Sozinha

Guta Dagnino
ExtranhaMente
Published in
4 min readDec 11, 2017

Terminei meu namoro. Sim, estou bem, na verdade estou bem pra cacete. Respondi isso pra todo mundo pra quem contei que havia terminado, e hoje vou falar sobre a necessidade de se terminar algumas relações porque elas já não estão saudáveis.

Eu escrevi sobre meu namoro e sobre a importância dele pra mim, Ojos color Sol foi um texto tão gostoso de escrever pois me fez reviver os momentos bons do meu relacionamento, mas aí é que tá as lembranças eram o que estavam mantendo-o. E é aí que mora o perigo e o problema para todos os relacionamentos.

Plenamente Sozinha

Somos criados com a ideia de que todos os relacionamentos devem ser eternos, que a sua amizade do jardim I tem que durar até os 90 anos, que sua amiga das férias na praia vai ser sempre sua amiga e que seu primeiro namorado consequentemente vai ser o seu único e último.

Não é assim, e nós sabemos, mas toda a vez que acaba parece que um fracasso acometeu ambas as partes, que os dois deveriam ter tentado mais, que não é possível que a gente tenha desistido de algo tão bonito, porque temos tantas lembranças lindas e tantos momentos só nossos, que tentar um pouco mais não faria mal a ninguém. Faria, porque insistir em algo só pelo simulacro de amor perfeito, amizade perfeita, família perfeita é abrir a porta para uma relação doente e abusiva.

A manutenção dos nossos relacionamentos é algo essencial, as pessoas são complexas, diferentes e estão em constante transformação, isso significa que precisamos estar o tempo todo nos certificando de que aquele relacionamento está em bom estado. Não tô falando que na primeira dificuldade é pra todo mundo pular fora, se eu e minhas irmãs que nos amamos infinitamente temos as nossas dificuldades, todo mundo também tem, entretanto se os seus maiores motivos para manter um relacionamento são as lembranças e o medo de ficar só, vamos conversar sobre isso.

Quais as duas coisas que mais amedrontam o ser humano ? 1)Morrer 2) ficar sozinho .Morrer sozinho então é o pavor***. Já que a morte é uma certeza, então nós trabalhamos para não ficarmos sozinhos, e passamos a nos relacionar e infelizmente a aceitar qualquer coisa em relação a isso.

Começa dentro da família, porque sim alguém vai te incomodar ali, e por mais que você tente não tem como você gostar tanto daquela pessoa como gosta das outras, mas você tem que gostar até porque é da sua família. Então vamos para a escola e você faz amigos, mas com o tempo essas amizades já não são as mesmas, todos os pensamentos são distintos, não tem mais assunto, mas você precisa manter aquela amizade, não é possível que você vá desistir assim de uma pessoa que foi tão importante, e mesmo que ela não te trate como antes você vai permanecer naquele relacionamento. Chegamos aos relacionamentos amorosos, em que você já está tão habituada a se acostumar com relacionamentos mais ou menos, que tudo bem só conviver com as lembranças e manter esse namoro ou casamento, porque seria horrível ficar sozinha.

Por crescermos com esse medo,acabamos por odiar a nossa própria companhia, e por entrar em uma série de relacionamentos doentes. Quem nunca teve um amigo que nos fazia sentir como um lixo, que por serem sinceros demais se sentiam no direito de falar palavras duras e chegar a nos humilhar: “Mas é só jeito dele(a), ele(a) tá brincando. Ele(a) te ama”. Ou alguém da família que sabia exatamente o que falar pra te fazer sentir mal, mas só falava isso pra você aprender e porque o mundo não seria gentil com você. E chegamos aos namoros e casamentos, em que a outra parte pode te ignorar ou sentir no direito de mandar em você, e em alguns casos chegar as agressões psicológicas, emocionais e físicas, mas então você se lembra de todos os momentos incríveis que viveram, e que você já teve amigos e familiares que eram tão duros quanto ele e você sabia que eles te amavam, então seu parceiro ou parceira também deve sentir-se assim.

No final ninguém quer ficar só, até porque somos seres sociáveis e a solidão pode ser uma prisão, mas pra cada pessoa que sai da sua vida, tem outras tantas que ficam e o mais importante é que você fica e a pessoa que mais terá a capacidade de te amar nesse mundo é você. Pra cada amizade que se desgastou e acabou pelo tempo, ficam as primeiras lembranças e o carinho, pra cada relacionamento amoroso que terminou com admiração fica uma possível amizade e um amor. E pra cada relacionamento doente abusivo que você conseguiu dar um fim ficam: a sua força, cicatrizes que o tempo e o seu amor curarão e a lição de que você se basta para ser feliz e completa.

Eu poderia ter continuado o namoro, porque o amor ainda existe, mas então eu perderia a admiração e viveria num passado só pelo medo de ficar sozinha, não seria justo com nenhum dos dois, não seria justo com a minha saúde mental.

Não estou sozinha, eu me tenho, e eu entre todas as criaturas do mundo sou a mais completa e certa para mim.

--

--