Afinal o que é educação 4.0 que tanto falam?

Reinier Freitas
eduinovam
Published in
4 min readSep 15, 2018
Eu também não sei direito, vamos pesquisar?

Com tantas informações e formas de comunicar, realmente é complexo administrar espaços interativos como este do Medium, uma plataforma ótima e simples para compartilhar pensamentos através da escrita, mas toda essa introdução é para dar sim uma desculpa (faz quase 1 ano que fiz minha última postagem sobre “Em busca da startup perdida”) e talvez encarar como desafio de postar algo pelo menos mensal de algum tema inovador voltado a educação (o que vem me motivando já algum tempo em várias áreas, principalmente profissional) para não comemorar aniversário de postagem ;)

A motivação de falar um pouco sobre o tema, surgiu de uma certa conversa via Whatsapp no calar da noite de uma certa educadora inovadora que está buscando aperfeiçoamento nesta área e o que é melhor, trazer essa aplicação para o nosso Estado do Amazonas (nasci e moro atualmente).

“Afinal o que é educação 4.0”, bom vamos por parte como diria Jack:

Fonte: IA Google

Pesquisando no Google de maneira simples, temos a seguinte definição acima e podemos destacar para entendimento do nosso artigo: Aplicação dos métodos próprios!

E assim vamos lá realizar o mesmo processo de pesquisa, onde temos o seguinte resultado:

Fonte: Wikipedia

Sei que academicamente não é recomendável buscar a primeira informação que aparece e nem uma única fonte, mas durante a abordagem irei apresentar outros pontos de vista sobre o tema, mas agora podemos destacar do texto acima: Quarta Revolução Industrial!

E assim temos algo como:

Aplicação dos métodos próprios na Quarta Revolução Industrial

E fatiando mais nossa análise, é preciso termos mais um entendimento de “Quais as revoluções industriais tivemos?” e segundo a BBC News Brasil:

A primeira marcou o ritmo da produção manual à mecanizada, entre 1760 e 1830. A segunda, por volta de 1850, trouxe a eletricidade e permitiu a manufatura em massa. E a terceira aconteceu em meados do século 20, com a chegada da eletrônica, da tecnologia da informação e das telecomunicações.

Em resumo da ópera sobre as revoluções industriais:

1ª — Mecânica

2ª — Eletricidade

3ª — Eletrônica, TI e Telecom

A 4ª revolução foi citado lá no inicio da nosso jornada, mas acredito que seja uma somatória das outras revoluções e se for muito presunçoso resumir ainda mais, poderíamos citar uma palavra “Dados”.

E lá vamos nós fazer mais uma rápida pesquisa, onde:

Dados são um conjunto de valores ou ocorrências em um estado bruto com o qual são obtidas informações com o objetivo de adquirir benefícios. Existem dois tipos de dados: estruturados e não estruturados.

E quando organizamos esses dados podemos evoluir ainda mais para: Informação! Seguindo a mesma lógica, quando queremos transmitir esta informação que tenha algum sentido temos: Comunicação!

Enfim, podemos afirmar então usando essa lógica que atual revolução industrial se baseia nos seguintes termos:

Dados > Informação > Comunicação

Agora vamos juntar tudo e virá uma pequena palavra que potencializou a 4ª revolução que foi a vinda da “Internet” e aí de fato vamos voltar ao tema “Afinal o que é educação 4.0?

Com os avanços da tecnologia, várias áreas foram e estão sendo impactadas de forma esmagadora nos processos e principalmente nas pessoas (máquinas substituindo pessoas? Isso é um assunto a parte), onde na educação “a coisa” pegou de jeito e através da internet vários conceitos surgiram iniciando também com alguns pontos parecidos com as revoluções industriais como:

Internet 1.0 — E-mail, Navegadores ou Browser (Sites) = Estático

Internet 2.0 — Blogs, Wikis (espaço colaborativo), 3D, Fóruns e Redes sociais = Interação e Colaboração

Internet 3.0 — Mobile (Smartphone e Tablet), Games online multiplayers, Streaming multimídia (vídeo e áudio online), AR (Realidade Virtual), Identidade e MKT digital = Personalização

Internet 4.0 — Cloud Computer (Nuvem computacional), AI (Inteligência Artificial), IoT (Internet das coisas), Machine Learning (Aprendizagem da máquina), Bitcoin (Moeda digital) = Inteligência

Veja mais didático a evolução da Web por Vinícius Silva

Novamente para resumir a evolução da internet e facilitar o aprendizado:

Estático e informativo > Interação e Colaboração > Mobilidade e Personalização > Inteligência

Observem que a revolução industrial e da internet impacta diretamente na educação, principalmente na 4.0 e assim nasceu ou desenvolveu mais derivados como:

Learning by doing, EaD, Mobile Learning, Maker, Linguagem computacional, Aprendizagem Criativa, Fab Lab, Impressora 3D, Gamificação, On-Off, Empreendedorismo educacional, Ensino Híbrido, Robótica, Coaching educacional, STEAM, Metodologias ativas etc

Veja mais sobre educação 4.0 por Canal Futura

É bastante extenso os termos que podem surgir dos “4.0”, mas vou ser novamente presunçoso e definir numa frase a educação 4.0:

A educação 4.0 tem como foco a criação e adaptação do ensinar e aprendizado, através das tecnologias emergentes dando ao aluno o protagonismo do conhecimento — por Reinier Freitas

Fontes pesquisadas:

Educação 4.0: o que devemos esperar

O que é a 4ª revolução industrial — e como ela deve afetar nossas vidas

Internet 4.0: The Ambient Internet is Here

Bom, agradeço a paciência e compreensão de ter lido até aqui, espero ter sido didático (não sou professor, mas educador de coração) nessa jornada incrível da educação que sempre está evoluindo e que sempre estamos aprendendo! Quem quiser acompanhar minhas curiosidades e “fuçadas” em inovação educacional, podem acessar um pouco do meu resumo digital no about.me/reinierfreitas e abaixo minha última palestra na 1ª Campus Party na região Norte em Porto Velho sobre “Como criar uma comunidade inovadora local?”, um trabalho recente que estou ajudando no nosso Estado do Amazonas cujo nome da comunidade é “Educadores Inovadores do Amazonas (EduInovAM)”, siga nossa fanpage: fb.com/eduinovam!!!

Se inscreve no meu canal: http://youtube.com/reinierfreitas

--

--