Plano de ação para ensino

EFEITO 5 Gestão Empresarial
EFEITO 5
Published in
3 min readSep 4, 2017

Montar um programa de capacitação não é uma tarefa fácil, mas, nos últimos posts, estamos mostrando alguns passos para lhe ajudar nessa estruturação.

Já falamos sobre como utilizar o método PDCA relacionando metas com os temas e conteúdos para solução de problemas e também apresentamos como criar um mapa do conhecimento para cada função na empresa promovendo Contexto, Consistência e Constância aos treinamentos.

Agora é hora de reunir tudo isso e colocar em prática: Vamos mostrar os aspectos fundamentais ao montar um Plano de Ação completo para ensino.

Alguns aspectos devem ser considerados ao elaborar um plano de capacitação:

Primeiro, faça uma priorização com a liderança sobre os conteúdos a serem ministrados. Imagino que vocês possuam diversos temas para trabalhar mas determine O QUÊ é mais importante e PORQUE deve ser realizado primeiro.

Não esqueça de considerar a meta da organização nessa priorização. O alinhamento com os líderes trará força ao seu programa.

Em segundo, combine a disponibilidade de recursos. QUANTO a empresa está disposta a investir? Estime esse limite logo no início para não se frustrar lá na frente.

É interessante estabelecer um responsável para cada grupo de temas relacionados. Encontre, na empresa, QUEM tem maior conhecimento no assunto e convide-o para ser o mentor desses temas.

O papel do mentor promove a disseminação de boas práticas na organização. Ele será um guia para orientar na definição de cursos e treinamentos e a equipe de RH ficará responsável por executar as ações do plano e promover os eventos.

Depois, para cada conteúdo priorizado, defina o formato a ser ministrado. COMO e ONDE deverão ocorrer? Serão formais ou descontraídos? Acontecerão na própria empresa ou em um local externo?

Dentre os formatos, considere a aplicação do Método da Cumbuca, uma maneira rápida e barata de treinar a equipe.

Ainda pensado em como serão os cursos, avalie a estrutura necessária: equipamentos, logística e etc. Não se esqueça desses itens de apoio.

Com essas informações em mãos, monte um calendário anual. Determine QUANDO cada evento acontecerá e, ainda, quais as atividades necessárias para sua realização.

Formalize o plano com a liderança, alinhe o calendário com os responsáveis de cada setor já confirmando a participação das equipes.

E, por fim, divulgue esse planejamento entre os colaboradores. Para que todos saibam com antecedência quais as capacitações propostas.

Aproveite a divulgação para mostrar como a empresa está interessada em promover o crescimento de todos e a sua evolução interna e externamente.

Com as ferramentas apresentadas nesse e nos posts, já é suficiente colocar a gestão em prática e criar um plano de capacitação eficiente e eficaz.

Um abraço!

--

--