Retrospectiva de Research Ops (Operações de Pesquisa) na Aegro

Shirley Santos
Design na Aegro
Published in
4 min readJul 14, 2022

Contém texto alternativo nas imagens

Fundo de cor “areia” com ilustrações de 2 gráficos. Um no centro, com barras verticais de diferentes tamanhos e outro logo acima composto por uma linha e pontos distribuídos de maneira similar à uma linha do tempo com altos e baixos. Abaixo dos gráficos, existe uma tarja indicando os anos de referência: 2021/2022 e 3 linhas no rodapé do retângulo que limita a imagem.

Tá, mas o que é considerado Pesquisa, afinal?

Print screen de uma parte da busca no google, que descreve o significado da palavra “pesquisa” como: “pesquisa - substantivo feminino 1. conjunto de atividades que têm por finalidade a descoberta de novos conhecimentos no domínio científico, literário, artístico etc. 2.investigação ou indagação minuciosa.

Na Aegro, num primeiro momento, o termo se aplicou à surveys, entrevistas, conversa ou coleta de dados do usuário interno ou externo (clientes) para melhorar ou alterar algum produto, processo ou serviço; ou o ato de levantar dados sobre um assunto com a finalidade de promover modificações no contexto analisado.

Esse “disclaimer” foi necessário porque, para muitos da companhia, foi o primeiro contato com a área de Research. Muitos inclusive não reconheciam as atividades que já praticavam como pesquisa. Na Aegro, o pilar de pesquisa apoia prioritariamente as squads, o que não impede de oferecer apoio às demais áreas quando necessário.

As atividades e processos descritos a seguir ocorreram entre julho de 2021 e julho de 2022. Apesar de terem sido conduzidos por uma “euquipe”, faz parte de uma construção coletiva do time de Design, dentre outros times que se relacionaram com a área.

Atualização da página principal do Pilar de Pesquisa

Gif da Página de Research Ops no Confluence da Aegro sendo percorrida rapidamente

Uma página principal com link para todos os projetos, últimas atualizações e explicações sobre o que são as operações de pesquisa.

V1 — Templates de Documentação direto no Confluence

👉 Templates facilitam a documentação e auxiliam na encontrabilidade de materiais que não foram feitos por nós, pois, se usamos o mesmo template, ainda que sofram mudanças ou acréscimos, os grandes blocos de informações serão mantidos.

Demonstração de como encontrar e utilizar os templates durante a criação de uma nova página. No lado esquerdo possui o template com título “[Modelo] Plano de pesquisa/projeto [título do projeto] e logo abaixo uma sessão para inclusão do “Problem Statement/Definição do problema” e uma tabela para a descrição da hipótese. Ao lado direito tem uma barra de pesquisa com a busca “plano de pesquisa” dentro das configurações de página do Confluence
Demonstração de como encontrar e utilizar os templates durante a criação de uma nova página

Foram criados para apoiar as atividades:

  • Template de Plano de pesquisa
  • Modelo de Roteiro+ Resumo de Entrevista
  • Guia de uso do repositório de entrevistas, que inclusive tem um artigo aqui que conta como processamos a entrevista nele

Recomendações para quem vai entrevistar/conversar com cliente

Por ser uma das atividades de pesquisa mais executada, houve a construção de recursos para apoiar o processo de entrevistas de ponta a ponta. Alguns já foram mostrados anteriormente, mas vale lembrar que na “linha do tempo de pesquisa” temos:

Fundo verde claro e uma linha do tempo verde escuro com 4 pontos com retângulos preenchidos das seguintes escritas: 1. Quem entrevistar? 2. Durante a entrevista 3. Modelos para documentação 4. Como analisar e gerar insights das descob
Linha do tempo de necessidades de entrevistas

1. Possibilidade de solicitar recrutamento ao pilar de pesquisa para realizar entrevistas

Absorção do processo de recrutamento para centralização das comunicação e redução de custos com ferramentas, além do controle de histórico de comunicação com cada cliente.

Ou registrar o início de uma pesquisa:

Aumentamos a quantidade de pesquisas realizadas e, para evitar que pesquisas iguais aconteçam, é fortemente recomendado que o início de uma pesquisa seja informado através do canal criado para essa finalidade:

Tela de início do typeform com os seguintes dizeres: Olá, Aeger! Este canal tem a finalidade de: 1. Registrar o início das pesquisas que acontecem na Aegro para que as mesmas possam ser reutilizadas por outras equipes. 2. Solicitar apoio ou realização de pesquisas para o pilar de Pesquisa. Logo abaixo há o botão de “Continue”
Início do formulário no Typeform

2. Durante a entrevista, coletar autorização e gravar as conversas

Apesar de já termos uma base de clientes com autorização prévia, foi fortemente recomendado a gravação e a autorização dentro do próprio arquivo de vídeo. Ou seja, perguntar ao cliente se pode gravar e repetir a pergunta após o início da gravação por questões jurídicas e éticas de pesquisa. Mas principalmente para que tenhamos o dado bruto e não tratado/manipulado sobre o que foi dito pelo usuário.

Exemplo de projeto realizado na equipe de Design somente utilizando dados qualitativos e quantitativos já coletados pelos times de Vendas e Relacionamento:

➡️ Job Stories para a criação do Redesign

➡️ Motivações dos clientes Aegro — Jobs to be done

3. Procedimentos operacionais de pesquisa

Fluxo criado no Miro(plataforma) que se assemelha a uma linha do tempo, com cards em sequencia, indicando as etapas de Análise do problema e Preparação.
POP (procedimento operacional de entrevistas)

POPs (Procedimento Operacional Padrão, uma espécie de fluxo de atividades que descreve processos) no Miro detalhando como fazer e quais ferramentas a Aegro oferece para cada etapa de uma pesquisa + referências de boas práticas.

4. Análise e cruzamento de dados

Foi criado um repositório de pesquisas qualitativas que permite a localização de dados de maneira facilitada, pois o mesmo permite encontrar conteúdo dentro de vídeos (o repositório transcreve as falas para texto) e até mesmo em arquivo pdf. Além de guardar, o Silo (como é chamado nosso repositório) facilita a etapa de análise de dados através de tags, canvas, diagramas e gráficos.

Métricas e Indicadores

O quanto avançamos em cada dimensão das operações de pesquisa, tendo como referência teórica a pesquisa do NN/g e as atividades que estabelecemos dentro de cada esfera no início das atividades:

Tabela com duas colunas respectivamente com os títulos 1. Esferas e 2. Realizado. Abaixo a descrição das mesmas na seguinte ordem (por linha): 01. Participantes | Pessoas com 75% realizado, 02. Governança com 60%; 03. Conhecimento com 50%; 04. Ferramentas com 60%; 05. Competência | Formação com 25%; 06. Advocacy (Defesa | Comunicação com 33% realizado
A porcentagem foi estabelecida com relação à quantidade de tarefas previstas pra cada esfera no início da construção do backlog das atividades do pilar de pesquisa
Slide com duas cores, do lado esquerdo de fundo verde e letras brancas o texto: As páginas da sessão de Research Ops foram visualizadas por 107 pessoas diferentes mais de 800 vezes. Do lado direito com o fundo cinza e duas imagens retiradas do confluence. Uma das estatísticas de visualizações de página e a outra da árvore de páginas que existem na categoria “Research Ops”
Estatísticas das páginas do Confluence
Slide com o título Equipes que tiveram o apoio do pilar de pesquisa para suporte na realização e apoio na execução de projetos internos. Ao lado em quadrados verdes de diferentes tamanhos as seguintes frases (em ordem de tamanho dos quadrados): Product Design, Marketing, Product Management, Serviços Financeiros, Estratégia e Execução e Relacionamento
Slide com uma imagem dos projetos que estão na plataforma Dovetail e o título à direita: 22 projetos foram iniciados no Silo e 36 entrevistas foram registradas
Silo é o nome do nosso repositório de entrevistas (no Dovetail)
Slide com o título: 16 iniciativas de Apoio às Operações de pesquisa iniciadas. Abaixo os números em escala maior, seguidos de textos menores: 2 Guias, 3 Pops, 4 Modelos/Templates, 7 processos/projetos. Há uma ilustração de um personagem verde com chapéu e o dedo para cima, como se tivesse tido uma idéia
Dentre elas: Projeto de Planejamento da Comunicação com clientes (mapeamento do contato/canal/finalidade); Projeto da base de usuários para entrevista (grupo de clientes para pesquisa) Definição dos Jobs to be done — Motivações dos clientes Aegro e suas respectivas Jobs stories
Imagem de um slide que cita no título: “2 artigos no Medium de Design da Aegro” e abaixo 2 imagens do resumo de cada um deles. Um intitulado “Como processar entrevistas no Dovetail e gerar insights” e o outro: “Por que escolher o Dovetail como repositório de Pesquisa?

É isso. Se houver alguma dúvida sobre o que foi dito, só comentar aqui. Obrigada pelo tempo de leitura e até o próximo! 😉 (emoji piscando)

--

--

Shirley Santos
Design na Aegro

Researcher Ops — Entusiasta de assuntos relacionados à acessibilidade, LGPD e Diversidade e Inclusão | linkedin.com/in/shirleysantosps/