Ho Chi Minh

Renata Alchorne
Exploradores
Published in
5 min readMay 25, 2020

Este fim de semana, assisti o episódio da série Street Food sobre Ho Chi Minh, no Netflix (essa série vale muito a pena para quem é apaixonado/a pela Ásia). Lembrei de tanta coisa boa que vivi nessa cidade que tem características muito únicas e decidi logo escrever e relembrar os dias que passei por lá, em 2013.

Ho Chi Minh ao Sul do país.

A Cidade de Ho Chi Minh é a maior cidade e principal centro financeiro, e corporativo do Vietnã. Fica ao sul do país, uns 1800km da capital Hanói e tem cerca de 10 milhões de habitantes.

A comida de rua, tema explorado pelo Netflix, é uma das grandes fontes de renda da população desta cidade. Cerca de 10% (ou seja, 1 milhão de pessoas) vivem da venda de refeições nas ruas de Ho Chi Minh. Muitas pessoas não têm cozinha em casa, elas dependem dessas refeições para se alimentar.

Rua em que fiquei hospedada em um hotel.

Fico imaginando como que eles estão enfrentando essa pandemia do novo Corona Vírus.

Em Ho Chi Minh, encontramos muitos turistas, principalmente mochileiros europeus. Alguns que tive oportunidade de trocar uma ideia, falaramm que a localização geográfica da Europa permite que se desloquem para a Ásia (bemmmmm mais perto do que ir a partir do Brasil) e, como moeda Euro é muito mais valorizada, eles conseguem passar meses, gastando muito pouco por lá.

O principal meio de transporte são as motocicletas que são aquele tipo modelo "Bis" que toma conta de toda a cidade. Na época em que estive lá, lembro que alguém nos contou que, dos 8 milhões de habitantes (isso em 2013), havia cerca de 6 milhões de motocas como essa. Imagino que só as crianças que não tinham.

Estacionamento de motocicletas.

Uma diversão para quem é de fora da cidade é atravessar as ruas. Os motociclistas não irão parar para você passar, então vá pegando o jeito e se aventure.

Dá para perceber que é um povo que já tinha hábito de utilizar máscaras.

Ho Chi Minh tem uma história muito forte: a Guerra do Vietnã. Foi um grande conflito armado que aconteceu no país, além do Laos (tem texto aqui sobre esse país) e Camboja, de 1 de novembro de 1955 até a queda de Saigon em 30 de abril de 1975. Foi oficialmente travada entre o Vietnã do Norte e o governo do Vietnã do Sul. O exército norte-vietnamita era apoiado pela União Soviética, China e outros aliados comunistas, enquanto os sul-vietnamitas eram apoiados pelos Estados Unidos, Coreia do Sul, Austrália, Tailândia, e outras nações anti-comunistas pelo Mundo. Os Viet Cong (também conhecidos como Frente Nacional de Libertação, ou FNL), uma organização comunista apoiada pelo Norte, travavam uma guerrilha contra o governo do Sul e outras forças anti-comunistas da região, enquanto o exército norte-vietnamita travava uma luta mais convencional, ocasionalmente travando grandes batalhas tradicionais. Os exércitos dos Estados Unidos e do Vietnã do Sul tinham, notavelmente, maior poder de fogo, apoiados principalmente por sua supremacia aérea e tecnológica. No curso da guerra, os Estados Unidos conduziram sistemáticas campanhas de bombardeio contra cidades do Vietnã do Norte, causando muita devastação. (fonte: wikipedia). A guerra do Vietnã acabou em abril de 1975.

Um dos passeios foi a visitação ao museu sobre a Guerra do Vietnã e os locais onde os soldados passavam meses durante os combates.

Museu em memória à Guerra do Vietnã.
Helicóptero usado na Guerra do Vietnã.
Entrada para a estrutura subterrânea onde os soldados vietnamitas se escondiam para os combates.
Túneis subterrâneos.

Eu achei uma matéria na Super Interessante e coloco aqui para termos uma noção do tamanho desses túneis. Eles são extremamente pequenos (a estatura dos vietnamitas ajudavam).

Fonte: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-eram-os-tuneis-que-derrotaram-os-eua-no-vietna/

A foto a seguir é de uma armadilha para os soldados americanos quando pisassem em solo falso, caírem nesses espinhos.

Armadilhas em "solo falso".
Representação da revista Super Interessante (fonte: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-eram-os-tuneis-que-derrotaram-os-eua-no-vietna/)

A cidade de Ho Chi Minh é muito simples, segura e as pessoas muito receptivas. Apesar de algumas pessoas acharem que, devido à guerra do Vietnã envolver os EUA, a população não domina a língua inglesa. Tive um pouco de dificuldade, mas as pessoas que trabalham com turismo falam inglês e conseguimos nos virar bem.

A moeda do país é o Dong e, pesquisando aqui, hoje 1 Real = 4.219 Dongs. Lembro que, na época, tinham contas de refeições que davam 900.000 Dongs, ou mais. E era tudo muito barato para nós. No primeiro dia que jantei em Ho Chi Minh acho que a conta deu 30 reais, com bebida. Isso era muito barato para uma refeição enorme, saborosa, para duas pessoas e com bebida!

A refeição mais "chique" que fiz foi no Cuc Gach Quan Restaurant, um restaurante famoso por receber Angelina Jolie e Brad Pitt (na época de casados) pelas visitas e forte conexão com o país, pois eles têm um filho vietnamita, chamado Pax.

Refeição no Cuc Gach Quan Restaurant.

Ficam aqui as minhas saudades dessa cidade tão especial! Até a próxima!

Gostou? Clique nas 👏 para que eu fique sabendo! Para continuar recebendo mais textos como esse, siga Os Exploradores.

--

--