Foto do Workshop de Design Sprint que fizemos em Belo Horizonte! (Agosto/2018)

Tudo que você precisa saber sobre Design Sprints!

Thomas Mansūr
Sep 20, 2018 · 9 min read

Se você trabalha com tecnologia, gestão de projetos ou design, e não passou os últimos 2 anos em algum retiro ou ilha deserta, provavelmente já deve ter escutado o termo “Design Sprint” pelo menos uma vez.

Se você nunca ouviu falar, Design Sprint é uma metodologia de projeto para que equipes dêem um salto ao futuro, simulando como seria a execução de uma idéia (construindo um protótipo de alta fidelidade) e testando com usuários para ter certeza que estão construindo algo de valor… em 4 dias!

Basicamente, se você está buscando uma maneira mais segura e eficiente de tirar suas idéias do papel e adotar uma metodologia de inovação na sua empresa ou equipe, esse artigo vai te ajudar! :)

Boa leitura!

Aqui você vai encontrar:

  • Uma visão geral das atividades de cada dia: explicando os preparativos, a dinâmica e os objetivos de cada tarefa;
  • Referências de estudo: caso queira fazer um Sprint por conta própria na sua empresa!;

HISTÓRIA

Jake, o Criador.

Chegando na Google, ele percebeu que lá também as coisas não eram muito diferentes, e vários projetos duravam muito além do planejado, não eram lançados ou simplesmente não eram adotados pelos usuários.

Como seria a semana perfeita?

Usando seus 20% de tempo livre (que todo funcionário da Google tem para projetos pessoais) ele começou um projeto com o objetivo de responder o seguinte desafio: qual seria a receita de uma semana perfeita de projeto? Uma semana que traria respostas para o projeto sem esperar semanas, meses ou até mesmo anos?

Esse projeto se chamava Design Sprint(!), e Jake Knapp foi refinando a “semana perfeita”, testando inicialmente com as equipes dos projetos Google Chrome, Search, Ads e Google X, quando em 2012 foi chamado para aplicar Design Sprints nas StartUps da Google Ventures (a incubadora da Google)!

Essa era a oportunidade perfeita porque todas as StartUps estavam sofrendo com a metodologia Lean de desenvolvimento de produtos, onde teoricamente iam construir rapidamente a solução, lançar e coletar dados, mas a fase de construção se estendia incontrolavelmente!

<< SLIDES DO PRÓPRIO JAKE KNAPP>> A Teoria e a Prática: meses e meses de desenvolvimento de produto sem obter respostas e ter clareza no projeto…

À partir de 2012, Jake aplicou centenas de Sprints com StartUps que estavam desenvolvendo Produtos Digitais, Produtos Físicos e Serviços, para uma variedade de indústrias, e chegou ao formato final em 2016, quando lançou o livro best-seller: Sprint - Teste e aplique novas idéias em apenas 5 dias.

A semana perfeita ficou assim:

AJ&Smart, os Especialistas

Esse estúdio adotou Design Sprints como o único produto que ofereceriam para o mercado, e se tornaram os maiores especialistas em Sprints do mundo, com essa bela lista de clientes:

As empresas mais inovadoras do mundo estão fazendo Sprints!

Hoje, 2 anos e meio após o lançamento do livro, a AJ&Smart trabalha com uma versão melhorada da metodologia, chamada Design Sprints 2.0!

Resumindo, a nova versão que eles desenvolveram (junto com o Jake) não requer a participação da equipe todos os dias, tem atividades atualizadas e acontece apenas em 4 dias!

A versão atualizada do Design Sprint!

ATIVIDADES

Preparativos

Além disso, é necessário definir alguns papéis principais para os integrantes do Design Sprint:

  • Facilitador: aquele que conduzirá a equipe pelas atividades se certificando que tudo está sendo feito no tempo correto;
  • Decisor: aquele que tomará decisões finais ao longo do Sprint para direcionar as soluções do projeto;
  • Prototypers: aqueles que construirão o protótipo, seja um produto digital, produto físico ou outra coisa. (geralmente designers, desenvolvedores e engenheiros)
  • Entrevistadores: aqueles que vão recrutar, planejar e conduzir as entrevistas com os usuários no último dia do Sprint.

Com o problema definido, a semana livre, a sala reservada e os papéis definidos, é hora de trabalhar!

Exercícios ‘ATUALIZADOS’ foram otimizados pela AJ&Smart na versão 2.0

O objetivo do primeiro dia é se aprofundar no problema, alinhar a equipe em relação às oportunidades e desafios, e escolher uma parte específica do projeto para se atacar (o alvo) com o Design Sprint.

Tudo começa com o Facilitador conduzindo a Entrevista com os Experts para entender os pontos críticos de cada área do projeto. Durante as entrevistas todos vão anotando, em post-its, suas observações no formato de perguntas (ex. Como podemos incentivar a inscrição na nossa Newsletter?) e ao final da atividade as perguntas são votadas e hierarquizadas.

Após a Entrevista, cada um da equipe é convidado à pensar individualmente no que seria o sucesso do projeto! Cada um anota em um post-it o que espera conquistar ao final de 2 anos, e depois uma nova rodada de votação acontece para definir a Objetivo de Longo Prazo comum à todos.

Após pensar com uma visão otimista, é hora de pensar em tudo que pode impedir a equipe de conquistar o sucesso do projeto! As principais ameaças são votadas e transformadas em Perguntas do Sprint, que serão as métricas de sucesso do protótipo.
(ex. Se a ameaça for o consumidor não entender os benefícios do produto a pergunta seria: Como podemos deixar claro os benefícios do nosso produto?)

Se o protótipo atacar com sucesso as principais ameaças do projeto é um sinal que a idéia está no caminho certo.

Com o Objetivo de Longo Prazo e as Perguntas do Sprint definidos, a equipe consegue facilmente desenhar e identificar no Mapa da Jornada do Usuário o ponto mais sensível que deve ser atacado com o Sprint!

A manhã de segunda-feira termina com a identificação do alvo na Jornada do Usuário!

A tarde de segunda-feira é focada no desenho de soluções alinhadas ao Objetivo de Longo Prazo, que visam responder as Perguntas do Sprint no ponto mais sensível do Mapa da Jornada.

O grupo começa pesquisando referências e inspirações de produtos e serviços que resolvem desafios parecidos (inclusive de outras indústrias) e uma rodada de apresentações é feita.

Depois dessa Pesquisa Relâmpago, a equipe passa por uma série de exercícios de anotações e rabiscos para se aquecer e produzir individualmente uma solução detalhada (Conceito) até o final da tarde!

O objetivo é começar com rabiscos conceituais e finalizar a tarde de segunda-feira com uma solução detalhada!
O objetivo do segundo dia é detalhar a solução e prepará-la para a prototipagem.

O objetivo do segundo dia do Sprint é analisar todas as soluções criadas, entender qual delas está mais alinhada com o Objetivo de Longo Prazo, responde melhor as Perguntas do Sprint, e então detalhar essa solução o máximo possível para facilitar a construção do protótipo no dia seguinte.

Desta maneira, o dia começa com a equipe analisando as soluções que foram criadas no dia anterior (a segunda-feira termina apenas com a criação dos conceitos, e ninguém pode ver o que foi criado!) e uma rodada de Votação para Heat Map para identificar as partes mais interessantes dos conceitos.

Após a votação, uma breve Apresentação é feita para ter certeza de que todos entenderam os conceitos da maneira correta, e a equipe vai para a Votação de Conceitos e o Voto de Decisão!

Após identificar pedaços interessantes de cada solução, a equipe deve escolher um Conceito que vá guiar a produção do protótipo (mesmo que muitas soluções sejam agregadas à ele).

Todos juntos votam no Conceito que acreditam ser o melhor e o Decisor vai dar o voto final!

Após a equipe votar nas idéias que mais gostaram é fácil identificar o direcionamento que o protótipo deve tomar.

À tarde, com o Conceito guia escolhido e as melhores ideias identificadas, o objetivo da equipe é pensar como será o Fluxo de Teste do Usuário, descrevendo cada etapa que o usuário irá percorrer durante o teste, e depois detalhar tudo em um Storyboard até o final da tarde!

O principal objetivo do Storyboard é facilitar a prototipagem do dia seguinte, escrevendo todo o conteúdo, descrevendo o tipo de imagens e interação que se espera do protótipo.

Isso é importante para que a equipe de prototipagem não tenha que tomar decisões, e se concentre em desenvolver um protótipo de alta-fidelidade que simule o máximo possível uma experiência real de consumo do produto.

Quanto mais detalhado for o Storyboard, melhor!

Até o segundo dia, é ideal que todos da equipe tenham participado do Sprint porque é muito importante que a solução seja construída, levando em conta as expertises das diferentes áreas do projeto.

Com o Storyboard pronto, o terceiro dia pode ficar por conta da equipe de Prototypers, que é geralmente composta por dois ou três designers, (se tratando de produtos digitais) e caso o protótipo seja mais complexo ou seja um produto físico, desenvolvedores e engenheiros também são convidados!

O objetivo é que a equipe divida as tarefas para conseguir construir tudo em apenas 8 horas!

Nesse mesmo dia, o Entrevistador também planeja como conduzirá as entrevistas e termina de recrutar os 5 usuários de teste.
(isso pode ser feito ao longo da semana com a ajuda de toda a equipe!)

Exemplo do dia de prototipagem do nosso novo website!

Finalmente o última dia de Sprint! Todo o trabalho duro dos últimos 3 dias foram para esse grande momento. O Entrevistador começa à fazer as entrevistas pela manhã (presenciais ou remotas) e uma equipe assiste aos Testes, fazendo as anotações de tudo que funcionou e não funcionou!

Ao final do dia você tem uma Matriz de Resultados, por cada etapa do Fluxo do Teste e também por cada usuário, conseguindo ter uma visão clara do que deve ser feito para refinar o protótipo.

À partir daí, é fazer um relatório documentando tudo que foi produzido durante o Sprint e fazer as modificações no protótipo!

Os testes são gravados e transmitidos ao vivo para a equipe de coleta de dados.

SUGESTÕES DE ESTUDO

Abaixo alguns links úteis para você:

That’s it! O que achou do artigo? :)
Sinta-se à vontade para deixar dúvidas, comentários e sugestões, e caso já tenha participado de algum Design Sprint compartilhe suas experiências!

Abraços e até a próxima!

Dinius — Design & Inovação

Somos uma agência especializada em Design Sprints que…

Dinius — Design & Inovação

Somos uma agência especializada em Design Sprints que PRODUZ conteúdo para se divertir, inspirar as pessoas e compartilhar tudo que aprendemos trabalhando com Design de Produtos e Serviços! Quer aprender como fazer produtos melhores, mais rápido? Cola com a gente!

Thomas Mansūr

Written by

CEO & Designer de Produtos na @diniusdesign

Dinius — Design & Inovação

Somos uma agência especializada em Design Sprints que PRODUZ conteúdo para se divertir, inspirar as pessoas e compartilhar tudo que aprendemos trabalhando com Design de Produtos e Serviços! Quer aprender como fazer produtos melhores, mais rápido? Cola com a gente!