A prática do Triathlon

José Gustavo Felix
Esquina On-line
Published in
3 min readMay 30, 2018

Está comprovado que fazer atividades físicas traz benefícios para as pessoas. No entanto, alguns pequenos cuidados são necessários.

Confira no vídeo uma breve história do Triathlon.

As diferentes modalidades, com as respectivas distancias de cada uma (o Ultraman é o único realizado em três dias).

Em Brasília temos um ex-triatleta olímpico que veio durante a infância e segue vivendo aqui após a aposentadoria. Leandro Macedo foi o melhor brasileiro nas duas Olimpíadas das quais participou, em Sydney (2000) e Atenas (2004).

Às vezes, ainda compete de forma amadora. Após encerrar a carreira, se preparou para a função de treinador e estudou para isso. Atualmente, gerencia a empresa ‘Leandro Macedo Triathlon’ onde treina triatletas.

Anízio (o primeiro ) e Leandro (o quarto da esquerda para a direita), em mais uma manhã de treino forte na pista de corrida do Autódromo de Brasília.

Nas terças-feiras pela manhã, a corrida na pista autódromo de Brasília, na Asa Norte, começa às 6h30. Segundo o gaúcho, que se mudou do Rio Grande do Sul aos seis anos de idade, a capital é para praticar esse esporte:

“A cidade favorece o treinamento de Triathlon, a corrida, o ciclismo… A estrutura física, o clima, se perde pouco treino ao longo do ano, só chove no final quando você está descansando. Apesar de ser seco, você treina o ano inteiro. O calor é suportável e você se acostuma.”

Lício Oliveira pratica esporte com frequência e treina com Leandro. Segundo ele, a prática esportiva traz muitas vantagens para enfrentar a rotina do dia a dia:

“Quando você tem a disciplina do exercício, isso ajuda no trabalho. Te ajuda no equilíbrio do dia a dia, para ter um sono bom.. Você acorda cedo ( ele costuma acordar às 4h45 para treinar), toma café da manhã e vai. Você aproveita o dia, se reúne com a moçada aqui num espírito bom, cada um com seu objetivo. Você libera endorfina aqui, depois está mais disposto para trabalhar ou fazer o que tem que fazer. Vir aqui e fazer esse esforço, faz com que você aprenda a ter autocontrole, equilibrar seu comportamento, sua postura durante o dia”.

Leandro Macedo à esquerda e Lício Oliveira à direita, após mais uma sessão de treino concluída na pista do Autódromo de Brasília. Foto: José Gustavo Silva

Confira um trecho da conversa com Anízio da Costa. Ex-atleta, ele hoje também trabalha como treinador de corrida com Leandro Macedo.

De acordo com a psicóloga Vera Lúcia Lúcio, o esporte pode de fato representar um crescimento pessoal: “O esporte por si próprio é uma coisa boa no sentido emocional, liberando substâncias cerebrais, além do prazer de estar conseguindo realizar alguma coisa (no caso o esporte) o que influencia na auto imagem, levando a uma melhor auto estima. ‘Eu posso, eu consigo’.”

Não é surpresa para ninguém a atividade física faz bem para a saúde. Inclusive, pode até prevenir várias doenças, como o câncer . No entanto, tem que ter um cuidado específico com a alimentação. A professora de Nutrição Esportiva, Michele Amorim, destaca alguns cuidados necessários:

“Quando falamos de atividade ou exercício físico, tanto para atletas quanto para amadores, ambos precisam ter cuidado com a alimentação. A primeira coisa que tem que deixar destacado, é que isso é muito individualizado. Cada um tem que ter seu acompanhamento adequado para aquela atividade física. Não podemos negligenciar o consumo de nutrientes como carboidratos, proteínas e lipídios, que são as gorduras.”

Alimentos que contêm carboidratos, indicados pela professora: batata doce, mandioca, uva e manga.

Saiba mais sobre Leandro Macedo na reportagem da Revista Esquina:

O esporte também é ferramenta crucial em tratamentos de doenças, como o câncer. Há também casos onde o dia a dia se mistura com o esporte, e gera histórias de superação.

--

--

José Gustavo Felix
Esquina On-line

23-Jornalista. Repórter do Bora Soluções Esportivas e DF Sports+. Aqui também publico textos.✍️🎥 email: josegustavosilvafelix@gmail.com Twitter:zegustavo97