Mitos e verdades sobre anemia

Karoliny Lima
Esquina On-line
Published in
2 min readMay 4, 2018

Um sinal de que seu corpo não está bem

A anemia por deficiência de ferro é um problema alimentar importante no Brasil que atinge principalmente as crianças, gestantes e as mulheres em idade fértil. Segundo dados do Ministério da Saúde, a anemia ferropriva é um tipo de anemia crônica mais comum no mundo, e corresponde a cerca de 90% dos casos da doença.

Elvis Magalhães enfrentou um transplante de fígado no tratamento da anemia falciforme, leia na reportagem da Revista Esquina:

No Brasil, em 2006, uma pesquisa detectou a prevalência de anemia em 20,9% das crianças e 29,4% das mulheres. Segundo especialistas, os homens são mais afetados na adolescência.

A anemia diminui a capacidade de aprendizado e a produtividade no indivíduos em todos os ciclos vitais. Esses danos sobre a saúde física e mental afetam diretamente a qualidade de vida e contribuem para o aumento da mortalidade em crianças e mulheres.

Segundo a hematopediatra Silvana Fahel, a anemia ocorre “quando o total de glóbulos vermelhos e hemoglobina está abaixo do valor considerado normal para idade, sexo e o local onde indivíduo mora”.

Os sintomas da anemia são palidez, cansaço, batimento cardíaco acelerado, irritabilidade, queda de cabelo etc. Para o diagnóstico exato, é necessário fazer um exame de sangue para verificar os níveis de hemoglobinas.

A anemia pode ser classificada como aguda, quando há uma queda rápida da hemoglobina como em casos de partos, hemorragias, acidentes, em situações de hemólises, que destroem os glóbulos vermelhos. Já a anemia crônica, um dos tipos mais comum, é causada pela ausência de ferro. O organismo se adapta aos poucos e há perda de sangue a longo prazo. Esse tipo da doença atinge principalmente crianças de até 2 anos e adolescentes em fase de crescimento.

Para que serve o ferro?

O ferro é um elemento de origem mineral, importante para diversos processos essenciais ao funcionamento do corpo humano. Sua função é atuar na produção de hemácias, células mais conhecidas como glóbulos vermelhos, responsáveis por transportar oxigênio pelo corpo humano.

A depender do tipo de anemia, o tratamento pode ser realizado com remédios ou por meio de uma alimentação rica em ferros, vitamina C e proteína. No caso da anemia Ferropriva, os alimentos mais indicados para o combate são os de origem animal, conhecido como ferro heme encontrado nas carnes.

Você sabe o que é estomia intestinal? Entenda mais sobre o assunto.

--

--

Karoliny Lima
Esquina On-line

Estudante de jornalismo, 23 anos, casada e apaixonada pela vida. "Nunca foi sorte, sempre foi Deus".