O Que Fazer durante um Banho de Sangue?

Marcelo Telles de Menezes
Elite Bitcoin
Published in
4 min readMar 31, 2018

A última semana no mercado dos Criptoativos foi uma semana difícil, um verdadeiro banho de sangue.

Depois de mostrar uma grande dificuldade em superar a barreira dos USD 9k, o Bitcoin emendou uma sequência de dias de queda, que resultou na perda de um suporte importante em na faixa dos USD 7,5k, frustrando qualquer expectativa de alta. O cenário hoje é bem baixista e podemos esperar quedas pelo menos até os USD 6k.

As Altcoins então nem se fala, o vermelho é a cor da moda.

E o que fazer durante um banho de sangue?

A resposta que mais li nos fóruns, facebook e grupos no telegram é o clássico: HODL!!!!

Você que me acompanha nestes emails ou no canal do YouTube já a mais tempo sabe o que penso do HODL: você decide que vai holdar (segurar para o longo prazo) antes de comprar e não quando começa a cair. A imagem clássica, um MEME, é do filme 300, onde o Rei Leônidas e seus guerreiros formam uma parede de escudos e aguardam os inimigos para uma batalha!

Quando eu vejo dias como estes, seja no mercado dos Criptoativos, seja na Bovespa, eu vejo o desespero das pessoas perguntando: Por que está caindo?

Eu acho engraçado, pois raramente, em meio da euforia, as pessoas perguntam: Por que está subindo?

A resposta para o que fazer durante uma banho de sangue me remete a outros filmes de batalhas, um que gosto muito é o Coração Valente (Braveheart), com Mel Gibson.

Durante o banho de sangue você pode assumir 3 papéis:

William Wallace: ele entra no meio da batalha, se suja todo de sangue, é ferido mas no final sobrevive, vitorioso. Neste caso ele tem que ser um trader bem ativo, que não se assusta com a queda geral dos preços de ativos e encontra alguns bons setups para, no meio do caos, ainda conseguir tirar um lucro ou pelo menos proteger o grosso do seu capital.

O Rei: ele fica de longe só vendo, no final, quando a batalha está praticamente definida, ele vai colher os louros da vitória. Este é o cara tranquilo, que não comprometeu mais que o que podia no mercado das criptos. Consciente dos riscos e da volatilidade dos mercados, ele sabe que muitas vezes é melhor ficar só olhando e esperando o melhor momento para entrar

O cara que morre: assim com o William Wallace, ele também se mete no meio da batalha, devido à falta de experiência, falta de treinamento ou até mesmo por azar, ele morre… Este é o trader desesperado, comprometeu o que não devia num mercado que pouco conhece. É o pato na mesa de pôquer.

Estamos passando pelo momento do Rei, e coincidentemente esta semana o banho de sangue ocorreu tanto as criptos quanto na bolsa. O Rei no meio do caos observa e aprende. Já que não tem sinais claros para trade, ao invés de olhar os gráficos, é hora de estudar. Um bom momento para conhecer um pouco mais sobre aquele Criptoativo que você tem na sua carteira.

Eu utilizo algumas ferramentas para isso:

- https://coinmarketcap.com/ : você já deve ter me visto acessar algumas vezes nas transmissões no YouTube. É onde eu consulto o histórico do ativo, as exchanges onde está listado e ainda tem acesso ao site oficial do ativo. Na aba “Social” do ativo você tem acesso às principais notícias do twitter e reddit.

- Twitter: hoje em dia é a minha principal ferramenta para acompanhar as criptos. Eu praticamente exclui todos meus amigos e sigo somente pessoas do mercado de criptos. Além disso você pode pesquisar twitters específicos sobre um ativo usando o $ antes do símbolo (ex: $NEO)

- medium.com : daqui a pouco vou ter que passar por um tratamento para controlar meu vício no Medium. Eu entro num texto, que leva a outro e depois outro, e de repente estou já há algum tempo lendo e nem percebo. Como os artigos são de pessoas que podem saber muito sobre o assunto ou apenas estarem colocando uma opinião apaixonada (fanboy) e cheia de viés sobre o ativo, você tem que tomar muito cuidado. Melhor não acreditar no cara que está defendendo com unhas e dentes uma moeda, que vai “to the moon”, que vai fazer você ficar milionário e comprar uma Lamborghini.

Quem é você no banho de sangue?

Espero que num próximo, ou enquanto não terminar este, você saiba o que fazer.

Se você gostou deste artigo fique a vontade para 👏👏👏 algumas vezes, assim você ajuda outras pessoas a conhecerem também ! :)

--

--