O mundo fica mobile!

etermax BG
etermax Brand Gamification
4 min readOct 22, 2019

Após o sucesso do Fortnite e o PUBG, grandes franquias de videogames seguem os passos dos jogadores (e do dinheiro) e lançam suas versões para celular.

Em outra época, os videogames “de verdade” eram os de PC e consoles, e os telefones eram apenas para os passatempos mais elementares. Mas com celulares cada vez mais sofisticados e conexões móveis cada vez mais potentes, as diferenças de hardware se diluem e os jogos mid-core florescem.

De fato, alguns dos sucessos móveis do momento nasceram em outras plataformas mas explodiram quando chegaram a Android e iOS. É por isso que os grandes estúdios enxergam com novos olhos as audiências massivas e as arrecadações astronômicas do mobile gaming.

A mudança de plataforma implica redesenhar os jogos mas também, em alguns casos, mudar completamente o modelo de negócio, pois no ecossistema mobile impera o modelo free-to-play. Os jogos são instalados e jogados de forma gratuita, mas monetizam através de compras in-app e/ou publicidade.

O sucesso destes jogos não apenas demonstra que esse esquema é lucrativo mesmo quando os custos de produção são altos, mas que a facilidade de acesso é chave. Quando não é necessário investir em hardware, nem pagar pelo jogo e não é preciso ter muito tempo livre -em outras palavras, quando um jogo é acessível- as pessoas ficam empolgadas. Isso confirma que a diferença fundamental entre gamers hardcore e gamers casuais não é uma discrepância profunda de atitude vital, mas sim, aparentemente, um punhado de variáveis muito concretas.

Vejamos então alguns exemplos deste fenômeno

O líder do mercado: PUBG

Em março de 2018 PlayerUnknown’s Battlegrounds lançou seu formato para Android e iOS com Tencent Games à frente. Desde então, têm arrecadado mais de 1.000 milhões de dólares. Enquanto em PC tem cerca de 500.000 jogadores diários, em dispositivos móveis são 50 milhões, 100 vezes a mais.

O jogo multiplayer é um battle royale ‒ou seja, uma luta de todos contra todos‒ como no Fortnite, sua principal concorrência. O aplicativo móvel é gratuito (não assim o de PC) e os usuários podem comprar bens virtuais, como por exemplo as infames caixas de recompensas.

Para a China foi criado Game for Peace, uma versão menos violenta aprovada pelo governo local, e para que funcionasse em qualquer telefone celular há pouco tempo foi lançado o PUBG Mobile Lite.

O fenômeno cultural: Fortnite

Lady Gaga conheceu o jogo esta semana, mas o resto do mundo não para de falar do Fortnite desde que sua versão battle royale foi lançada para mobile em agosto de 2018.

Epic Games dá o que falar constantemente com eventos no jogo e no mundo real, crossovers com outras marcas e ações ousadas de marketing.

A estratégia de monetização é muito bem pensada, pois está fortemente focada na cosmética. Os usuários que pagam não obtêm uma vantagem no jogo ‒o que pode ser injusto ‒ e sim skins (desde roupas e ferramentas até animais de estimação e danças) que tornam a experiência mais variada e divertida para todos.

Depois de dois dias sumido em um buraco negro, o jogo acaba de dar início ao seu Capítulo 2.

O mais recente: Call of Duty

Call of Duty: Mobile, de Activision, foi lançado no dia 1° de outubro: na sua primeira semana ultrapassou as 100 milhões de instalações, mais de quatro vezes as alcançadas pelo Fortnite e o PUBG na época. E ainda não está disponível na China!

Com suas múltiplas modalidades de jogo possíveis, por enquanto tem tido uma ótima recepção do público, embora alguns usuários estão pedindo ajustes como por exemplo poder jogar com um controle.

O que vem por aí: League of Legends

No 10° aniversário, seu principal jogo, Riot Games, anunciou uma bateria de novos projetos com os quais expandirá seu portfólio. Um deles é o Wild Rift, que não será apenas uma adaptação para mobile, mas um produto feito a partir do zero, pensado para novos jogadores. Segundo eles contaram, será fácil de usar e as partidas vão durar entre 15 e 20 minutos. O jogo será lançado em 2020.

Em Flame Ads criamos experiências de publicidade em jogos móveis que quebram esquemas e divertem o público. Se quiser levar sua marca para novos horizontes, escreva para info@flameads.co ou inscreva-se no nosso newsletter para receber as últimas novidades.

--

--