Progresso do Juno para março

Você obtém mais recursos, obtém mais recursos e obtém mais recursos!

Robert San
elementary Brasil
7 min readApr 29, 2018

--

À medida que marchamos em direção ao lançamento de Juno (Ha! Veja o que eu fiz lá?) Novos recursos estão pousando em nossas construções diárias instáveis ​​em uma base regular. Juno está se preparando para ser uma ótima versão para desenvolvedores e outros usuários de teclado pesado com a introdução de alguns novos truques:

Sobreposição de atalhos

Semelhante ao recurso popular do desktop Unity do Ubuntu, você verá agora uma lista de atalhos de teclado ao tocar na tecla ⌘ no Juno.

Toque em ⌘ para ver uma lista de atalhos de teclado do sistema

A sobreposição de atalhos será fechada automaticamente quando você usar um desses atalhos ou alternar para outra janela, e você poderá acessar facilmente as configurações de atalho clicando no ícone de roda dentada no canto superior direito da janela.

Configurações de sistema

Se você preferir usar a tecla for para outra coisa, poderá escolher entre exibir a sobreposição de atalho, o menu de aplicativos ou não fazer nada nas configurações do layout do teclado:

Escolha o seu comportamento chave nas configurações de layout

Você também pode notar uma nova configuração para a tecla Compor na imagem acima: Menu! Esta é a pequena tecla de menu de contexto em alguns teclados . Em Juno, você poderá escolher entre ele e Caps Lock, Alt Direita, Ctrl Direita ou Direita ⌘ para digitar caracteres especiais .

Novas configurações de aceleração de ponteiro do mouse, incluindo “Nenhum”

Nas configurações do mouse e do touchpad, adicionamos uma nova configuração de aceleração de ponteiro com padrão de hardware, nenhum e opções adaptáveis.

Nas configurações de Bluetooth, nós retrabalhamos um pouco. A descoberta de novos dispositivos agora acontece diretamente nessa visualização, sem o auxílio do antigo assistente do GNOME Bluetooth.

Descubra dispositivos Bluetooth próximos diretamente nas configurações do sistema

O layout desta página usa o novo Granite SimpleSettingsPage para combinar com outras páginas de configurações, com uma opção óbvia no cabeçalho para alternar rapidamente o Bluetooth e o texto descritivo lembrando o nome que outros dispositivos listam este dispositivo.

Serviços de localização e melhorias de privacidade

A API GeoClue está disponível para desenvolvedores no sistema operacional básico há algum tempo, mas houve alguns problemas. Os desenvolvedores precisavam enviar um arquivo VAPI personalizado para usá-lo. Não houve documentação sobre Valadoc. Não houve incentivo real para os desenvolvedores usarem essa API em relação a outras APIs de local. Não havia como os usuários do sistema operacional interagirem com a API para gerenciar sua privacidade. Tudo isso está mudando em Juno.

Apps agora pedem permissão antes de usar os serviços de localização

Em Juno, quando um aplicativo tenta solicitar informações de localização por meio do GeoClue, você verá uma caixa de diálogo pedindo permissão e mostrando o nível de precisão que um aplicativo está solicitando. Há também um link prático que o levará diretamente para as configurações de localização.

As configurações de localização podem ser encontradas em Configurações do sistema → Segurança e privacidade

A qualquer momento, você poderá alterar quais aplicativos têm permissão para acessar os serviços de localização ou desativar completamente os serviços de localização nas Configurações do sistema.

Os desenvolvedores que desejam usar a API dos Serviços de Localização em seus aplicativos podem encontrar documentação no Valadoc.org e o GeoClue VAPI será lançado com o Vala 0,40. Como líderes de desenvolvedores , ficaremos mais rigorosos quanto aos serviços de localização nos envios do AppCenter: esperamos que os aplicativos usem essa API de localização para que nossos usuários possam se sentir confiantes de que têm controle sobre quando seu local é compartilhado com aplicativos.

Código

De acordo com uma pesquisa recente na comunidade Vala do Google+, mais pessoas estão usando o código elementary para criar aplicativos Vala do que o Gedit e o GNOME Builder combinados. Nós definitivamente notamos, já que o número e a qualidade das contribuições aumentaram bastante.

A atualização visual mais óbvia é um novo “comutador de estilo rápido” como no Terminal: acesso mais rápido às opções de escala de texto e três esquemas de cores integrados: Alto Contraste, Luz Solarizada e Escuro Solarizado. Como no Terminal, os esquemas de cores alteram a visualização do código e a interface do aplicativo, o que significa que agora você pode alternar para um estilo de código completamente escuro com apenas alguns cliques.

Novas opções de estilo rápido, incluindo um novo modo escuro

Também adicionamos um atalho de atalho com toques super prático: toque em Ctrl+ Mpara alternar os comentários das linhas ou linhas selecionadas no momento.

Sob o capô, movemos o plug-in do gerenciador de pastas para o núcleo do aplicativo para permitir uma integração mais focada no projeto. Como parte dessa alteração, a seleção da barra lateral agora é atualizada de maneira mais confiável quando você altera entre diferentes guias e arquivos. Há também agora um prático menu “Abrir em” que você pode usar para abrir arquivos em outro aplicativo.

Facilmente abrir arquivos em aplicativos externos a partir do gerenciador de pastas

Nós também arredondamos algumas correções para os plugins do Pastebin e do Strip Trailing Whitespace. Agora você pode cortar uma linha inteira pressionando ctrl+ xquando o cursor estiver em uma linha e não houver seleção. E mais uma coisa, o Code agora vem com um plugin para ler os arquivos do EditorConfig .

Central de aplicativos

Estamos trabalhando em mais atualizações para o AppCenter em Juno. A grande mudança visual aqui é que a guia “Atualizações” foi renomeada para “Instalados” e agora mostra um pequeno emblema vermelho quando as atualizações estão disponíveis. Isso deixa mais claro que você pode acessar seus aplicativos atualmente instalados mesmo quando não há atualizações pendentes e mostra mais claramente que há algo para agir quando houver atualizações.

Na listagem de cada aplicativo, também mostramos o tamanho total de download do aplicativo, incluindo todas as dependências, logo abaixo do botão de instalação. Isso é ótimo para usuários conscientes de largura de banda e armazenamento.

Uma caixa de diálogo de pagamento atualizada (com informações simuladas)

Ao pagar por um aplicativo em Juno, você também notará algumas pequenas, porém significativas, melhorias na qualidade de vida. Agora, formamos automaticamente números de cartão (incluindo espaço em branco e um símbolo de tipo de cartão), o que deve ajudar a reduzir erros de digitação ao inserir os detalhes de pagamento. Também ocultamos o número do cartão e o código de verificação do cartão (CVC) quando as respectivas entradas não estão focadas para ajudar a protegê-lo.

E mais

A ferramenta Screenshot agora acrescenta “@ 2x” a capturas de tela feitas em uma tela HiDPI para que outros aplicativos e websites (como o Medium!) Os dimensionem corretamente automaticamente.

Em Gala, nosso gerenciador de janelas, arrastando uma janela para o lado ou para o topo de uma tela, agora mostra uma animação de feedback rápido para que você saiba que a janela pode ficar lado a lado ou maximizada.

No indicador de volume, clicar nos ícones de alto-falante ou microfone grandes no popover agora ativa ou desativa o mudo. Falando de som, temos alguns novos efeitos sonoros: um pouco de som do sino alegre para novas notificações e um pouco de madeira “thunk” som de feedback sobre as ações que não podem ser levadas a cabo (como a tentativa de alt+ tabinterruptor janela com apenas uma janela ).

Além de todos os itens acima, você sempre pode contar com uma boa dose de limpeza de código e correção geral de bugs. Estamos agora com mais de 450 problemas fechados associados ao marco do Juno Beta. Alguns aprimoramentos notáveis ​​incluem a portabilidade de várias classes C antigas em Arquivos para novas classes Vala brilhantes, simplificações significativas para o código nas configurações de Rede e um progresso adicional na migração de todos os nossos sistemas de compilação para o Meson .

Juno ainda está em desenvolvimento ativo e esperamos ter ainda mais recursos, correções, otimizações, etc. antes de sua grande estréia. Fique atento a este blog para mais destaques e anúncios à medida que avançamos para a próxima versão principal do sistema operacional elementary. Se você perdeu, confira nossos posts anteriores sobre o Juno:

Gostariamos de agradecer a todos que compraram algum aplicativo no AppCenter, nos ajudaram via Bountysource ou Patreon, ou também aqueles que compraram uma copia do elementary OS ou produtos da nossa loja. Toda contribuição nos ajuda a tornar tudo isso possível, e não estaríamos aqui sem vocês! Se você gostaria de nos ajudar a melhorar o elementary OS, não hesite emSe Envolver!

¯\_(ツ)_/¯

Tradução do medium do elementary OS

--

--