Dê Asaas a Sua Carreira: como estamos desenvolvendo e contribuindo para o crescimento dos nossos estagiários

Por Bianka Santos e Luciana da Silva, do time de Talent Acquisition.

Asaas
Estação Asaas 🚀
5 min readSep 29, 2022

--

Acreditamos que os desafios nos ajudam a crescer. Conforme vamos evoluindo, diferentes desafios se apresentam para nós, e no início de 2022, foi a vez da criação do nosso primeiro programa de estágio: o “Dê Asaas à sua carreira”. Confira como foi o planejamento e a execução deste projeto!

O que é o programa de estágio?

“Dê Asaas à sua carreira” é um programa de estágio construído pelo time de Talent Acquisition, em parceria com outras áreas de negócio da empresa, que busca proporcionar a estudantes de graduação o contato com a prática profissional e o desenvolvimento de habilidades pessoais e técnicas.

O programa baseou-se em cerca de 3 etapas básicas: a seleção dos estagiários, sua integração à empresa e o acompanhamento de seu desenvolvimento por meio de encontros com a área de People e rituais com os líderes diretos. Até agora, foram 18 vagas preenchidas, entre os times de Tecnologia, Marketing, Análise e Prevenção, Jurídico, Financeiro e Bizdev.

Toda a construção do programa foi baseada nos valores dos Asaas: demos ênfase ao Crescimento, pois queremos desenvolver essas pessoas; ao Interesse Genuíno pelo Cliente, pois o foco durante todo programa é acompanhá-los e fazer com que a experiência de cada um seja incrível; e Honestidade, que permeia tanto o processo seletivo, com as fases bem comunicadas e o retorno positivo ou negativo para todos, quanto o restante da jornada dos estagiários.

A seguir, você poderá conferir como foi cada etapa do programa. Acompanhe!

Como foi o processo de seleção e recepção dos estagiários?

A jornada dos estagiários do Asaas foi planejada em parceria entre o time de People e os líderes de cada área, o que fez com que a experiência fosse diferente dependendo das necessidades de cada time.

No processo de seleção das áreas de Operações, Comercial e Administrativo, tivemos etapas de redação, raciocínio lógico, teste técnico e dinâmica em grupo à disposição para cada líder verificar qual faria mais sentido para sua área.

Já no processo de seleção da área de Tecnologia, tivemos uma etapa de raciocínio lógico como filtro inicial, e em seguida os candidatos participaram de uma entrevista com People e com um líder técnico.

Como se tratava de um programa de estágio em que a experiência profissional não era um requisito, as principais preocupações do time de Talent Acquisition, nesta etapa, foram encontrar talentos que estivessem de acordo com os valores e com o propósito do Asaas, que fossem abertos a feedbacks e que quisessem se desenvolver. Além disso, garantir que toda tripulação esteja preparada, aberta e disponível para ensinar e aprender junto com os novos tripulantes também foi um ponto a considerar.

Registros do primeiro dia dos estagiários de Operações, Comercial e Administrativo.

Para o momento de recepção na empresa, os estagiários de Operações, Comercial e Administrativo, tiveram um encontro na sede no 1º dia de onboarding, no qual, entre outras atividades, eles tiveram um bate papo presencial com Piero e Diego, os fundadores do Asaas.

Registros do primeiro encontro presencial dos estagiários de Tecnologia.

Os estagiários de Tecnologia tiveram o primeiro dia de onboarding online, e como alguns deles já se conheciam da faculdade, a interação foi bem descontraída. Nos demais dias, houve encontros presenciais na sede, em que eles puderam conhecer a nossa estrutura e os líderes que os acompanhariam em sua jornada. No terceiro mês de vivência, eles puderam ter uma conversa online, com Piero e Diego.

Quais as ações para desenvolver e acompanhar os estagiários?

Como mencionamos, o programa de estágio do Asaas foi desenvolvido com foco no crescimento dos tripulantes. Por isso, planejamos iniciativas para que, além do contato com a prática de trabalho, eles também tivessem momentos para compartilhar o conhecimento e aprender mais em um ambiente colaborativo.

No grupo de estagiários das áreas de Operações, Comercial e Administrativo, a ideia é que eles dividam o conhecimento e aprendam juntos, desenvolvendo sua oratória e a habilidade de criar apresentações: por isso, os estagiários de cada área ficarão responsáveis por um encontro no qual apresentarão workshops com temas pertinentes e que auxiliem no desenvolvimento dos outros colegas.

Além disso, o time de Talent Acquisition terá conversas com os líderes que acompanham os estagiários para verificar oportunidades de melhoria periodicamente.

Para o grupo de estagiários de Tecnologia, foram disponibilizados cursos da plataforma Alura, escolhidos pelas lideranças conforme as necessidades de desenvolvimento técnico dos estagiários.

Além disso, todos os estagiários possuem feedbacks e 1:1 com seus gestores e conversas com People a cada 3 meses, com foco no desenvolvimento pessoal e autoconhecimento de cada um.

Quais foram os desafios?

Como toda experiência que ocorre pela primeira vez, o programa de estágio nos trouxe vários desafios e aprendizados.

O primeiro deles foi lidar com as diferentes etapas do processo de seleção, que ocorreram de acordo com a necessidade de cada área. Além disso, como tínhamos 10 vagas para o time de Operações, Comercial e Administrativo, conciliar as agendas corridas dos líderes com um grande número de entrevistas foi um desafio.

Como tivemos muitas candidaturas (em Tecnologia, foram 88, e em Operações, Comercial e Administrativo, 464), não deixar ninguém sem retorno e manter um recrutamento de excelência, deixando claro cada etapa do processo seletivo foi bastante desafiador. Porém, não abrimos mão do respeito a todos os candidatos, mesmo os que não foram aprovados.

Por fim, a etapa de contato com as seis Instituições de Ensino Superior e elaboração dos contratos também trouxe desafios, pois entender como funciona o processo de estágio e assinatura de contrato de cada instituição foi um aprendizado que exigiu bastante dedicação e organização da nossa parte.

Considerações finais

Depois de todos os desafios vencidos, o saldo das experiências tem sido muito positivo. Um dos estagiários do time de Tecnologia, Mikael Soares, conta que a experiência no Asaas está sendo completamente diferente de tudo que já vivenciou: “Pelo fato de eu estar em um processo de migração de carreira — atuava no ramo da Logística como analista -, vim de uma empresa tradicionalista, completamente diferente da realidade que vivencio hoje dentro do Asaas”.

Ainda na perspectiva dele,

“Os princípios do Asaas são muito fortes e presentes durante a minha trajetória, e o que mais me chama atenção de fato é a colaboração entre as squads e no Asaas como um todo. Todas as dificuldades que eu encontrei pelo caminho sempre tive o apoio do Asaas para enfrentar.

Meu desenvolvimento dentro do Asaas durante esse período de 5 meses é absurdo, percebi que sou muito mais forte e capaz do que pensava ser. Entrei achando que sabia programar, mas foi dentro do Asaas que realmente descobri o que é ser um programador/desenvolvedor”.

Ficou curioso para saber mais sobre o time de Engenharia do Asaas?Confira este artigo sobre o dia a dia da área!

Estamos com oportunidades abertas! Confira nossas vagas e venha trabalhar com a gente.

Ah, e se você curtiu esse post, não deixe de bater palmas pra ele! 👏

--

--