Seu melhor amigo

E não estou falando do seu cachorro

Espírita Recreativo
Espiritismo Recreativo
2 min readOct 24, 2018

--

A desconhecida série Friends (1994–2004)

Se você nasceu em família cristã, provavelmente “Santo Anjo” foi a primeira oração que aprendeu. Na minha família, e acredito que igualmente em várias outras, sempre foi muito pontuada a proteção daquele que é chamado de anjo da guarda durante a infância. Não posso falar por todas as famílias cristãs, mas tomando a minha como exemplo, as crianças até hoje são bastante incentivadas a fazer essa oração todas as noites antes de dormir.

Esse costume, porém, vai se perdendo à medida que crescemos. Nossos pais param de incentivar essa prece e nós, cada dia mais velhos, passamos a esquecer do protetor que Deus nos confiou. É como se o anjo da guarda fosse uma fábula para as crianças; os adultos o esquecem do mesmo jeito que fazem com literatura infantil e os filmes da Disney.

Considero essa negligência uma das principais falta de nós cristãos. E eu mesmo fui um exemplo desse erro a não ser seguido. Segundo as questões 489 até 493 do Livro dos Espíritos, os anjos da guarda são uma realidade.

Como já foi dito nesse texto, os anjos não são criaturas aladas criadas por Deus para povoar o paraíso. Os anjos guardiões são Espíritos iluminados em moral e inteligência que decidiram cumprir a missão de acompanhar, proteger e guiar os seres encarnados. Eles ainda se dedicam a nos ajudar com conselhos, consolar nossas aflições e nos encorajar durante as atribulações.

Através da nossa intuição, ou de uma mediunidade mais ostensiva, os anjos guardiões se comunicam conosco, nos sussurrando aos ouvidos e inspirando ideias e pensamentos benéficos em nossa mente. Sabe aquela vozinha na nossa consciência que nos impede de fazer algo errado ou nos faz praticar o bem? São eles.

Eles exercem a função de pais, irmãos e de uma família inteira para nos ajudar, mas o melhor adjetivo que a gente pode atribuir a eles é a de amigo. Pois são eles que estão ao nosso lado nos bons e maus momentos, mesmo que a gente se esqueça deles. E quanto mais a gente sintonizar, mais eles se mantêm próximos de nós e nos ajudam a fazer as coisas certas acontecerem na nossa vida. Constantemente nós sintonizamos com Espíritos ruins, mas é muito melhor sintonizar com aqueles que vão nos auxiliar, proteger e guiar. Como fazer isso? Basta manter eles no nosso pensamento, pedindo e agradecendo sempre que precisar e puder.

Lembra nesse texto quando eu disse que nosso Espírito se afasta do corpo enquanto dormimos? Quem nos acompanha nessa viagem é o nosso anjo da guarda, por isso é muito prudente fazer uma oração para eles antes de dormir. Acompanhe comigo:

Santo Anjo do Senhor,
meu zeloso guardador,
se a ti me confiou a piedade divina,
sempre me rege,
me guarda, me governa e
me ilumina.
Amém.

--

--