Como a forma que o Asaas constrói as metas do ano me inspirou na construção das minhas metas pessoais

Entenda como usar a metodologia OKR para o seu desenvolvimento pessoal

Pâmela Lisboa
Estação Asaas 🚀
5 min readMay 18, 2023

--

Sempre curti definir objetivos pessoais e profissionais, principalmente no mês de dezembro, para já começar o próximo ano com tudo, e adivinhem o que acontecia com eles logo depois? Ficavam só no papel, as ações na prática não duravam nem uma semana. Você se identifica?

Esse ano resolvi fazer diferente e minha grande inspiração foi o Asaas, empresa em que trabalho há 9 anos.

O jeito Asaas de construir seus objetivos

No segundo semestre do ano, os gestores do Asaas intensificam os debates de projetos prioritários e questões estratégicas mirando o futuro. Até que a diretoria da empresa se reúne para analisar os aprendizados dos últimos meses e define a grande estratégia da empresa para o próximo ano.

Além de aplicarmos a metodologia de OKRs, em 2022 foi definido que teríamos uma palavra que representasse nosso ano e que serviria como guia em nossas tomadas de decisões, a palavra escolhida foi “Eficiência”. Em 2023, além de definirmos uma palavra (Garra), adicionamos uma frase: “Voar alto com as próprias asas.”

Como Head de People, acabo tendo spoiler da estratégia e quando tive acesso ao material, fiquei muito empolgada. Estava muito claro qual seria nosso foco como equipe.

O jeito Pâm de construir seus objetivos

No dia 20 de dezembro, resolvi organizar minha mente e entender o motivo pelo qual minhas metas nunca saíam do papel. Entendi que eu precisava acreditar muito nelas, que precisavam fazer sentido pra mim, e que estava tudo bem caso elas mudassem no meio do caminho, mas que era importante eu ter clareza do porque estavam mudando, pra não cair em uma cilada de autossabotagem de novo.

Foi aí que surgiu a ideia de me inspirar no Asaas, definir uma palavra para o ano e dividir as metas por trimestre.

Antes de olhar para o futuro, precisei fazer uma visita rápida ao passado e identifiquei que a minha palavra em 2021 foi: INÉRCIA.

Foi um ano muito complexo em vários aspectos da minha vida e essa palavra traduziu muito como eu me senti na época.

Como já estávamos no final de 2022, fiz o mesmo exercício e identifiquei que a palavra daquele ano havia sido: RECOMEÇO.

A análise do passado estava feita e junto dela veio o sentimento de clareza, de alívio e de dever cumprido por ter conseguido me conectar com duas palavras tão simples, e que representam muito bem meus últimos dois anos. Essas sensações só aumentaram a vontade de traçar as minhas metas futuras. Portanto, a próxima pergunta a ser respondida era: como eu gostaria que fosse meu ano de 2023?

Num primeiro momento eu acreditava que a palavra ideal estaria ligada à performance, mas eu sabia que estaria dando um passo maior que a perna, já que eu estava finalizando um ano de recomeços. Foi então que cheguei à palavra: CONSISTÊNCIA.

Depois de escolher a minha palavra de 2023, defini 4 objetivos para trabalhar ao longo do primeiro trimestre (Imagem abaixo).

Não segui à risca a metodologia de OKR para a construção dos objetivos, fiz de uma maneira mais simples e que fizesse sentido pra mim. As minhas premissas foram: ter no máximo 5 objetivos, ter o mês de março como prazo final inicial e contemplar vida profissional e pessoal.

Deixei em aberto os meses seguintes, para quando chegasse mais perto da virada do trimestre eu pudesse analisar com calma o que estava fazendo sentido naquele momento, levando sempre em consideração a minha palavra do ano: consistência.

A título de curiosidade, os números a serem alcançados foram baseados na quantidade de semanas que teria ao longo dos meses de janeiro, fevereiro e março, e em marcas já alcançadas no passado que eu gostaria de voltar a conquistar, como no exemplo dos 25 minutos de corrida, do último objetivo.

Dicas práticas para criar objetivos eficazes

  • Seja específico e realista: Defina sua meta de forma clara, considerando seus recursos, tempo e habilidades. Se necessário, também faça uma visita ao passado e entenda quais são seus pontos fortes e de melhorias que precisam ser fortalecidos ou desenvolvidos.
  • Defina um prazo: Estabeleça uma data limite para alcançar seu objetivo, isso ajudará você a se manter focado.
  • Divida em etapas: Divida sua meta em etapas menores e mais gerenciáveis, assim ficará mais fácil ajustar a rota, se necessário.
  • Acompanhe e celebre o seu progresso: Mantenha um registro do seu progresso e celebre as pequenas conquistas, isso ajudará a manter sua motivação.

E para finalizar

Estamos apenas no início do ano, portanto pode parecer cedo pra dizer que essas definições fizeram diferença no alcance dos meus objetivos, eu sei disso. Só que no dia a dia, consigo perceber o quanto a palavra consistência tem impactado na minha motivação e nas minhas tomadas de decisões. Além do mais, ter clareza para onde estou indo, tanto no âmbito pessoal como no profissional, contribui para me manter consistente e evita que eu me perca em meio aos desafios que surgem.

E você, tem organizado seus objetivos? Ou assim como a Pâmela do passado, acaba deixando os planos apenas no papel?

Estamos com oportunidades abertas! Confira nossas vagas e venha trabalhar com a gente.

Ah, e se você curtiu esse post, não deixe de bater palmas pra ele! 👏

--

--