30/7 — Primeiro processo devido a Disney+ e Incêndio na Cinemateca

Luiz Antonio
Enfim Cinema
Published in
Sent as a

Newsletter

6 min readAug 2, 2021

Boa sexta! A primeira edição é marcada pelo luto. O completo descaso pela história do cinema não é de hoje, mas ao que tudo consta é acelerado pelo desprezo completo pela Cultura deste Desgoverno.

Nesta Edição💬

  • Streaming: Nolan está na mira da Netflix
  • Streaming: Scarlett Johansson processa Disney+ por Viúva Negra
  • A negligência que destruíu a História do Cinema Nacional

Nolan está na Mira da Netflix

Scott Stuber, o chefe da programação de filmes da Netflix, afirmou que fará tudo que puder para que Christopher Nolan assine um contrato com a empresa para seu próximo filme.

Por que isto importa: Nolan é o 8º diretor Diretor de maior bilheteria mundial acumulando quase US$ 5 bilhões de arrecadação com seus 12 filmes. Há que se considerar também que o anúncio foi feito dias depois do mal recebido anúncio de reajuste de preços na mensalidade do serviço.

Contexto: Nolan é advogado ferrenho da exibição nas salas de Cinema. Tendo trabalhado junto da IMAX em protocolos de segurança para a estréia de TENET durante a segunda onda de COVID-19 estadunidense. Ele tinha exclusividade com a Warner Bros, porém quando foi anunciado que os lançamentos de 2021 seria feitos simultaneamente nas salas de cinema e na HBOMax ele anunciou que não lançaria seus filmes pela empresa.

Escolhas acertadas: Stuber entrou para a Netflix em Março de 2017, sob sua supervisão a divisão de filmes conseguiu acesso a nomes prestigiados de Hollywood:

  • Roma (2018, Alfonso Cuarón) 🏆;
  • O Irlandês (2019, Martin Scorceses)🏆;
  • História de um Casamento (2019, Noah Baumbach)🏆 cujo diretor também assinou um contrato de vários anos
  • Resgate, com Chris Hemsworth (2020, Sam Hargrave);
  • A Velha Guarda, com Charlize Theron (2020, Gina Prince-Bythewood)
  • Army of the Dead: Operação Las Vegas (2021, Zack Snyder) e Army of Thieves (2021, Matthias Schweighöfer), que são de uma mesma franquia, e Rebel Moon o roteiro de Snyder para Star Wars inspirando em Os Sete Samurais (1954, Akira Kurosawa);
  • The Harder They Fall (2021, The Bulliets), produzido por Jay-Z e estrelado pro Idris Elba.

Nosso Corte ✂️

Netflix tem sido muito persuasiva em arrecadar diretores críticos do streaming seja lançando filmes que ninguém queria, como O Irlandês que era considerado ‘longo demais’, seja fechando acordos de exclusividade e independência, como no caso do Zack Snyder. A contratação com o diretor também acirraria a disputa com a Disney que, assim como a Warner, não está sabendo lidar com o lançamento físico e digital.

Conheça nosso Podcast - Enfim Cinema

Atualmente com o programa Paralelos Cinematográficos cuja temporada atual fala sobre Jornalismo

Link do Spotify

Scarlett Johansson Processa Disney+ por Viúva Negra

O lançamento simultâneo no Premiere Acess caracterizaria quebra de contrato

O lançamento de Viúva Negra no Disney+, mesmo através do Premiere Access, está caracterizado como quebra de contrato de acordo com o Plaintiff Periwinkle Entertainment, Inc que representa a atriz.

Porque isto importa: além do salário como produtora executiva do filme parte do pagamento de Johansson está atrelado a performance nas bilheterias que é muito superior ao arrecadado pelo Premiere Access. Segundo a acusação a própria Disney havia se comprometido com o ‘lançamento nas salas de cinema’.

“Os executivos da Disney que orquestraram essa estratégia se beneficiarão pessoalmente da sua conduta imprópria e da Disney” citando bônus de performance que o Presidente Bob Iger e o CEO Bob Chapek recebem por atingir as metas de inscrições no serviço, que diretamente impactam no valor das ações da empresa.

O primeiro de muitos: após a divulgação do processo Emma Stone considera abrir processo pelo lançamento de Cruella (2021, Craig Gillespie) assim como Emily Blunt por Jungle Cruise (2021, Jaume Collet-Serra).

Não é a primeira vez que a equipe de produção fica contra essa estratégia. No caso da HBOMax uma compensação foi paga a diversos sobre os filmes de 2021 com lançamento simultâneo.

Nosso Corte ✂️

A Disney parece ter preferido ‘pedir desculpas ao invés de pedir permissão’ para atingir suas metas de crescimento nas assinaturas. Porém parece difícil que saibamos o desdobramento deste caso afinal nos EUA a maior parte das disputas são resolvidas em acordos antes de chegarem a Justiça.

A negligência que destruiu a História do Cinema Nacional

Um incêndio se iniciou num dos galpões da Cinemateca Brasileira na última quinta-feira (29/7).

Segundo os bombeiros a provável causa é um curto-circuito durante a manutenção do sistema de ar condicionado. O pró-ativo Secretário Especial da Cultura, Mario Frias aguardará o relatório da Polícia Federal.

No Festival de Cannes o diretor Kleber Mendonça Filho expôs as condições da instituição para o mundo:

“A Cinemateca Brasileira está fechada a quase um ano. 90 mil títulos, 230 mil rolos de filmes e fitas de filmes e televisão. Todos os técnicos e especialistas foram demitidos. E essa é uma clara demostração de desprezo pela cultura e pelo Cinema.”

Contexto dos desastres que acometem a instituição nos últimos anos:

O Governo de São Paulo solicitará a administração da cinemateca ao Ministério do Turismo, afirmou João Doria durante a reinauguração.

Legacies of Brazilian Cinema foi um canal do youtube que postou diversos filmes há um ano atrás, mas com sua popularidade acabou sendo tirado do ar por um pedido de direitos autorais.

Recomendação: O Assunto #507 Fogo na Cinematerca, no Spotify.

SOS Cinemateca Brasileira (@sosocinematecabrasileira) foi criada para relatar o andamento do desmonte da instituição.

Coloque na agenda a manifestação de sábado (7/7) em defesa da Cinemateca.

Nosso Corte ✂️

Em 2018 reproduzi a frase que Bolsonaro disse em comício: “Ninguém quer jovem com senso crítico”, temia alterações aos mecanismos de financiamento mas não esperava tamanha desgraça. Nos resta protestar e nos educar. Acompanhar o Cinema Nacional é mais que entretenimento: é terapia e resistência.

🎬 Trailers da Semana

♻️ Remake da Semana

  • Amor, Sublime Amor (1961, Robert Wise e Jerome Robbins) terá reboot pelo Spielberg. Veja o trailer.

🔥 Outras notícias

  • Estúdio enterrou o filme Minamata devido aos litígios de Johnny Depp, acusa o diretor Andrew Levitas [Uol]
  • Youtuber Shamook, especializado em deepfakes, corrigiu a computação gráfica de um personagem de Mandalorian. Resultado: foi contratado pela própria Industrial Light & Magic como Artista de Captura Facial Sênior [indiewire, em inglês]

--

--