Empatia

Guta Dagnino
ExtranhaMente
Published in
3 min readJan 22, 2018

Eu jamais vou sentir o que você sente,ver como você vê, mas se você me falar eu tentarei entender, fecharei meus olhos e fingirei que sou você. Quem sabe assim você se sinta mais compreendida e dessa forma estaremos mais próximas.

Um dos maiores problemas da sociedade hoje, é o julgamento ilimitado e a crescente de reis e rainhas da verdade, provavelmente um fruto do egoismo e do individualismo que têm sido os grandes guias da atualidade. A gente não se olha, não enxerga o outro e muito menos tenta entender o que o outro sente e passa — A minha vida já tá cheia de problema, pra eu me preocupar com o que outra pessoa tá passando — é meio que assim que temos sidos ensinados a pensar, não de forma consciente, mas esse é o comportamento que todo mundo tem, então somos doutrinados a isso.

Todo esse individualismo não tem dado certo, porque se estivesse sendo tão maravilhoso e supremo a sociedade não teria tanta gente com depressão, ansiedade, síndrome do pânico e outras doenças que são sim fruto de uma comunidade que não se importa com o todo, que não olha pro lado e dá a mão. É claro que você precisa estar bem para ajudar aquele ao seu lado, mas a questão é que tem muita gente que tá “bem” e não tá nem aí pro coleguinha do lado, tem muita gente Mia Colucci no mundo.

Você pode não ter tempo pra ir a uma ONG e ajudar alguém, mas, com certeza, tem tempo pra sentar com seus amigos e verdadeiramente se importar em como eles estão, tem capacidade cognitiva pra perceber que seu colega de trabalho parece debilitado e quem sabe precise de alguém para conversar, você conhece suficientemente seus pais, irmãos, primos, avós e tios para poder falar para eles que você está ali para tudo. Você começa assim desse jeito com as pessoas que você conhece, e então lê alguma coisa no facebook e,ao invés de, julgar e já fazer um texto resposta você tenta entender como aquela pessoa pode estar se sentindo, e assim vai.

Cada pequeno passo desses que você, seus amigos, família, colegas de trabalho e gente que você nem conhece dão, mais a gente se conecta e se sente confortável para se expressar emocionalmente, mais sensíveis e a abertos as “pequenas” coisas nós estamos, menos ódio e raiva a gente reproduz, mais gentileza e amor recebemos.

Então proponho que por um minuto você tente se colocar no lugar do outro e magicamente você pode estar começando a fazer uma coisa linda chamada: Empatia, que significa a capacidade psicológica para sentir o que sentiria uma outra pessoa caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela. Consiste em tentar compreender sentimentos e emoções, procurando experimentar de forma objetiva e racional o que sente outro indivíduo. Faça isso todos os dias.

Amando tua flores

Não sou capaz de ver com os teus olhos

Nem de sentir com a tua pele

Muito menos de amar com a tua alma

Mas posso tentar fingir

E como num faz de conta

Por um segundo sou você

Vejo com os teus olhos

Sinto com a tua pele

Amo com a tua alma

Quanta diferença

Entre os teus olhos e os meus

Tua pele e a minha

Tua alma e a minha

Jamais sentiremos igual

Mas agora que sei como você se sente

Te admiro, te vejo, te sinto e te amo

Mais do que fiz antes

--

--