Big Brother Brasil também é Cultura (mesmo sendo uma bosta)

Elvis Nogueira
E-volua
Published in
3 min readFeb 17, 2017

Estima-se que dentro de 10 anos, no Brasil haverá mais ex-BBBs do que pessoas. Essa piada já é feita há anos e todos sabemos o motivo: já gravaram mais edições do Big Brother Brasil do que filmes do Velozes e Furiosos (já estamos no 12? 15? Perdi a conta depois que aquele rapaz morreu).

Salve, Salve, heróis da nave Big Brother Brasil!

Bial, Pedro

Que hérois!? Que nave? Se dormir o dia inteiro rodeado de pessoas saradas praticamente sem roupas, com comida de graça e festas open bar é ser um herói, então faltam palavras pra descrever nossos bombeiros, policiais e desenvolvedoras de legendas para filmes online.

Claro que o apresentador precisa exagerar em vários pontos para não transparecer o vazio intelectual do programa, faz parte do trabalho dele e, se analisarmos com um olhar neutro, ele o faz com muita maestria. Esse é, inclusive, mais um ponto no qual os críticos focam. A emissora poderia utilizar a intelectualidade e inteligência do apresentador para um programa mais educador, mais rico em informações e com mais qualidade. Tanto o antigo apresentador quanto o atual.

Sempre às vésperas da estreia começam as infinitas charges sobre como os telespectadores não tem cérebro, como as pessoas são ignorantes e nós estamos todos reféns da rede Globo sendo obrigados a assistir esse programa inútil. Até que alguém chega e lembra que ninguém é obrigado a assistir nada que não queira e por aí a discussão vai.

Há quem reclame dizendo que BBB é um lixo de programa, que não acrescenta nada na nossa vida e é uma perda de tempo. Há até quem trace relações com lavagem cerebral e coisas desse tipo. Eu mesmo era uma dessas pessoas, até ouvir uma opinião que me surpreendeu e me fez mudar de perspectiva.

Foi aí que eu resolvi analisar melhor e pontuar algumas características desse programa.

  • Não agrega conhecimento sobre nada útil
  • Serve para gerar dinheiro para a emissora através de propagandas
  • Formam-se torcidas para uma ou outra subcelebridade nos famosos paredões
  • Entretem uma considerável porção da nossa população

A partir daí meu desprezo sobre os telespectadores do BBB sumiu. Isso porque eu sou um cara que gosta de assistir séries, de ver futebol, basquete na tv e também gosto muito de acompanhar aqueles programas sobre venda de penhores ou documentários sobre extra terrestres.

Para minha surpresa, ao tentar pontuar as características desses outros programas, eu percebi que elas são praticamente as mesmas!

Em um contexto diferente, os jogos do meu time também não me agregam conhecimento, me entretem e serve para a emissora ganhar dinheiro com propagandas. Não há nenhuma diferença em relação ao BBB, tanto os esportes quanto as séries.

Foi aí que eu, dentro da minha casinha com teto de vidro, parei de jogar pedras.

Por isso, da próxima vez que você sentir aquela vontade de dar uma espiadinha, não se sinta culpado ou ignorante. No fim BBB é só um entretenimento como qualquer outro e faz parte do dia a dia do nosso povo, mesmo sendo uma bosta.

Se você gostou do texto clique no coraçãozinho ali no final! Leia meus outros artigos e siga minha revista eletrônica E-volua. Lá você encontra vários conselhos, dicas e ideias para melhorar sua vida!

--

--

Elvis Nogueira
E-volua

Um pouco engenheiro, um pouco filósofo, mundrungo, pai da Manu, escritor e zé graça nas horas vagas.