16 filmes que tem a Copa do Mundo como cenário

Raphael Evangelista
Enciclopédia das Copas
11 min readSep 1, 2022

01. Barbosa (1988)

Brasil / Direção: Ana Luiza Azevedo, Jorge Furtado / NGM Produções

Reprodução

Baseado no conto fictício do livro “Anatomia de Uma Derrota”, de Paulo Perdigão, este interessante curta-metragem tem Antônio Fagundes no elenco e conta a história de um rapaz que volta no tempo para superar um trauma com a Copa. Ele embarca numa máquina do tempo e vai até 16 de julho de 1950 para tentar evitar o segundo gol do Uruguai em cima do goleiro Barbosa, que tirou a Copa do Mundo de Futebol do Brasil.

Você consegue assistir ele gratuitamente pelo YouTube

02. Fora do Jogo (2006)

Offside

Irã / Direção: Jafar Panahi /Jafar Panahi Productions

Reprodução

Um filme emocionante e bastante premiado, que conta a saga de um grupo de mulheres que desafiam as leis do Irã para tentar assistir a partida decisiva das eliminatórias para a Copa do Mundo. Na ocasião, o país venceu o Bahrein e conseguiu a vaga para o Mundial de 2006.

Como o Irã proíbe a entrada de mulheres nesses eventos, as meninas se arriscam vestidas como homens para despistar a polícia e poder torcer por seu país. As coisas não correm como o planejado e algumas delas são capturadas e presas.

Assista ao trailer aqui

Você consegue assistir ao filme completo pelo YouTube

03. Pelé — O Nascimento de uma Lenda (2017)

Pelé — The Birth of a Legend

EUA / Direção: Michael Zimbalist, Jeff Zimbalist / Imagine Entertainment; Seine Pictures; Zohar International

Divulgação

Uma parte da biografia de Pelé é contada nesse drama que apresenta o jovem Edson conquistando a admiração de olheiros, treinadores e companheiros.

O filme mostra a fase da vida do Rei desde sua infância, onde foi incentivado por seu pai (vivido por Seu Jorge) a jogar futebol com alegria e “ginga”, algo que faria ele ser diferenciado, o que torna algumas cenas dignas do anime “SuperCampeões”.

A história acompanha Pelé na Seleção Brasileira na campanha do primeiro título mundial, em 1958. Um fato bastante curioso para nós brasileiros, é que o filme tem essencialmente apenas personagens brasileiros, que falam inglês, já que o filme foi feito lá fora e para um público não necessariamente de nosso país.

Veja o trailer

Você pode assistir o filme completo na Globoplay.

04. Paixões Unidas (2014)

La Légende du football

França e Reino Unido / Direção: Frédéric Auburtin / TF1 International

Divulgação

Um filme que tem um elenco de peso, com nomes como Sam Neill (de “Jurassic Park”), Tim Roth (de “Cães de Aluguel”) e Gerard Depardieu no papel de Jules Rimet.

A história mostra a criação da FIFA, a batalha pela criação da Copa do Mundo, a superação de obstáculos e a eterna guerra política e jogo de poderes na entidade, que atravessou todo o século XX, para unir o mundo através do futebol. E o filme não foge das polêmicas ao retratar os famosos escândalos de corrupção na entidade que chamaram atenção ao longo dos anos.

Trailer completo aqui

05. O Ano em Que Meus Pais Saíram de Férias (2006)

Brasil / Direção: Cao Hamburger / Caos Produções Cinematográficas, Miravista

Reprodução

Um dos mais premiados filmes brasileiros de toda a história, retrata a história de Mauro, um menino de 12 anos que é apaixonado por futebol.

Um dia sua vida muda completamente quando seus pais “saem de férias” para fugirem da perseguição da ditadura militar de 1970. O casal decide deixá-lo com o avô paterno, que morre justamente no mesmo dia em que o menino chega em sua casa.

Desamparado, Mauro acaba ficando com Shlomo, um velho judeu solitário que é seu vizinho. O menino vive a expectativa da volta dos pais, que prometeram buscá-lo justamente quando começasse a Copa do Mundo do México.

Mauro alheio aos problemas políticos do país, como toda criança, passa os dias acompanhando a Copa, jogando futebol com os amigos e esperando pela chegada dos pais, enquanto desenvolve uma amizade com o velho Shlomo.

O filme foi bastante premiado em festivais ao redor do mundo e foi selecionado para tentar uma vaga para o Brasil na categoria de Melhor Filme Estrangeiro no Oscar 2008. Apesar de não ter entrado para a listagem final, já se tornou um clássico do cinema nacional.

Assista ao trailer aqui.

Tem ele completo no YouTube, mas você também pode ver no Google Play

06. O Roubo da Taça (2016)

Brasil / Direção: Caíto Ortiz / Paris Filmes

Reprodução

Filme brasileiro, com Copa do Mundo e humor. Não podia faltar, né?

E nem estou falando do escrachado “A Taça do Mundo é Nossa”, de Casseta & Planeta (que até poderia ter feito parte dessa lista, mas como ele é um pastelão gigantesco e a Copa do Mundo acaba sendo só um mero detalhe, deixei pra lá).

Apesar da temática muito parecida, o “Roubo da Taça” vem com um tom bem humorado pra contar a famosa história do roubo da taça Jules Rimet em 1983, fazendo um resgate histórico dos últimos suspiros da ditadura militar e retratando o sentimento dos brasileiros na época. O filme venceu o prêmio de melhor roteiro no prestigioso Festival de Cinema de Gramado.

Você pode assistir no Globo Play, no Google Play e na Netflix

07. O Homem que Roubou a Copa do Mundo (1963)

Brasil / Direção: Víctor Lima / Produtora Cinematográfica Herbert Richers S.A.

Divulgação

Mas se você quiser realmente ver um filme bem pastelão sobre o roubo da taça, pode ver esse aqui, que tem dois gênios da comédia brasileira: Ronald Golias e Grande Otelo.

A história fala de uma trupe de desajustados que tentam roubar a taça da Copa. Golias e Grande Otelo eram os detetives encarregados de encontrar o troféu. O que é engraçado é que o filme foi feito em 1961 e a taça realmente seria roubada anos depois.

É um filme bastante raro de encontrar atualmente, a referência mais recente é do registro dele na Cinemateca Nacional.

08. O Milagre de Berna (2003)

Das Wunder von Bern

Alemanha / Direção: Sönke Wortmann / Bavaria Film International

Divulgação

Este filme se passa no pós-2ª Guerra Mundial sob o ponto de vista da família alemã Lubenski. Depois de passar 11 anos como prisioneiro dos soviéticos, o pai volta para casa na Alemanha Oriental e precisa conquistar o filho mais novo, Mathias, que não chegou a conhecer nos anos em que esteve na Guerra e na prisão.

O garoto é apaixonado por futebol e essa paixão somada à campanha da Alemanha Ocidental na Copa de 1954 é a chance de unir a família.

O nome do filme é referência ao histórico jogo que deu a vitória da Seleção da Alemanha na final da Copa do Mundo de 1954 contra a Hungria, que ficou conhecido como “o milagre de Berna”, em referência à cidade suíça onde ocorreu o jogo.

Assista ao trailer (em inglês)

Você consegue ver o filme gratuitamente no YouTube

09. A Copa Perdida (2011)

Il Mundial Dimenticato

Itália / Direção: Lorenzo Garzella, Filippo Macelloni / Docksur Producciones

Reprodução

É sabido que a Copa é a cada quatro anos e assim sendo logo após 1938 era para ter acontecido a Copa de 1942, mas por conta da Segunda Guerra Mundial, não aconteceu. Ou pelo menos é o que todo mundo achava.

Entretanto, esse “documentário” traz imagens inéditas de uma câmera encontrada na Patagônia que mostra cenas da Copa daquele ano que aconteceu em paralelo à Guerra. O campeonato nunca foi reconhecido por órgãos oficiais, assim como nunca teve um campeão declarado.

Mas calma, nada disso realmente aconteceu (será?). O filme trata-se apenas de um falso documentário com uma realidade distópica.

Você pode ver o trailer (em Italiano) aqui.

10. Uma Incrível Aventura (2011)

Africa United

Reino Unido / Direção: Debs Gardner-Paterson / BBC, Moonfleet, UK Film Council

Divulgação

Um filme pra ver com a família toda, que mistura humor infanto-juvenil, aventura e uma pitada bem aguda de drama.

A história mostra um garotinho de Ruanda, apaixonado por futebol que sonha em ir à Copa do Mundo, que será realizada em seu continente.

Sem dinheiro e estando bastante longe ele e um amigo começam uma jornada por toda a Africa para chegar a tempo do jogo de abertura da Copa de 2010, na África do Sul. Ao longo do caminho vão passando por vários países, conhecendo novos amigos e enfrentando desafios, como a descoberta do HIV e prostituição. Apesar de momentos pesados, o filme mostra como o amor pelo futebol une povos de vários lugares diferentes.

Veja o trailer aqui

Você pode assistir o filme completo na Amazon Prime Video e no Google Vídeos

11. Assalto ao Banco da Espanha (2021)

The Vault

EUA / Direção: Jaume Balagueró / Paramount Movies

Divulgação

Imagina só se “La Casa de Papel” se passasse durante uma final de Copa do Mundo?

É mais ou menos a proposta desse filme aqui, que tem atores de peso, como Freddie Highmore (o “The Good Doctor”) e Famke Janssen (a Jean Grey de X-Men) e Liam Cunningham (de “Game of Thrones”).

Uma galera se junta para planejar um assalto a um cofre que está escondido debaixo do Banco da Espanha e o melhor momento para atacar o local é quando o país inteiro está na frente da TV vendo a final do Mundial de 2010, inclusive os funcionários do banco que estarão assistindo à partida em um telão montado na frente do prédio deixando os criminosos com apenas 105 minutos para executar o grande roubo.

Assista ao trailer

Você consegue assistir na Globoplay

12. A Copa (1999)

Phörpa

Butão / Direção: Khyentse Norbu / Palm Pictures

Reprodução

Baseado em uma história real, essa comédia conta sobre dois jovens refugiados tibetanos que chegam a um monastério isolado na Índia, enquanto a Copa rola na França em 1998.

É um lugar bastante tranquilo e silencioso, que acaba contagiando os garotos com o clima da Copa. Animados com o Mundial, eles vivem tentando assistir aos principais jogos sem serem pegos pelo mestre do monastério. A paixão deles pelos jogos aumenta quando conhecem um estudante fanático pelo esporte que quer de todas as maneiras a ver a final da Copa do Mundo e começa uma busca para arrumar uma TV para o templo, enquanto isso, o Lama — líder do monastério — contempla os desafios de ensinar a palavra de Buda. Um fato curioso é que o filme foi inteiramente filmado numa aldeia de refugiados tibetanos na Índia de verdade.

Assista o trailer aqui

Você pode assistir o filme no YouTube

13. Duelo de Campeões (2005)

The Game of Their Lives

Estados Unidos / Direção: David Anspaugh / IFC Films

Reprodução

Com a participação de Patrick Stewart (o Professor Xavier de “X-Men”) e Gerard Butler (de “300”), o filme conta a história de um grupo de trabalhadores da cidade de St. Louis, nos EUA, que querem ir para a Copa de 1950.

Apaixonados por futebol, eles treinam para tentar representar o seu país no Mundial. Baseado em uma história real, o longa relata como eles chegaram ao famoso jogo contra a Inglaterra, uma das maiores zebras da história da Copa.

Assista ao trailer aqui

Você pode assistir o filme no Looke

14. Te Vejo em Breve (2019)

See You Soon

Estados Unidos, Rússia / Direção: David Mahmoudieh / Vertical Entertainment

Reprodução

Nesta lista temos um monte de filmes densos, dramáticos e alguns com temas pesados.

Mas a Copa do Mundo também traz alguns filmes com uma carinha meio “água com açúcar” de Sessão da Tarde, né?

Este aqui, por exemplo, é uma Cinderela do futebol. Ele conta a história de um jogador de futebol do time dos EUA que sofre uma lesão grave que ameaça o seu desempenho para Copa do Mundo de 2018. Enquanto se recupera, acaba conhecendo uma russa e descobre o amor pela primeira vez na vida. Mesmo sem ver, você já imagina que no final das contas ele além do amor, vai conseguir jogar a Copa, certo?

Bom, é preciso ver pra saber.

Assista ao trailer (em inglês) aqui

15. Todas as Sardas do Mundo (2019)

Todas las pecas del mundo

México / Direção: Yibrán Asuad / Netflix

Divulgação

Todo mundo sabe que mexicanos também são apaixonados por futebol como nós, e claro, também introduziram o tema no seu cinema.

Nessa produção original da Netflix, vemos a história de José Miguel, um garoto desajeitado que não estava nem aí pra Copa de 1994 até se apaixonar por Cristina, uma das garotas mais populares de sua escola. Para conquistá-la, ele tenta se destacar criando um time de futebol e competindo no campeonato do colégio.

Dá uma olhadinha no trailer aqui

Você pode assistir na Netflix

16. Driblando a Guerra (2014)

Shooting for Socrates

Reino Unido / Direção: James Erskine / New Black Films

Divulgação

Com a Copa do Mundo no México em 1986 como pano de fundo, acompanhamos a torcida pela seleção da Irlanda do Norte que vai enfrentar a temida seleção brasileira de Sócrates. Além do importante jogo, os atletas e a população do país precisam estar com a atenção voltada para um problema muito mais sério, os turbulentos períodos de violência e guerra civil do país.

E é aí que jogadores tentam seguir normalmente com sua preparação, driblando os conflitos e a violência para poder se focar no maior jogo de suas vidas e de seu país.

Assista ao trailer aqui.

É um pouco difícil de achar ele disponível em streamings maiores atualmente, mas dá pra assistir o filme na Amazon Prime Video da Inglaterra ou AppleTV

--

--

Raphael Evangelista
Enciclopédia das Copas

Escrevo algumas coisas. Já fui redator lá naquele site das listas, adoro pizza, cachorro quente e paro a vida por um mês a cada quatro anos para ver a Copa.