Se você usa apps de relacionamento, cuidado! Um guia para usar o Tinder (e afins) sem ter seus dados roubados — Parte 2

Um guia com 12 dicas para se manter seguro nos apps de namoro online.

Victor Góis
digitalmente
11 min readNov 28, 2018

--

Esse artigo faz parte de uma série sobre aplicativos de namoro. Se você ainda não leu a primeira parte, sugiro que leia e este texto vai fazer muito mais sentido para você. A parte 1 você encontra aqui.

O Facebook, que tem 2 bilhões de usuários, é a plataforma de mídia social mais “central”, usada por muitos dos aplicativos de namoro para permitir conexões, como podemos ver claramente no mapa de rede abaixo. Além do Facebook, diferentes aplicativos de namoro permitem conexões com outras plataformas de mídia social, especificamente: LinkedIn (500 milhões de usuários), Twitter (330 milhões de usuários), Google+ (2,2 bilhões de perfis registrados), Instagram (800 milhões de usuários) e Spotify (210 milhões de usuários).

Imagem por Andrea Benedetti, Beatrice Gobbo, Giacomo Flaim da Density Design

Olhando atentamente para este cluster de aplicativos de namoro e plataformas de mídia social, vemos que todos os aplicativos de namoro que se conectam ao Twitter, Google+, Instagram ou Spotify também permitem conexões com o Facebook. Apenas um aplicativo de namoro, Belinked, depende da conexão com o LinkedIn sem também se conectar ao Facebook. Na parte inferior do mapa há vários aplicativos de namoro — de Scruff a Elite Singles a Ashley Madison — que aparentemente não conectam a nenhuma plataforma de mídia social. Em vez disso, esses aplicativos de namoro parecem estar bastante isolados na ecologia do aplicativo. No lado esquerdo do mapa, há um pequeno grupo de aplicativos de namoro chineses, incluindo o Momo, que só se conecta a duas plataformas de mídia social chinesas. Vendo que o Facebook, Instagram, Twitter e outras plataformas comuns não são usadas na China, faz sentido que o aplicativo de namoro chinês exista em uma ecologia isolada quando se trata de conexões de mídia social.

Ao visualizar o tráfego de rede, podemos identificar a quais terceiros o aplicativo de namoro se conecta. Além disso, se a conexão for insegura, também podemos capturar quais pontos de dados estão sendo compartilhados.

Por exemplo, o Tinder faz todas as solicitações criptografadas por HTTPS, exceto para veicular imagens. Isso significa que alguém que monitora o tráfego da rede pode ver as fotos de todos os perfis do Tinder que alguém está visualizando na rede ou até mesmo introduzir fotos falsas no feed do usuário.

O aplicativo Grindr se comunica com 13 nomes de host de publicidade diferentes, alguns dos quais são solicitações HTTP não criptografadas que incluem informações de usuário de texto simples, como coordenadas de GPS e tipo de telefone. Não é fácil determinar quais contas são falsas ou reais, tanto para usuários quanto para administradores de aplicativos. Por outro lado, as políticas de nomes reais podem discriminar os indivíduos trans e diminuir a privacidade das pessoas que desejam permanecer anônimas para as pessoas com as quais não estão conectadas; não revelar seus nomes reais ou sobrenome é uma medida de segurança comum entre os usuários.

No exemplo abaixo, de uma conta criada para fins de teste, você pode ver uma conexão HTTP típica sem segurança para um anunciante de terceiros. Aqui, a marca e o modelo do telefone, o sistema operacional, a operadora de celular, o dispositivo, as dimensões da tela, o aplicativo Grindr, o sexo, a idade e as coordenadas gps são todos identificáveis:

Como parte de um projeto de pesquisa profundo do qual deriva grande parte das informações deste artigo, a Tactical Tech realizou 50 entrevistas qualitativas em profundidade distribuídas em todo o Oriente Médio e Norte da África, Europa, EUA e regiões da América Latina para usuários de aplicativos de namoro de vários gêneros, idades e orientações sexuais, alguns dos quais traduzidos trechos são apresentados abaixo.

Em geral, mulheres e pessoas LGBT estavam preocupadas com o compartilhamento de dados que poderia levar a uma violação de informações pessoais que o usuário não queria expor:

“Eu tenho me assustado com o Happn mesmo quando eu fiz o meu melhor para esconder a minha identidade para os outros, especialmente porque há muito mais informações on-line que você pode encontrar sobre mim se você souber meu sobrenome ou como eu me pareço. Tento não revelar meu sobrenome ou fotos para que os usuários não encontrem textos que eu possa ter escrito que revelem minhas opiniões sobre determinadas questões. No entanto, uma vez, apesar de estar muito consciente de não revelar nenhuma informação extra, um cara conseguiu capaz de descobrir meu nome, onde eu trabalhava e as conferências em que eu falei, apenas pesquisando palavras-chave do meu primeiro nome e da faculdade . Acontece que lá sou a única pessoa com esse nome que se formou naquela faculdade.” (Líbano, mulher, 34 anos, hétero)

“O Tinder se conecta ao Facebook e ao Instagram, e é sempre um pouco decepcionante ver alguém lá que tenha amigos em comum comigo, especialmente se os amigos em comum são aqueles que não sabem que eu sou gay. Eu ficaria nervoso se eu desse match com alguém que tem amigos em comum comigo, porque eu sinto que poderia arriscar que eles descobrissem sobre minha sexualidade ou soubessem muitos detalhes sobre minha vida amorosa. Isso não está estritamente relacionado à mídia social, mas o Tinder também permite que você escolha se você está interessado em homens ou mulheres, e se você escolheu homens, isso só mostrará a você outros homens que estão interessados ​​em homens. Isso levou ao Tinder a efetivamente “conhecer” alguns homens que eu conhecia na vida real, já que vê-los no Tinder significava que eles haviam se interessado por homens. “(Jordan, homem, 21 anos, gay)

“Descobri que alguém que eu bloqueei no OKCupid ainda era capaz de olhar para o meu perfil.” (Alemanha, mulher, 37 anos, heterossexual)

Quase todos os entrevistados nas regiões participantes mencionaram que o Facebook estava sugerindo amigos que foram contatados via WhatsApp após uma match. Na verdade, como o Facebook é dono do Whatsapp, eles compartilham por padrão o número de telefone de um usuário, o que permite que o Facebook sugira amigos em comum (mas você pode desativar as configurações de privacidade). Frequentemente, o Facebook estava sugerindo pessoas que nem sequer foram correspondidas nos aplicativos . Isso poderia levar à divulgação de membros da comunidade LGBT ou tornar público o comportamento sexual que não deveria ser conhecido por colegas de trabalho, familiares ou outras pessoas fora dos aplicativos.

“Algumas pessoas que eu nem sequer dei“ curtir ”na foto me acrescentaram no LinkedIn ou no Facebook.” (Argentina, mulher, 37 anos, heterossexual)

“O Facebook está conectado ao Grindr e ao Whatsapp. Se falei com alguém no Grindr ou no Whatsapp e não tenho essa pessoa no Facebook, ele me sugere como amigo. ”(Colômbia, homem, 35 anos, bissexual)

E se meus dados forem hackeados?

“A vida é curta. Tenha um caso “, foi a alegação de Ashley Madison de atrair pessoas casadas ou pessoas em um relacionamento. O site alegava conceder privacidade, e as pessoas acreditavam, ou queriam. Mas em novembro de 2016, um ataque de hackers revelou 33 milhões de clientes Como resultado da violação de dados, houve suicídios e muitos sofreram assédio on-line.12 Mais de um ano após esse desastre de violação de dados, os aplicativos de encontros mais populares não se tornaram muito mais seguros em geral. A revista revelou sérios problemas de segurança nos serviços de sites de encontros mais populares usados ​​no Reino Unido.13 Em 2016, dois pesquisadores dinamarqueses, Emil Kirkegaard e Julius Daugbjerg Bjerrekær, divulgaram as informações de perfil de 70.000 usuários do OkCupid sem a permissão dos clientes ou da empresa. Kirkegaard e Bjerrekær revelaram informações sensíveis como hábitos sexuais, política, fidelidade, sentimentos sobre a homossexualidade, localização, demografia e nome de usuário, tornando extremamente possível identificar entifique a pessoa por trás do perfil. No outono de 2017, um grupo de pesquisadores do Laboratório Kaspersky, sediado em Moscou, estudou as versões Android e iOS do Tinder, Bumble, OKCupid, Badoo, Mamba, Zoosk, Happn, WeChat e Paktor, e Descobrimos que os dados pessoais, como e-mail, nome e local, foram enviados sem criptografia e podem ser acessados ​​com facilidade por criminosos cibernéticos.

Os riscos e experiências ruins que alguém pode encontrar no ambiente de aplicativos de namoro estão diretamente conectados ao que acontece no mundo off-line. Sextortion, stalking, vingança, extorsão, estupro e outros crimes sexuais são problemas onde os direitos das mulheres e outros na comunidade LGBT não são garantidos. Algumas questões específicas, como cobranças não solicitadas em cartões de crédito (na maioria dos casos gerenciadas por Google Pay) e assinaturas de usuários “premium” que não podem ser canceladas, também são comuns.

Alguma esperança no horizonte

Nem tudo está perdido quando se trata do jogo de namoro digital. A ideia de confiança social, que é promovida no aplicativo Gayromeo, permite aos usuários confirmar “confiança” em outros usuários através do recurso “Eu conheço essa pessoa”. O recurso permite que as pessoas destacem quem conhecem pessoalmente e isso é mostrado no perfil da pessoa “confiável”. Isso pode ser mais relevante em países onde os aplicativos de encontros são usados ​​para prender usuários de vários planos tabus tanto pelas forças de segurança (por exemplo, no Egito), quanto por grupos homofóbicos de direita (por exemplo, na Rússia). Embora isso possa criar problemas adicionais relacionados ao mapeamento social, ele também pode resolver problemas como usuários que criam perfis falsos para segmentar a comunidade gay.

Na última primavera, a Associação de Consumidores da Noruega permitiu que a Tinder alterasse seus termos e condições, agora todos os arquivos gerados por usuários noruegueses serão excluídos quando a conta for cancelada (o que difere da regra geral de dados acima citada) precisa para fins comerciais legítimos ”); os termos e condições são redigidos em norueguês de maneira mais simples e curta, de modo que, se necessário, os usuários terão o direito de resolver disputas com o Tinder na Noruega.

Em julho de 2017, o Tinder foi avaliado em US$ 3 bilhões. Estima-se que seu dono, o Match Group, valha US$ 4,8 bilhões, onde o Tinder representa mais de 60% do mercado. É um grande negócio e as empresas devem levar em consideração as necessidades e a segurança dos usuários. Cabe aos reguladores — mas também ao público — pressionar as empresas e exigir uma mudança no jogo do “vale tudo”. O “tempo de privacidade on-line acabou” é anunciado pelos diretores da empresa de tecnologia, mas quando se trata de mídia social e aplicativos de namoro, temos que ir além da idéia de ser livre, você é o produto e entender que não há usuários, não há negócios.

Estratégias de mitigação

Historicamente, as empresas de namoro fizeram muito pouco em termos de segurança do usuário, o que significa que o cuidado e a proteção dos seus dados estão em suas mãos. Ainda não há dados concretos sobre crimes ligados a aplicativos de namoro, e a maioria das pesquisas sobre aplicativos de namoro está sendo conduzida pelas empresas de namoro, em vez de por organizações governamentais encarregadas de priorizar a segurança dos cidadãos. Há um ano, uma pesquisa encomendou por Match.com entre 2.000 usuários de aplicativos de namoro descobriram que 37% deles estavam preocupados com sua segurança ao namorar alguém que conheceu através de uma dessas plataformas. O que é mais preocupante é que mais da metade deles não denunciou à empresa.

O que podemos ter certeza é que o namoro on-line está crescendo rapidamente, pois fornece um método alternativo de conexão, que pode ser mais confortável do que o cenário tradicional de flertar com bar. Não mais lidar com pessoas bêbadas ou esperar que os homens toquem o primeiro movimento; a chance de ser claro desde o começo sobre o que você espera de um encontro — uma noite só para conhecer novas pessoas ou um relacionamento de longo prazo. Alguns entrevistados em nossa pesquisa disseram que uma de suas estratégias de segurança não é atender a pessoa no primeiro encontro em sua casa:

“Eu tenho no aplicativo que eu trabalho como professora, mas não digo onde eu trabalho.” (Jordan, mulher, 29 anos, heterossexual)

“Não respondo a perguntas sobre onde moro ou dou meu número do Whatsapp. Eu também digo aos amigos onde estou indo e os atualizo. Eu também não os encontro perto da minha casa. ”(Colômbia, mulher, 40 anos, heterossexual)

“Conheço pessoas em um espaço público e nunca dou meu endereço pessoal no primeiro encontro.” (Brasil, masculino, 31 anos, gay)

No entanto, como mencionado anteriormente, é fácil obter informações sobre a sua localização através do aplicativo. Apenas ativando a localização, ou escolhendo se você está procurando por homens ou mulheres, já revela mais para os contatos do que a pessoa está disposta a dizer. Existem outras boas estratégias de segurança mencionadas pelos usuários da pesquisa, como, por exemplo, dizer aos amigos para onde você está indo, enviando notificações de que tudo está indo bem e evitando a conexão com outros aplicativos através do perfil.

“Se eu vou encontrar alguém novo, eu dou todas as informações sobre essa pessoa para alguém que conheço e digo a eles quanto tempo eles devem esperar para obter alguma informação ou mensagem minha. Se eu não entrar em contato com eles depois desse período, haverá uma série de ações que eles farão. ”(Colômbia, mulher 36 anos, bissexual)

“Não forneço os detalhes da minha conta de mídia social, para encontros casuais, eu não forneço meu número, então o único contato é por meio do aplicativo. Se eu me sentir desconfortável, basta eu bloqueá-los no app e eles não vão conseguir mais ter contato comigo.“ (Itália, sexo masculino, 23 anos, gay)

“Quando eu usei para trios nós tínhamos um perfil em comum como um casal que era falso. Hoje em dia tenho meu próprio perfil, mas não tenho nenhuma informação pessoal na descrição. Eu não me conecto com outras plataformas como Instagram ou Spotify também. ”(Chile, masculino, 28 anos, hétero)

Para aproveitar a experiência de ter apps e tirar o máximo proveito dela (sem dar mais de si mesmo do que você quer dar), aqui você encontrará um Decálogo de estratégias que podem ser usadas para ser mais seguro quando se namora on-line:

  1. Se você criar uma conta, não forneça todas as suas informações pessoais, não use seu nome completo e não especifique onde mora ou trabalha
  2. Nunca dê seu número de celular
  3. Nunca acesse um aplicativo de namoro por meio de um wifi público. Ele pode dar a qualquer pessoa com pouca habilidade técnica e intenções ruins de acessar seus dados. Se a conexão for inevitável, use um VPN
  4. Tente não se conectar a outras contas que possam fornecer mais informações pessoais sobre você. Se o login do Facebook for obrigatório, verifique suas configurações de privacidade e as informações que você definiu como públicas. Faça o mesmo com o Instagram
  5. Crie uma conta de e-mail alternativa para login
  6. É recomendado usar imagens diferentes das que você usa nas suas redes sociais; não é incomum carregar “fotos misteriosas” que podem garantir seu pseudo-anonimato
  7. Proteja seu celular com senhas
  8. Instale um software que verifique se há malwares no seu telefone.
  9. Nunca abra links enviados por estranhos porque eles podem conter vírus ou malware que podem roubar seus dados
  10. Se a conversa está ficando empolgante, saia do chat e convide sua paixão para ir para uma plataforma mais segura, como a Wire (https://wire.com/en/), onde você pode criar uma conta na área de trabalho sem usar seu número de telefone, depois use a versão móvel com seu nome de usuário.
  11. Se você sentir vontade de compartilhar fotos nuas, visite o Guia sexy de codificação dos direitos para nus mais seguros https://www.codingrights.org/safernudes/
  12. Antes de ir em um primeiro encontro, diga a um amigo próximo que você está se encontrando e onde. Se você puder, mantenha essa pessoa atualizada sobre como as coisas estão indo.

Não há estratégia que lhe dê total segurança ao usar um aplicativo de namoro. No entanto, isso também é verdade para conhecer pessoas off-line. Se você quer jogar de forma segura, não precisa abandonar completamente o jogo de namoro digital, mas saber o que está em jogo e como se proteger permitirá que você tenha uma experiência muito melhor.

Este artigo foi inspirado pelo projeto OurDataSelves, e seu artigo Data and Dating: Who else wants your love? e pela Coalização Direitos na Rede.

--

--

Victor Góis
digitalmente

Pesquiso e produzo sobre cultura digital. Me interesso pela convergência entre comunicação, filosofia, arte, política e tecnologia.