A ARTE DE AMAR ELOGIOS

Guta Dagnino
ExtranhaMente
Published in
4 min readFeb 26, 2018

Começamos o texto assim:

“Nossa como você tá bonita”

“Não, magina. Meu cabelo tá horrível”

“Olha o tanto de filtro que eu coloquei pra ficar aceitável, tirei 500 fotos antes dessa”

“Você é muito inteligente e fala umas coisas mó interessantes”

“Que isso, sou mó burra. Falei por pura sorte”

Uma lindeza de mulher

Se você já foi elogiado e deu uma dessas respostas, vamos conversar sobre aceitar elogios, auto-estima e valorização.

Todo mundo faz isso, se constrange ao receber algum elogio e tenta a todo custo reverter a situação e negar o que foi falado, como se sentir seguro ou ouvir algo bom ao seu respeito fosse um crime. Modéstia faz parte da vida e nos torna menos egocêntricos, mas falando sério. PRECISAMOS PARAR DE NOS DIMINUIR.

Sim, isso é uma construção, estamos acostumados a não nos sentirmos capazes ou merecedores e é claro que a rejeição a elogios está ligada diretamente a nossa autoestima e a como nos valorizamos. E não é por causa do que o outro diz que você tem que se sentir valorizado ou que a sua autoestima vai melhorar. Esse é um processo interno que com o tempo cria mudanças no externo. Já percebeu que a gente quase nunca se elogia, e eu me ponho nisso também, passo mais tempo me autodepreciando do que me elogiando (mas isso fica pra outro texto).

Então vamos começar do que parece básico;

- Comece a se elogiar, e não precisa ser sua beleza ou inteligência. Pode ser porque você lavou a louça bem ou porque você deu uma risadinha e gostou do som que fez. Faça isso todos os dias, uma vez ao dia.

- Perceba que todo mundo é inteligente em alguma coisa, e vamos parar de achar que porque na escola você não foi bem-sucedido que isso vai ser o seu karma pra vida. Existem diferentes tipos de inteligência e diferentes tipos de talentos, fique feliz de tentar e de fazer coisas que você ama e pode ser que você nem seja o expert, mas só de você gostar e fazer com amor isso já merece um elogio. Pare de diminuir o que você faz, só porque não é algo grandioso.

Tô tricotando o meu primeiro cachecol, sim ele tem uns buracos de bala e talvez só fique pronto no próximo inverno, mas eu tô felizona de fazer uma coisa que eu achei que jamais conseguiria.

Fique feliz por tentar e por saber coisas, não importa o que seja, se orgulhe disso e comece a perceber valor.

- Agora vamos a parte corporal, porque eu sei que é um negócio que pega pra todo mundo, já conversamos sobre isso no texto: Triste, louca ou má .Se olhe no espelho, no início pode ser vestida(o), com o tempo vá tirando a roupa até você se sentir segura(o) pra ficar sem nada. Provavelmente no começo você vai elogiar a roupa no máximo, mas dê tempo ao tempo, perceba os seus traços, eles são únicos, já parou pra pensar que não existe ninguém igual a ti ?Olhe seu rosto, cada parte dele, seu cabelo, pescoço, braços, peitos, barriga, pernas, pés. Tudo isso é você, é onde você mora, é o que te sustenta o que te permite viver e fazer o que você bem entende, tudo isso já deveria ser motivo pra você achar o seu corpo a última bolacha do pacote, mas eu sei que não é assim. Então vai com calma, perceba o que te agrada e é claro que vão ter coisas que te incomodaram, se a gente já vê “defeitos” em quem convivemos diariamente, imagina em nós mesmos.

Vou te mostrar o que eu aprendi a achar muito lindo no meu corpo que antes eu realmente nem olhava:

1. Meus peitos, sim eles estão em primeiro lugar. E vou te falar, se eu pudesse eu mostrava pra todo mundo, só pras pessoas serem agraciadas com essa visão.

2. Os meus olhos e sobrancelhas, eu gosto da cor e do formato, além do fato de eu ter um olhar pra cada ocasião e uma expressão pra cada momento.

3. Meus cabelos, porque o bichinho é forte e já aguentou bastante coisa.

4.Minha clavícula e braços, acho eles um charme.

5. Bochechas, maçã do rosto e boca.

6.Minhas pernas, sim é frustrante elas serem curtinhas, mas eu acho minhas coxas, canelas, batatas das pernas e bunda umas belezinhas.

Tem muito mais coisa que eu aprendi a ver com outros olhos e aprendi a gostar, mas esses são só 6 exemplos bem visíveis de quem passou uma vida detestando o próprio corpo. É claro que eu ainda tenho coisas que me incomodam, por exemplo estou numa luta contra as minhas olheiras, manchinhas de espinhas que não querem sair e a oleosidade do meu cabelo, mas isso não invalida o resto das coisas que eu aprendi a gostar e a admirar.

Todo esse processo interno, acaba por influenciar na aceitação de elogios, porque na nossa cabeça não é mais tão bizarro alguém achar positivo algo que fizemos, falamos ou a nossa aparência. Já que nós mesmos já começamos a ver positivamente cada um dos itens acima. E quando alguém elogiar alguma coisa nova que você jamais havia pensado ou reparado, você não se sentirá desconfortável em tentar descobrir.

Vamos elogiar mais o outro e vamos nos elogiar, já que não é pecado nos amarmos.

E lembre-se ser elogiado é uma delicia, mas nada melhor do que termos certeza de nossas qualidades por meio de nós mesmos.

Verdades em muro

--

--