Ajudar no trabalho não gera concorrência, e sim o crescimento mútuo

Lucas Fernandes
Eduzz Design
Published in
4 min readFeb 3, 2021
Créditos da imagem — Clique aqui ;)

Olá meus queridos, estou aqui novamente, graças a Deus. hahaha.

Trouxe mais um conteúdo legal pra vocês :)

Estou aqui pra falar do momento que estamos vivendo, tempos difíceis, meio a pandemia, guerras políticas e crise econômica em geral.

A cada dia as coisas estão ficando mais caras e a grande massa está perdendo cada vez mais o poder de compra.

Créditos da imagem — Clique aqui ;)

Desta forma passamos a temer a perda do emprego, só de imaginar o cenário de não poder contar com o salário no final no mês, é um terror.

Neste contexto, um ambiente de trabalho onde todos se veem como concorrente em potencial o clima de trabalho pode se tornar cada vez menos saudável.

A insegurança e a ansiedade, potencializada por essa pandemia, pode trazer grandes problemas. Com tudo isso, muitos ficaram mais atentos aos próprios trabalhos e aos dos outros, com medo de que estejam sendo menos produtivos, menos reconhecidos e não estejam sendo notados por seus gestores.

Em um ambiente frio e denso, onde todos estão preocupados, não é possível ter interações afetivas entre as pessoas que ali trabalham. Ali todas estão como não-amigas, concorrentes, não há confiança, portanto é melhor se manterem distantes uns dos outros.

Créditos da imagem — Clique aqui ;)

Entretanto, em alguns lugares terão pessoas mal intencionadas, não confiáveis e que estão ali realmente para diminuir; infelizmente é a dura verdade.

Este é um cenário bem comum atualmente, de como as coisas poderiam caminhar e também algumas verdades (pra mim pelo menos rsrs).

Tendo tudo isso em mente, não podemos deixar esse sentimento ruim nos consumir, negar conhecimento e não compartilhar boas práticas seria andar pra trás, hahaha, literalmente, porque você deixaria de crescer como pessoa e principalmente como um bom profissional.

Afinal, qual a importância de se compartilhar o conhecimento ?

Ao longo da minha jornada de trabalho, tive bastante experiência boa, o que vou falar aqui pode soar estranho para algumas pessoas. Mas a verdade é que os nossos conhecimentos pessoal e o profissional principalmente estão atrelados à sua disposição em contribuir para o crescimento dos outros. Compartilhar o que se sabe também é uma atitude bem madura, compartilhar conhecimento no trabalho não é somente dividir ou passar informação, mas também abrir espaço para a troca do saber, para o crescimento mútuo dos colegas.

Vale destacar que essa boa prática não cabe somente aos colaboradores, mas também para os líderes e gestores. Infelizmente, partilhar conhecimento ainda é uma prática vista como desnecessária em alguns lugares.

Maaas… Felizmente eu tenho orgulho de falar que trabalho em uma empresa maravilhosa

Créditos da imgagem — Clique aqui ;)

A Eduzz prega as boas práticas, tem valores lindos, tem como objetivo a missão de ajudar as pessoas a explorarem seu “Real Potencial”.

A história da Eduzz é a história de centenas de empreendedores que acreditam no potencial da internet e encontram aqui as ferramentas para construir suas histórias.

Pensaaa, foda demais né? Dentre outros valores lindos como Confiança, Encantamento, Liberdade, Alegria.

Felizmente, estou tento uma experiência maravilhosa na Eduzz, aqui todo mundo anda junto, o coletivo é referência.

HACKATHON EDUZZ 2019

Dentro do Design, compartilhar conhecimento é algo essencial, inclusive é um dos requisitos para contratação, lá não temos espaço para quem segura conhecimento.

Para incentivar essa evolução coletiva, utilizamos várias técnicas e ferramentas tais como: Design Critique, Design Sprint, Talks, Workshops e além da velha e boa prática do “Você tem um minuto pra batermos um papo?”. É assim que trocamos conhecimentos e alimentamos a fome de crescer de todo um grupo.

Desgin Team Eduzz

Recentemente, meu colega de trabalho e líder Will Bernardo, fez uma publicação, aqui no Medium, falando um pouco sobre Cultura, ótimo conteúdo e fala um pouco da experiência dele.

Bom, a Eduzz é prova viva que ajudar no trabalho não gera concorrência e, sim, o crescimento mútuo!

Se quiser conhecer um pouco mais sobre a Eduzz — Clique aqui!

Quero ressaltar também que, ser despedido não é sinal de incompetência, se acontecer, não desanime.

É preciso encarar a realidade e continuar a luta, a vida segue e você terá novas oportunidades. Se houve algum erro da sua parte, aprenda com ele e se fortaleça mais e mais.

Continue compartilhando e ensinando onde você estiver. Tenho comigo uma verdade que é: quem planta, colhe. As pessoas e a vida tem um jeito surreal de retribuir tudo aquilo que semeamos.

Pessoal, obrigado por ler este conteúdo e quero agradecer também a Bia Delmont que me auxilia sempre nos artigos.

Espero que gostem! Ahh vou deixar aqui meu linkedin, estarei a disposição para discutir esse e outros temas legais.

Se gostou mesmo toca a palminha ai e compartilhe.

Me sigam, virá mais coisas legais por ai.

Até breve ;)

--

--