Fotografia por Yury Stroykin

Mensagem instantânea gourmet do dia

Assunto: meu pão ao levain

Bernardo Monteiro
2 min readFeb 22, 2016

--

Clique aqui para entender o que é o levain.

Deixei um pouco do meu pão ao levain na casa de AP e MA e pedi uma opinião qualificada sobre degustação. Horas depois recebo a mensagem de AP em meu telefone celular:

AP: Comido e lambidos todos os 60 dedos (eu, MA e as 4 crianças!). Seguimos sua dica de pré-aquecer o forno e colocar uma boa manteiga! Ele tem um azedinho marcante, uma textura no final da mastigação que acentua o mix dos ingredientes. Me chamou a atenção a persistência dos sabores na boca depois de engolir – não é uma característica dos pães que conheço.
Resumo: quando vc fizer novamente, pode dobrar a receita que passamos na Tijuca para pegar o que sobrar com o maior prazer!!👏🏼👏🏼👏🏼👍🏼👍🏼👍🏼

Bernardo Monteiro: Que bom que vocês gostaram. Será um prazer compartilhar o pão com os amigos. Pretendo continuar fazendo testes para aperfeiçoá-lo, mas tive que interromper a produção até terça-feira por causa da pintura das portas na nossa casa, que deixou um cheiro horrível. Fim de semana que vem posso entregar mais. (…) Não pretendo vender para ninguém, mas se alguém se interessar, posso ensinar a fazer. O blog “Diário do Pão ao Levain” ajuda, mas acho que uma aula prática pode ser necessária para quem nunca fez pão. O meu interesse é que a cultura do levain seja difundida. O pão ao levain é sobretudo um pão mais saudável, mais rico, com mais minerais (da farinha integral) incorporados em matéria orgânica assimilável pelo nosso organismo, graças a ação das bactérias, que também eliminam o glúten. O gosto é um pouco forte, como nos queijos de leite cru, e pode não agradar sempre ou a todos mas é mais saudável.

Até agora todos gostaram.

Faça seu próprio levain e tente reproduzir o pão em sua casa. Sinta-se à vontade para contar os resultados aqui no blog. Se preferir, escreva para bemon@me.com e eu responderei.

Abraço!

– Bernardo Monteiro

--

--