QCon: Uma oportunidade de diamante!

Paula Santana
Devs JavaGirl
Published in
8 min readMay 16, 2018

Quanto mais eu me preparo, mais sorte eu tenho…

Bem, foi com essa energia que eu recebi o convite para participar dos três dias do QCon, uma das maiores Conferências de Desenvolvimento de Software do Brasil. Na semana do evento, eu sabia que seria algo fora do normal, mas eu não esperava que seria tanto! Como é de praxe… vou dar um preview do que esse convite significou na minha vida.

CONTEXTUALIZANDO

O meu primeiro contato com a palavra “QCon” foi em 2014, quando um líder técnico me falou sobre o evento. Na época, eu estava estudando para aprender programação e melhorar o meu nível técnico. Por isso, eu acompanhava os artigos e assistia vídeos da InfoQ Brasil. E na hora de comprar o ingresso que é bom? Eu sempre refletia e percebia que não tinha como pagar :(

Bem, vida que segue… Nisso, decidi sair da Zona de Conforto e comecei a me envolver com comunidades e, em menos de um ano, comecei a trabalhar em São Paulo (como já expliquei em outro artigo). Não foi fácil e quem me vê hoje provavelmente não imagina que eu passei por uma depressão bizarra, fiquei à base de remédios e fiquei um pouco perdida.

Meu envolvimento com comunidades me ajudou a superar diversos obstáculos internos. Uma grande lição foi começar a focar no que eu conseguia construir ao invés de me lamentar com o que eu não tinha! E isso me abriu os olhos: venho conhecendo pessoas maravilhosas! É network que fala, né? Prefiro dizer que temos propósitos iguais. Tem sido com essas conexões e ações que eu consigo me engajar, melhorar e pude ser percebida — de alguma forma que eu ainda não sei direito como.

O CONVITE

Um belo dia, eu to lá de boa na minha rotina quando recebo uma mensagem de um dos profissionais que mais admiro ! Cara, era um convite para ter acesso ao QCon e, nossa, parecia que aquilo não era real! Primeiro, por ser quem era… E segundo por ter a chance de ir ao evento dos meus sonhos de programadora!

Aqui vai um agradecimento especial à empresa que eu trabalho, que me permitiu usufruir desta oportunidade! Corri para negociar e sou muito grata por ter conseguido. OBRIGADA!

Aquele dia foi definitivamente louco. Ainda baqueada e entusiasmada com a possibilidade, recebi outro convite inusitado: coordenar a trilha de Java Corporativo do TDC SP. Surreal! O que eu fiz? Aceitei, claro!

SEMANA DO QCON

Chegou a esperada semana do evento. Em paralelo, estou passando por uma transição de equipe no trabalho, fiquei doente (na verdade, escrevo esse texto com dores nos pés e dando umas tossidas, mas disfarça) e ainda auxiliei alguns amigos em processos seletivos. Também estou envolvida nas coisas do Dev Java Girls e do Baixada Nerd.

Nada disso me impediu de chegar no evento e aproveitar! Claro que, antes disso, eu me perdi, subi e desci a Frei Caneca umas duas vezes… e ainda consegui chegar a tempo de ver a primeira palestra!

PALESTRA 1: ESTUDE, MEU POVO!

Martin Spier, (Sr. Performance Architect at Netflix), falou sobre “Um Dia na Vida de um Arquiteto de Performance do Netflix”. Pensei que, se eu tivesse ido no ano passado, ficaria boiando em boa parte do conteúdo (para não dizer tudo hehe). Hoje, eu percebi o quanto evoluí tecnicamente, já que consegui entender tudo o que ele dizia. Fiquei feliz por usar boa parte daquela arquitetura na minha rotina de trabalho!

INTERVALO: HORA DE CONHECER GENTE

Enquanto eu aguardava a próxima palestra, cutuquei uma menina no estande da Red Hat e perguntei se ela estava sozinha. Olha, valeu a pena: fiz uma amizade inesperada lá dentro! Confesso que, apesar de não ser nada tímida, eu estava me sentindo sozinha naquele ambiente e ter alguém me ajudou a ficar mais à vontade.

PALESTRA 2: ERA EM INGLÊS, EITA!

Começou a palestra “3 Common Pitfalls in Microservice Integration”, totalmente em inglês. Quem me conhece pode estar pensando que eu superei meu bloqueio com a gramática da língua inglesa. Ou você pode estar pensando “ela não entendeu nada”. É verdade! rs

Vamos à principal lição aprendida: eu realmente preciso estudar inglês e me programar para aprender algo novo sobre o tema todos os dias.

INTERVALO: FAZENDO MAIS AMIZADES

Fim de palestra rola o que? Network, né! Depois de muito contato pelas Redes Sociais, conheci pessoalmente a Mariana Elisa e ela foi uma baita parceira de Qcon maravilhosa! Mari e Manu: gratidão!

NADA É EM VÃO!

Entre tanto conteúdo de qualidade, percebi que meus estudos sobre GraphQl não foram em vão. Eu só preciso fazer mais “POCS” para chegar à mais conclusões. Percebi também que monitorar aplicações é algo extremamente importante e até anotei diversas ferramentas e tecnologias para estudar mais.

Alguns pontos importantes em meio à tanta informação que recebi foi sobre a palestra da SCHEILA GIONGO e SUZYANNE OLIVEIRA sobre “Como acelerar o desenvolvimento e engajar seu time na busca por bons resultados”. Eu, como entusiasta em Agilidade, me perguntei como não as conhecia antes?! Gente, o que eu mais pude perceber foi a importância de estudar e colocar em prática o conceito de TIME! Especialmente no meu trabalho e nas comunidades que participo da organização.

Outro conteúdo que mexeu com meu coraçãozinho de menina programadora foi a palestra do LUCIANO RAMALHO! O título “Além dos Paradigmas: como dominar linguagens no século 21” me deu um monte de insights sobre linguagens, como Python e Go.

AGORA AGUENTA CORAÇÃO…

Um ponto altíssimo do evento para mim foi conhecer pessoalmente o Otávio Santana! E que cara “massa” :)

Também falei pessoalmente com a Yara Mascarenhas, especialmente para agradecer a oportunidade de participar da coordenação de uma das trilhas do TDC SP 2018, em parceria com Elder Moraes e com o Otavio.

E o Java Man? Confesso que o Bruno Souza foi uma pessoa que me surpreendeu, especialmente por sua postura ao mediar a track Carreira e Soft-Skills. Na minha opinião, essa trilha é de extremo valor em eventos desse nível!

Além disso conversei com a Andrea Carmona sobre o Devs Java Girls e pude contar com todo apoio dela para nossas ações. Que profissional e que pessoa fora de série!

OVERVIEW

Para finalizar, assisti a palestra “Open Source e Carreira: muito mais do que ‘apenas’ uma transformação profissional”, do Otávio Santana. Isso me deu certa luz: sinto que estou definitivamente no caminho certo. Ufa, depois de tanta batalha pessoal…

Guardei as dicas acumuladas nas palestras e no painel final da Track de Carreira e Soft-Skills e sei que posso melhorar muito para exercitar a minha missão de vida.

VAI TER DICA SIM!

Como em todos os textos… eu procuro dar dicas, baseadas no que eu passei e vivi. Então, vamos lá!

Muitos ficam em dúvida sobre qual área profissional seguir e, basicamente, você precisa analisar três grandes pontos:

  1. O que você gosta de fazer
  2. O que você faz bem
  3. O que o mercado valoriza

Provavelmente, na intersecção desses três itens está o seu direcionamento profissional! Portanto…

Se você é bom em algo e o mercado valoriza, mas… você não gosta: aprenda a ver o lado bom daquilo;

Se você gosta e o mercado valoriza, mas não é bom nisso: aprenda a melhor maneira possível de ficar bom nisso;

Se você gosta e é bom em algo: crie estratégias para o mercado valorizar;

JÁ PENSOU EM PARTICIPAR DO PRÓXIMO DE GRAÇA?

Quer participar de eventos e não está com grana? Tem um jeito bacana de conferir o evento e ainda ficar por dentro dos bastidores: participe como voluntário ou palestrante! É uma forma rápida, barata e muito bacana de ter contato com eventos desse porte. Fora que ainda pode ir para o seu currículo, o que é super positivo.

Lembra que eu falei da coordenação do TDC? Então… o evento está chegando! Seria bacana participar do Call4Papers do TDC SP: http://cfp-sp.thedevconf.com.br/ para submeter sua palestra… ou até como voluntário no evento! É uma forma de ter contato com este nível de evento.

PROJETOS OPEN SOURCE

Participe de projetos Open Source! Existem diversas maneiras, mas especialmente para quem está começando: faça o que a galera não quer fazer, como revisão de documentação! Para mais detalhes, indico este artigo do Nicholas Eduardo “Outras formas de contribuir com Open Source”

INGLÊS, MY PEOPLE

É, meu povo… Quem me conhece sabe que aprender inglês é uma dificuldade na minha vida… por enquanto! Essa atividade já está priorizada no meu backlog. Conto com a ajuda de todos, inclusive!

Manter a constância é importante, então, planeje pelo menos uma hora do dia para focar em aprender algo novo. Isso gera um resultado tremendo a longo prazo. Háaaa… Lembra que o tempo que você gasta em uma rede social pode ser investido na produção de algo mais efetivo para o seu conhecimento.

OUTROS PONTOS IMPORTANTES

Trabalho remoto: é bacana, mas exige infraestrutura. E isso será uma responsabilidade sua além de planejamento para que a rotina do lar não atrapalhe seu foco. Sempre tem alguém que entende o home office errado e pede para, sei lá, lavar o banheiro no meio da tarde. Vamos ter calma! Trabalho é trabalho!

Trabalho no exterior: quem está envolvido com tecnologia sabe que estamos em uma profissão com alta demanda no mundo todo. Existe certa facilidade para atuar em outros países, mas é preciso ponderar. Nem tudo são mil maravilhas e é preciso avaliar perdas, ganhos, planejamento e a realização de uma mudança tão séria na vida.

Soft skills: o mercado tem avaliado cada vez mais os soft skills dos candidatos. Uma maneira de trabalhar neles é estudar e implementar a cultura ágil em sua vida, na sua rotina como um todo. É isso o que o mercado está esperando das pessoas.

Um bom programador: um bom programador é aquele que…

  1. sabe ler código
  2. escrever código
  3. entregar código
  4. resolver o problema
  5. compartilhar o que sabe

Saia da sua bolha de conhecimento maravilhoso e compartilhe com os amiguinhos!

Bom, entre os principais pontos, não importa o que você faça e há quanto tempo faça: sempre existe espaço para melhorar.

Recomendo que veja os slides das palestras do QCON, disponíveis em: https://qconsp.com/schedule/tabular.

Descobri um site maravilhoso para profissionais com conteúdos bem bacanas, da Red Hat (então, é coisa boa): https://developers.redhat.com/.

Se a ideia de palestrar não te deixa muito confortável, prepare-se! Aproveito para apresentar o projeto maravilhoso da FERNANDA BERNARDO, uma das palestrantes do QCon, que é http://help4papers.com.br/.

Se você curte mesmo tecnologia, conheça o https://we.code4.life/, do Bruno Souza .

FINALIZANDO…

Sabe qual foi a melhor parte do QCon? A energia e ajuda que eu recebo vira um combustível para que eu passe os conhecimentos adiante! O que ficou dos dias de correria foi uma gratidão enorme, vontade de retribuir de alguma forma e de ajudar a galera como eu puder.

Acho que minha participação no QCon foi além do tradicional “oportunidade de ouro”. Foi de diamante! Porque foi mais forte, mais poderoso e mais valioso do que eu jamais poderia esperar. As expectativas eram altas, mas foram superadas no primeiro minuto de evento.

Obrigada, organização! A minha forma de retribuir é produzir esse humilde texto, na intenção de multiplicar conhecimentos. Muito feliz por ter participado um pouquinho da história de vocês.

Voltei com muita bagagem, não só de conhecimento, mas para estudar mais!

E você? O que faz com as coisas boas que recebe? :)

--

--