Foto com duas mulheres conversando, sentadas, em frente a uma janela. Acima delas, há dois balões de conversa que se cruzam.

Como o Asaas enxerga os feedbacks? + dicas para aplicar no seu dia a dia

Por Sâmela Olivério, Daniela Constantino, Beatriz Milléo e Luyza Oliveira, do time de HRBP.

Asaas
Estação Asaas 🚀
4 min readJan 18, 2023

--

Em uma estrutura horizontal, em que muitos projetos envolvem a colaboração de pessoas e times diferentes, é comum que surjam aprendizados que levem à necessidade de feedbacks. Levando em consideração que alguns dos valores do Asaas são a Transparência e o Crescimento, podemos dizer que o feedback é uma ferramenta que tem um papel importantíssimo na cultura da empresa.

Isso porque consideramos que os erros são oportunidades de crescimento, e que quando um colega é transparente conosco em relação a eles, recebemos uma chance de recomeçar e agregar à nossa bagagem um novo conhecimento.

Além disso, o feedback positivo é igualmente importante para promover nosso desenvolvimento, ao passo que ele sinaliza o caminho certo e como deve-se continuar atuando para manter os bons resultados.

A depender da situação, trabalhamos com 4 tipos de feedback:

  • Feedback positivo: utilizado para reconhecimento de desempenho, performance e conquistas, apoiando no reforço desses comportamentos.
  • Feedback corretivo: utilizado quando a pessoa apresenta regressão na performance, comportamentos inadequados com nossa cultura ou erros constantes.
  • Feedback constante: utilizado no momento do acontecimento, possibilitando velocidade no desenvolvimento.
  • Feedback formal: utilizado para o resumo de um período, geralmente planeja-se um plano de ação a partir dele.

Independente do tipo do feedback, é importante pensar na forma que ele será passado, de modo que seja bem recebido pela outra pessoa, e assim cumpra seu papel.

A seguir, apresentamos algumas dicas que usamos no dia a dia do Asaas.

Dicas para comunicação de feedbacks

1. Experimente a técnica SCI

Diagrama com explicação sobre a sigla SCI: situação, comportamento e impacto.

Essa técnica é utilizada para todos os tipos de feedbacks. Neste formato, você descreve a situação (S), qual foi o comportamento da pessoa (C), e o impacto daquilo, seja positivo ou negativo (I). Com isso, evita-se trazer feedbacks vagos, sem clareza ou sobre a personalidade da pessoa.

Por exemplo, um feedback corretivo pode ser comunicado seguindo a técnica SCI desta forma:

Situação: Quarta-feira, na reunião semanal da área…

Comportamento: Durante a explicação sobre a sugestão de melhoria para performance no time, você disse que a ideia nunca iria dar certo.

Impacto: Me senti constrangido(a) e exposto(a) no grupo, porque eu não tinha terminado de explicar a proposta.

Seguindo a mesma estrutura, um feedback positivo poderia ser dito assim:

Situação: Quarta-feira, na reunião semanal da área..

Comportamento: Você se destacou na forma que apresentou a sugestão de melhoria para a performance do time, demonstrando clareza, qualidade e inovação.

Impacto: Nosso time ficou engajado para colocar em prática o quanto antes.

2. Experimente a técnica “O que começar/ parar/ continuar”

A técnica “O que começar, parar e continuar” consiste em organizar o seu feedback em ações que o seu colega deve começar a fazer, parar de fazer imediatamente e continuar fazendo.

  • O que a pessoa deve começar a fazer?

O que a pessoa em questão não faz, mas deve começar a fazer que trará impacto para si e para o time? Em que pontos ela está sendo omissa? Que elementos ela deveria incluir em sua performance?

  • O que a pessoa deve continuar fazendo?

Que atitudes ou características têm contribuído para o time ou são pontos de destaque naquela pessoa e devem ser mantidos? O que têm contribuído para os demais e deve ser preservado? Que ações são positivas e devem ser reforçadas ainda mais e acontecer com ainda mais frequência?

  • O que a pessoa deve parar de fazer?

Que ações ela deve interromper? O que não está sendo eficiente ou não está sendo condizente com a cultura da empresa? O que ela está realizando que prejudica os demais? Que comportamentos não estão condizentes com a cultura da empresa?

Em uma situação em que um colega seu precise aprimorar a competência de comunicação, você poderia trazer o feedback indicando as seguintes sugestões:

O que começar a fazer? Ser host da reunião semanal da equipe.

O que continuar fazendo? Posicionar-se e trazer sugestões que agreguem ao time.

O que parar de fazer? Falar enquanto alguém está compartilhando algo, o que pode constranger o time e não condiz com o valor de respeito que a empresa defende.

3. Planeje o formato do feedback

Antes de levar um feedback, é legal se informar como o outro prefere recebê-los: através de uma call ou por escrito? Imediato ou em conversa marcada?

4. Peça feedbacks

Pedir feedbacks é uma ótima forma de trabalhar no seu desenvolvimento. Fazer isso constantemente impacta positivamente no seu crescimento profissional, bem como, reforça a cultura de feedbacks no seu ambiente de trabalho. Aqui no Asaas temos uma ferramenta que incentiva e facilita a troca de feedbacks, é a Feedz.

O aprendizado continua no Instagram do Asaas! Confira este conteúdo e saiba como a Comunicação Não-Violenta pode te ajudar a desenvolver feedbacks mais assertivos.

Estamos com oportunidades abertas! Confira nossas vagas e venha trabalhar com a gente.

Ah, e se você curtiu esse post, não deixe de bater palmas pra ele! 👏

--

--