul. Criamos um universo visual autêntico com uma fonte exclusiva.

Versátil e sem serifa, a Ping Pong foi projetada para ser uma peça principal no nosso universo visual. As formas arredondadas trazem leveza para nossa comunicação e seu traço amigável deixa tudo mais leve.

Que projeto!

Como comentei no início, este é um projeto que dá bastante orgulho. Além de visualmente bonita, nossa tipografia é única, exclusiva e atende aos nossos objetivos.

Foi um marco importante na construção da nossa identidade visual e, com este artigo, fechamos a trilogia do processo de construção da nossa marca.

Deixo registrada minha gratidão ao Estúdio Firmorama e ao Estúdio Fábio Haag. Foi um privilégio e uma honra escolher trabalhar com vocês e dividir a construção deste projeto para, juntos, chegarmos ao resultado que chegamos.

Que orgulho! Muita gratidão! 🙏

E o você, o que achou do trabalho e do resultado final? Escreve pra mim nos comentários. Até uma próxima =)

--

--

Victor Zanini
Conta Azul Design

Head de Design, autor do livro “Liderança em Design” e "Designer & Líder". Co-fundador da Editora Brauer